Autor Tópico: O que te irrita no Ubuntu?  (Lida 548113 vezes)

Offline eltonrhomem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #270 Online: 21 de Abril de 2012, 17:16 »
Uai, mas no ubuntu comandos são em um último caso ou melhor quase nunca se precisará deles se também não tentar mexer em nada que não seja de seus repositórios oficiais e pelo Synaptic, Central de Programas do Ubuntu você também apenas irá ler telas de instalação ou me passou algo despercebido?

T+

Sim, realmente são em último caso. O problema é que esse "último caso" é praticamente toda hora. O "Synaptic" e a "Central de Programas do Ubuntu" esses sim são ótimos recursos para os usuários. Nisso eu acho que o Ubuntu supera o Windows. Como nosso colega garfo disse:


Citar
mas no ubuntu comandos são em um último caso ou melhor quase nunca se precisará deles

Aham, tá bom.  ::)

Façam um teste: removam o terminal (acho que dá pra removê-lo pela Central de Programas), e tentem ficar pelo menos um mês sem ele. Também não vale usar ctrl + alt + fx, e nem usar o terminal do live-cd. Fiquem 1 mês sem terminal e vamos ver se ele não é necessário, quase obrigatório, no Ubuntu (e no Linux em geral).

O terminal é necessário na maior parte do tempo e isso incomoda muito. No meu ponto de vista, o Ubuntu está com a faca e o queijo na mão para superar o Windows. Se o foco do Ubuntu mudar para a praticidade e para os usuários básicos, com certeza os usuários do Windows vão passar a usar o Ubuntu, porque ele vai oferecer facilidade como o Windows (ou mais, dependendo dessa mudança... ;)), custos financeiro e de hardware reduzidos e segurança muito maior. Ai sim, o Ubuntu realmente será "Linux para seres humanos". Outra coisa em que o Ubuntu deve investir cada vez mais é a oferta de softwares compatíveis, porque há usuários que não migram para o Ubuntu porque ele não dá suporte a um software de que esse usuário necessita muito e, quando tem a opção do software dentro do Linux, muitas vezes, não consegue oferecer todos os recursos que o software do Windows.

Eu, por muitas vezes, instalei o Ubuntu no meu micro mas houve muitas situações que tive que recorrer ao Windows devido a questão da falta de praticidade e da falta de software compatível de que eu precisava muito. Enfim, não sei se consegui expressar claramente para vocês entenderem, mas é isso: o Ubuntu tem que considerar todas as pessoas como os "seres humanos" e não apenas os usuários avançados de informática. Não adianta insistir, pois ninguém vai querer ficar aprendendo comandos de terminal, isso é fato; ainda mais em pleno século XXI, um tempo em que toda a tecnologia investe em interatividade e facilidade de uso nos softwares. Todo mundo quer uma tecnologia que facilite o dia a dia e o papel da tecnologia é esse. É isso que eu penso.
« Última modificação: 21 de Abril de 2012, 17:31 por eltonrhomem »

Creto

  • Visitante
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #271 Online: 21 de Abril de 2012, 17:35 »
Olá Garfo e eltonrhomem,

Mas se for por isso em muitas vezes mesmo o usuário comum que usa o next, next tem que ir ao MS-DOS por isso ele está presente lá como estará aqui, porém aqui com muitas utilidades e lá com bem poucas, correto?

T+

Offline eltonrhomem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #272 Online: 21 de Abril de 2012, 17:38 »
Sr. Garfo,

Sua mensagem na sua assinatura resume tudinho que quero dizer: "Pra quê dificultar? Facilidade e simplicidade é tudo.". Adorei ela!  :D


Offline eltonrhomem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #273 Online: 21 de Abril de 2012, 17:43 »
Olá Garfo e eltonrhomem,

Mas se for por isso em muitas vezes mesmo o usuário comum que usa o next, next tem que ir ao MS-DOS por isso ele está presente lá como estará aqui, porém aqui com muitas utilidades e lá com bem poucas, correto?

T+

Olha, faz anos que não abro MS-DOS para fazer alguma coisa desse tipo. Por isso, acho que atualmente, não é muito necessário recorrer ao MS-DOS para realizar instalações. Acho que até o usuário comum não gosta do MS-DOS. Ninguém gosta de telinha preta...rs. Ele pode estar até lá com muitas ou poucas utilidades, o que é bom é não ter que ficar recorrendo a comandos em coisas que poderiam ser muitos simples.

Creto

  • Visitante
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #274 Online: 21 de Abril de 2012, 17:53 »
Instalações ao certo não mesmo..., mas verificar coisas sobre o sistema eu sei e as faço por lá

T+

Offline eltonrhomem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #275 Online: 21 de Abril de 2012, 18:03 »
Instalações ao certo não mesmo..., mas verificar coisas sobre o sistema eu sei e as faço por lá

T+

Ok... pode até usar para isso. Usuários básicos não fazem isso que você faz. Quando eles precisam disso, eles chamam um técnico...fazer o quê, mas é a realidade (detalhe, os técnicos precisam de serviço né rsrs). Não quis dizer que o Ubuntu deve abolir completamente o terminal, mas as coisas simples do dia a dia de que todo usuário precisa deveria ser por meio de interface gráfica mesmo, não por execução de 3 ou mais comandos em terminal. Enfim, o que dá para ser simples, deveria ser simples.

Eu estou assistindo a vídeos sobre essa verão beta do Ubuntu 12.04 e percebi que, cada vez mais, o Ubuntu está apostando na interatividade de que estou te falando. Acho que o caminho é esse agora. Acredito que um dia o Ubuntu pode superar o Windows. Para ser sincero, torço para que isso aconteça.
« Última modificação: 21 de Abril de 2012, 18:05 por eltonrhomem »

Creto

  • Visitante
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #276 Online: 21 de Abril de 2012, 18:11 »
Mas é isso que estou tentando dizer tem como ser feito e nosso colega Garfo ao mencionar que era para remover o terminal não deve ter notado que mencionei isso em mensagem anterior:

Citar
e também não tentar mexer em nada que não seja de seus repositórios oficiais; acrescentando, se não mexer em mazelas e tentar mexer em coisas que não estejam nos repositórios, o que seria tão necessário o uso do console?

Como disse se você até por problemas de atualização entender a mensagem de erro que lhe mostrará na parte gráfica do Linux pode-se em muitas das vezes contornar sem o uso do terminal, basta ir ao local certo.

T+

Offline eltonrhomem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #277 Online: 21 de Abril de 2012, 18:22 »
Mas é isso que estou tentando dizer tem como ser feito e nosso colega Garfo ao mencionar que era para remover o terminal não deve ter notado que mencionei isso em mensagem anterior:

Citar
e também não tentar mexer em nada que não seja de seus repositórios oficiais; acrescentando, se não mexer em mazelas e tentar mexer em coisas que não estejam nos repositórios, o que seria tão necessário o uso do console?

Como disse se você até por problemas de atualização entender a mensagem de erro que lhe mostrará na parte gráfica do Linux pode-se em muitas das vezes contornar sem o uso do terminal, basta ir ao local certo.

T+


Ah, se o Ubuntu realmente está assim hoje, legal. Faz um tempo que não utilizo Ubuntu. Eu me lembro de quando eu instalei pela primeira vez, eu tive tantos problemas, que toda hora tinha que ir nos fórums, no Google, para poder ter orientação e a solução era sempre um monte de comandos absurdos difíceis de memorizar ou então tive que ficar editando arquivos do sistema, tudo isso para problemas muito idiotas. Eu tive a maior raiva, agora imagine um usuário básico de informática ter que editar um arquivo do sistema? Muito trágico. E os problemas que tive, eu resolvia muito mais fácil no Windows.

Eu lembro de uma vez que o Ubuntu não configurou resolução de vídeo no meu micro. Para resolver isso demorei para caramba. E para resolver tive que editar um arquivo de texto sei lá...nem lembro mais... essa solução encontrei no google e achei aquilo um absurdo. No windows eu resolveria isso com clique do botão direito/ propriedades/ seleciono a resolução e clico em OK e pronto. Mas, naquela versão, não tinha essa alternativa. Em versões posteriores isso foi resolvido. Isso foi só um exemplo, mas passei por muitos tropeços usando o ubuntu, todos problemas bem bobos com soluções extremamente trabalhosas. Daqui a pouco vou instalar essa versão 12.04 beta do Ubuntu para dar uma conferida, estou muito curioso para ver, tomara que esteja mais simples de usar.
« Última modificação: 21 de Abril de 2012, 18:26 por eltonrhomem »

Creto

  • Visitante
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #278 Online: 21 de Abril de 2012, 19:58 »
Citar
Ah, se o Ubuntu realmente está assim hoje, legal. Faz um tempo que não utilizo Ubuntu.
Que que eu tô fazendo aqui? Sinceramente desculpe-me.


T+

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #279 Online: 21 de Abril de 2012, 20:24 »
Citar
Ah, se o Ubuntu realmente está assim hoje, legal. Faz um tempo que não utilizo Ubuntu. Eu me lembro de quando eu instalei pela primeira vez, eu tive tantos problemas, que toda hora tinha que ir nos fórums, no Google, para poder ter orientação e a solução era sempre um monte de comandos absurdos difíceis de memorizar ou então tive que ficar editando arquivos do sistema, tudo isso para problemas muito idiotas. Eu tive a maior raiva, agora imagine um usuário básico de informática ter que editar um arquivo do sistema? Muito trágico. E os problemas que tive, eu resolvia muito mais fácil no Windows.

Qual foi a última versão do Ubuntu que você usou? Sinceramente te digo não mudou muita coisa, tirando o reconhecimento de alguns hardwares que melhoraram, e o visual (que mudou *muito*, estamos com o Unity agora...).

Sim, é impossível não utilizar comandos no Linux. No Windows se pode usa-lo por muito tempo, tranquilamente, sem digitar um trisco de comando sequer*. No Mac, idem. No iOS... bom, no iOS nem tem prompt de comando! ;D
Agora no Linux, meu amigo, as coisas não são tão "intuitivas" assim... por exemplo: tente resolver um erro de dependências sem usar o terminal; tente resolver problema de resolução de vídeo sem usar o terminal; tente instalar o driver de vídeo pelo site do fabricante sem usar o terminal; instalar dois monitores, sem o terminal! Ora, um usuário iniciante ao se deparar com algum desses problemas vai ficar louco, vai voltar pro Windows rapidinho. Deu um tópico aí falando que a maioria dos usuários Ubuntu são usuários dual-boot, junto com o Windows. Isso por quê? Porque ainda precisam do Windows e não estão preparados para usar somente o Ubuntu, sozinho no HD.


*fixmbr e fixboot não contam, pois dificilmente um usuário comum do Windows vai mexer com dual-boot.

Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline eltonrhomem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #280 Online: 21 de Abril de 2012, 23:57 »
Citar
Ah, se o Ubuntu realmente está assim hoje, legal. Faz um tempo que não utilizo Ubuntu.
Que que eu tô fazendo aqui? Sinceramente desculpe-me.


T+


Sr Creto,

Não entendi, você. Faz muito tempo que não uso Ubuntu mesmo. Eu deixei de usá-lo por esses motivos que te falei. Sempre tive que recorrer ao Windows. Agora resolvi voltar ao Ubuntu para ver se ele já evoluiu. A pergunta do tópico é "O que te irrita no Ubuntu". Eu respondi. Não entendi essa sua decepção. Não adianta você agir dessa forma, ninguém nasce sabendo Ubuntu e muito menos tem interesse de ter conhecimentos mais profundos nesse sistema como você tem, até mesmo porque não é necessário. Eu quero usar o Ubuntu usando o básico como eu sei do Windows já que meu trabalho na área de tecnologia não é voltado para sistemas operacionais.

Citar
Ah, se o Ubuntu realmente está assim hoje, legal. Faz um tempo que não utilizo Ubuntu. Eu me lembro de quando eu instalei pela primeira vez, eu tive tantos problemas, que toda hora tinha que ir nos fórums, no Google, para poder ter orientação e a solução era sempre um monte de comandos absurdos difíceis de memorizar ou então tive que ficar editando arquivos do sistema, tudo isso para problemas muito idiotas. Eu tive a maior raiva, agora imagine um usuário básico de informática ter que editar um arquivo do sistema? Muito trágico. E os problemas que tive, eu resolvia muito mais fácil no Windows.

Qual foi a última versão do Ubuntu que você usou? Sinceramente te digo não mudou muita coisa, tirando o reconhecimento de alguns hardwares que melhoraram, e o visual (que mudou *muito*, estamos com o Unity agora...).

Sim, é impossível não utilizar comandos no Linux. No Windows se pode usa-lo por muito tempo, tranquilamente, sem digitar um trisco de comando sequer*. No Mac, idem. No iOS... bom, no iOS nem tem prompt de comando! ;D
Agora no Linux, meu amigo, as coisas não são tão "intuitivas" assim... por exemplo: tente resolver um erro de dependências sem usar o terminal; tente resolver problema de resolução de vídeo sem usar o terminal; tente instalar o driver de vídeo pelo site do fabricante sem usar o terminal; instalar dois monitores, sem o terminal! Ora, um usuário iniciante ao se deparar com algum desses problemas vai ficar louco, vai voltar pro Windows rapidinho. Deu um tópico aí falando que a maioria dos usuários Ubuntu são usuários dual-boot, junto com o Windows. Isso por quê? Porque ainda precisam do Windows e não estão preparados para usar somente o Ubuntu, sozinho no HD.


*fixmbr e fixboot não contam, pois dificilmente um usuário comum do Windows vai mexer com dual-boot.



Sr. Garfo,

Ai, cara, nem lembro. Fiquei com tanto ódio que larguei para lá. Que pena que não tenha mudado muita coisa. Instalei a versão 10.04 aqui no meu notebook pois tenho o cd dessa versão aqui encomendado da Canonical. Eu gostei de muitas coisas, por enquanto não tive dificuldades. Eu vi no Youtube vídeos sobre a versão 12.04, parece que teve boas mudanças. Estou baixando para dar uma conferida. Você utiliza ubuntu há pouco tempo, garfo?

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #281 Online: 22 de Abril de 2012, 11:12 »
Citar
Você utiliza ubuntu há pouco tempo, garfo?

Desde a versão 5.10.  ;D

Mas comecei a usa-lo pra valer mesmo (instalado no hd e tudo) a partir da versão 9.10.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Creto

  • Visitante
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #282 Online: 22 de Abril de 2012, 11:15 »
Olá amigo me explicando quanto a última mensagem http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35919.msg519645.html#msg519645

Pelo que nota-se amigo com todo o respeito você quer fazer comparações impossíveis a meu ver, o Linux não é Windows e onde você está vendo dificuldades, eu de certa forma vejo vantagens como maior segurança e etc.

Com todo o respeito essa é minha opinião e como diria Rosseau:

Citar
"Posso não concordar com uma única palavra do que dizes,
mas defenderei, até a morte, o seu direito de dizê-las"

T+

Offline eltonrhomem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #283 Online: 22 de Abril de 2012, 11:40 »
Olá amigo me explicando quanto a última mensagem http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35919.msg519645.html#msg519645

Pelo que nota-se amigo com todo o respeito você quer fazer comparações impossíveis a meu ver, o Linux não é Windows e onde você está vendo dificuldades, eu de certa forma vejo vantagens como maior segurança e etc.

Com todo o respeito essa é minha opinião e como diria Rosseau:

Citar
"Posso não concordar com uma única palavra do que dizes,
mas defenderei, até a morte, o seu direito de dizê-las"

T+


Sr. Creto

Não acho que isso seja impossível. É difícil no ramo da tecnologia determinar algo como impossível, a tendência é tudo ser possível. Eu acredito que o Linux pode tornar-se tão prático quanto o Windows ou mais e continuar sendo seguro e mantendo suas outras vantagens. Acredito que se a comunidade do Ubuntu e software livre ser mais visionário daqui para frente, acho que isso se tornará realidade.

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #284 Online: 13 de Maio de 2012, 17:24 »
Na minha opinião a versão 12.04 com o Unity formou uma dupla fantástica, dinâmica, leve, segura, bela, ágil, etc. E percebo que cada vez mais pessoas fazem referência a ele, cada vez mais pessoas o vêm como uma excelente alternativa e SO principal.