Scripts em Bash e JavaScript

Iniciado por Cláudio Novais, 24 de Maio de 2008, 14:19

tópico anterior - próximo tópico

Cláudio Novais

Tinha feito aqui um tópico e não sei porquê, desapareceu. se alguma admin me poder explicar o sucedido agradecia  :-\

quanto ao tópico, gostaria de saber como posso programar em bash de forma a poder mandar sinais aos servidores, sinais de cliques. Eu não percebo quase nada de Javascript. Portanto gostaria de saber onde posso estudar de forma a conseguir fazer isso.

obrigado

IgorM0L

Bom, vc tendo conhecimento de Shell Script, pode-se criar scripts que usem todos os comandos disponiveis, como o fantastico netcat - comando nc - que permite fazer o mesmo trabalho do velho comando cat, mas em rede.
  Recomendo começar a estudar Shell Script nesse link: http://www.devin.com.br/eitch/shell_script/

Se quizer meu MSN pra trocar uma ideia sobre o tema: igormol[at]hotmail.com

Cláudio Novais

hmm, não percebi até que ponto o netcat me pode resolver o problema.

basicamente gostaria de ter uma ferramenta que executasse os scripts das paginas de internet, ou entao algum tutorial que me explicasse como executar javascript através do Bash.

IgorM0L

Vc disse sobre mandar clicks para o servidor, logo pensei em mandar sinais, e o netcat faz isso de forma simples!
Agora, executar Javascript dentro do Bash nunca ouvi falar; normalmente Javacript eh executado por browser, nao? Talvez possa usar um browser em modo de texto que possa ser chamado em scripts Bashs facilmente.

O que exatamente vc deseja fazer?

Cláudio Novais

neste momento, em concreto, não quero fazer nada acerca desta matéria, era meramente didáctico.

Mas o que gostava de saber fazer era, através da consola, aceder a um determinado site que seja necessário fazer logins deste tipo:
https://elearning2.uminho.pt/webapps/login/

para, numa fase seguinte, retirar informação útil.

IgorM0L

Entao vc deseja trocar requiçoes com servidores, mas usando Javascript?

Cláudio Novais

Sim, isso mesmo. talvez possa dar com um browser no terminal. Que browsers há?

IgorM0L

Via terminal, sinceramente nao sei.
Agora, se vc quizer trocar Rquisiçoes HTTP diretamente pelo terminal, posso lhe passar alguns links, ou mesmo lhe dar uma ajuda.

Cláudio Novais

sim, agradecia.

já agora eu adicionei-lhe no MSN. Mas gostaria de resolver aqui a questão de forma a ficar pública para ajudar os utilizadores com a mesma dúvida :D

IgorM0L

Citação de: unrater online 27 de Maio de 2008, 20:12
sim, agradecia.

já agora eu adicionei-lhe no MSN. Mas gostaria de resolver aqui a questão de forma a ficar pública para ajudar os utilizadores com a mesma dúvida :D

Bacana sua atitude :)
  Bom, existem esses links de algumas requisiçoes HTTP.
  Eu lhe recomendo: