Placa wireless não inicializa automaticamente (resolvido)

Iniciado por eodantas, 24 de Maio de 2008, 08:11

tópico anterior - próximo tópico

eodantas

Consegui fazer minha placa wireless funcionar no Ubuntu 8.04, usei o ndiswrapper e está funcionando blz.

O problema é que sempre que ligo o computador o Ubuntu não "acha" a placa, tenho que abrir um janela terminal e digitar: sudo ifconfig wlan0 up, só depois disso a placa acha a rede e se conecta.

Tem algum modo de automatizar isso?

dotKEY

Tem.

Vai em Sistema > Preferências > Sessões

Aí clica em [ + Adicionar ].

No campo COMANDO, você coloca esse comando do terminal, nos outros dois campos só coloque algo que te lembre pra que serve tal comando.

...

Toda vez que reiniciar o sistema ele vai executar esse seu comando.

...

detalhe: isso serve TAMBÉM pra atalhos de aplicativos

eodantas

danpos

Isso significa que o módulo não está sendo carregado durante o boot. Você fez:

sudo ndiswrapper -m

no terminal?

Danpos.

eodantas

danpos, ja dei esse comando também mais não adiantou.

danpos

Pode ser problema do ndiswrapper em conjunto com o driver windows (por isso prefiro soluções nativas para placas wireless). Tem certeza que seu adptador não tem suporte nativo no Linux? Qual é a teu adaptador? Você pode descobrir isso com:

sudo lshw -C network

em um terminal.

Danpos.

eodantas

Também prefiro as soluções nativas, mais minha placa de rede usa o chip rtl8185 que só funciona com o ndiswrapper. Fiz uma extensa pesquisa aqui no forum, embora exista driver nativo para esse chip descobri que o Ubuntu "extranha" esse chip.

brunophb

eodantas

Já viu se o ndiswrapper aparece em modules?

sudo gksu gedit /etc/modules

se ñ tiver digita lá na última linha =)

Bruno
Viva livre!!!!!!!!!!

danpos

@eodantas

Você tem razão, fazendo pesquisas no Ubuntuforums.org e Google eu verifiquei que o driver para esse adaptador sofreu uma regressão quando foi do Gutsy para o Hardy. No entanto, nesse link um usuário do Ubuntuforums fez um howto de como instalar os drivers e wpa_suplicant para criptografia WPA (recomendo) para esse adaptador.

Danpos.

eodantas

bruno, o problema não é o ndiswrapper, o que parece é que o Ubuntu não enxerga a placa na inicialização, por isso tenho que levantar ela manualmente toda vez.

Danpos dei uma olhada no link que você mandou, o processo é extenso e achei um pouco complicado pro meu nível de conhecimento, por hora vou ficar com o sudo ifconfig wlan0 up mesmo, no proximo fim de semana se eu tiver um pouco mais de tempo e coragem vou tentar seguir a receita do link.

Djeymes

veih é só digitar...

echo ndiswrapper >>/etc/modules

com esse comando vc coloca o ndiswrapper na inicialização do sistema.

flw

danpos

@eodantas

Nesse caso é só você colocar a sequência de comandos no seu rc.local:

gksu gedit /etc/rc.local

Edite o mesmo com os comandos necessários e termine com o "exit 0" (conforme está comentado dentro do próprio arquivo). Dessa forma você vai ter sua interface de rede 'levantada' sem intervenção manual.

Danpos.

eodantas

blz danpos, coloquei o comando no rc.local e agora tá funcionando.

obrigado a todos.

danpos

Citação de: eodantas online 27 de Maio de 2008, 18:20
blz danpos, coloquei o comando no rc.local e agora tá funcionando.

obrigado a todos.

Sempre às ordens companheiro. :) Nesse caso marque o tópico como RESOLVIDO, por gentileza.

Danpos.