Autor Tópico: Terminal em fase terminal?  (Lida 21279 vezes)

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #45 Online: 30 de Maio de 2008, 10:11 »
Diiiiiiii novo?
Vida longa ao "terminal"
kkkk é a opinião de um usuário comum que sobreviveu ao terminal =)

boi

  • Visitante
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #46 Online: 30 de Maio de 2008, 10:47 »
Vc tem certeza que o ubuntu não tem painel de controlo?? Exprimente dar este comando na consola "gnome-control-center"
Sim, tenho. Esse gnome-control-center é um painel de controle do gnome. O KDE também tem um, o kcontrol. Mas quando falamos de um painel de controle, falamos de um que tenha todas as configurações do sistema, como o Yast do Suse, ou o Control Center do Mandriva, o antigo Drakconf. Isso daí nem é muito novo, antigamente existia um software chamado Linuxconf, que parece hoje meio abandonado, mas que foi usado como padrão no Red Hat, no Conectiva, e tinha versões para várias outras distros. Não seria difícil pelo menos adaptar algo do tipo para o Ubuntu, mas parece que a Canonical não tem interesse em desenvolver nem em manter software, já que pelo que temos visto pelas últimas notícias, o envolvimento deles nessa área é mínimo. O Ubuntu parece não ser, e nem querer ser, nada além de uma versão customizada do Debian. Portanto, a não ser que a Debian também resolva usar um painel de controle, provavelmente nunca teremos um no Ubuntu.

boi

  • Visitante
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #47 Online: 30 de Maio de 2008, 10:52 »
Aqui, a página do Linuxconf:

http://www.solucorp.qc.ca/linuxconf

Vejam que a última versão é de 2005. É algo que poderia inclusive ser ressuscitado, caso alguma distro tivesse interesse.

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #48 Online: 30 de Maio de 2008, 11:06 »
Aqui, a página do Linuxconf:

http://www.solucorp.qc.ca/linuxconf

Vejam que a última versão é de 2005. É algo que poderia inclusive ser ressuscitado, caso alguma distro tivesse interesse.

Quem mantia o linuxconf praticamente era a Conectiva, mas eles mudaram para uma central baseada no webmin que tinha uns extras para configuração de hardware através de uma interface Qt que logicamente eu não usava preferia acessar pelo navegador ;-)
http://www.webmin.com/
eis um screenshot dos idos tempos que eu usava o Conectiva Snapshot(desenvolvimento)
http://www.vivaolinux.com.br/screenshots/verScreenshot.php?codigo=1538

alexcosta67

  • Visitante
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #49 Online: 30 de Maio de 2008, 12:19 »
Esse tema já foi bastante discutido aqui no fórum.

Experiência própria (de um iniciante), consertar alguma besteira é muito mais fácil via terminal, visto que quando se faz uma alteração em modo gráfico, não se sabe quais arquivos estão sendo alterados, diferentemento quando se faz via terminal.

Abraços  a todos e como disseram aí em cima:
Vida longa ao terminal.

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #50 Online: 30 de Maio de 2008, 12:43 »
Considero o terminal um retrocesso tecnológico.
A tecnologia está ai pra dar comodidade e interatividade recheados com muita intuição, seja na operação de uma máquina ou num sistema operacional.
Desde dos veículos mais modernos a um simples controle remoto, o que agrega valor a qualquer máquina é a sua tecnologia combinada com sua interatividade com o homem (usuário).
A linguagem gráfica é universal, intuitiva e completa! É um atraso pro Linux o uso essencial do terminal em algumas situações.

O terminal deveria existir? Claro! O Linux é democrático. Quem quiser utilizar o terminal, que continue utilizando. Mas todas as operações do terminal deveriam ser feitas de modo gráfico. Seria tão melhor e tão mais simples clicar com um botão direito no arquivo, ir em suas propriedades e poder fazer qualquer coisa que se faz no terminal.


Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #51 Online: 30 de Maio de 2008, 14:15 »
Considero o terminal um retrocesso tecnológico.
A tecnologia está ai pra dar comodidade e interatividade recheados com muita intuição, seja na operação de uma máquina ou num sistema operacional.
Desde dos veículos mais modernos a um simples controle remoto, o que agrega valor a qualquer máquina é a sua tecnologia combinada com sua interatividade com o homem (usuário).
A linguagem gráfica é universal, intuitiva e completa! É um atraso pro Linux o uso essencial do terminal em algumas situações.

O terminal deveria existir? Claro! O Linux é democrático. Quem quiser utilizar o terminal, que continue utilizando. Mas todas as operações do terminal deveriam ser feitas de modo gráfico. Seria tão melhor e tão mais simples clicar com um botão direito no arquivo, ir em suas propriedades e poder fazer qualquer coisa que se faz no terminal.



  Concordo parcialmente.
  Se o terminal voltar a ser usado como interface padrao, ai sim seria um retrocesso; a intuitividade no sistema voltado para usuarios sem experiencia eh fundamental.
  Acontece que, o terminal de comandos eh a essencia da computaçao Unix. Nele, se entra com comandos que serao realizados pela maquina de forma objetiva. Um gerenciador GUI, na maioria das vezes, nada mais utiliza que Shell Scripts qua'ndo vc aciona um botao. Mas se nao eh de seu objetivo se tornar um usuario experiente, nao aconselho a estudar o terminal, pois seria "perda de tempo" (na realidade, nao considero que estudar, nao interessa o que, seja perda de tempo :))

Offline virtualhjs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #52 Online: 01 de Junho de 2008, 20:30 »
O propósito do tópico é discutir uma tendência crescente na operação de sistemas computacionais. Como perceberam, a independência do terminal para usuários comuns cabe ao assunto. Por mim, manteria o título original do tópico. A imposição do moderador não muda o fato de eu achar o terminal um modo extremamente chato de operar o sistema para meus propósitos simples.

Sou um usuário comum, que usa o PC para pesquisas escolares, obter informações do cotidiano, discutir assuntos diversos em fóruns e para entretenimento. Já pensei em aprender a programar no passado (talvez eu vesse uma utilidade neste caso), mas iniciei a graduação em um curso não muito relacionado a informática (curso que exige grande dedicação, diversos usuários comuns devem estar na mesma situação), então, não rola os meses de estudos que sugeriram, ainda mais para propósitos simples. Eu dificilmente usaria com freqüência o que teria aprendido. A vantagem da interface gráfica é que basta ensinar uma vez e todos saberão aplicar o mesmo procedimento novamente sem precisar recorrer ao tópico por não ter decorado o comando, porque é mais fácil de memorizar e entender pela interface gráfica. Essa é a essência da interface gráfica: facilidade e intuitividade.

Vida longa ao terminal significa Vida loga ao M$ Windows. O único motivo pelo qual quero usar Linux é porque não quero depender de um sistema que eu uso ilegalmente, porém, este sistema satisfaz todas as minhas necessidades (sem um terminal). O Windows tem uma interface gráfica elaborada, facilitadora, que merece elogio. O único problema do Windows é ele ser caro e fechado, nada mais.
« Última modificação: 01 de Junho de 2008, 20:36 por virtualhjs »

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #53 Online: 01 de Junho de 2008, 21:27 »
O único problema do Windows é ele ser caro e fechado, nada mais.

Tem mais alguns mas acho que toda a gente percebeu
vc nunca teve um bsod no ubuntu ou já teve??

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #54 Online: 01 de Junho de 2008, 23:07 »
Este debate rendeu hein?!?!?! Parabéns a todos pela grande variedade de opiniões, isto é muito legal!

Quanto ao assunto do tópico, creio que o Terminal e o ambiente gráfico se completam, assim como já foi dito, tem gente que tem mais afinidade com um, outro com o outro...eu por exemplo, uso mais a interface gráfica, mais sempre recorro ao terminal para determinadas ações. Concerteza que com o avanço do Linux ele deve se familiarizar com o usuário comum, desktop. Porem o que há principalmente nestes tempos de inclusão digital é gente querendo ter tudo que um computador pode oferecer...sem ao menos saber como ele funciona a pessoa quer ter tudo, e na palma da mão, em 2 cliques. Creio que este tipo de usuário não opta por um SO GNU/LINUX, e diretamente recorre a um SO Micro$oft. Acho eu que o GNU/Linux deve avançar neste aspecto porem se esquecer, ou deixar de lado o seu principal usuário e antigo foco, o desenvolvedor, o geek, o hacker, o programador. Assim combinando o útil ao agradável, o simples ao complexo.

Cá entre nós, deixem a facilidade e a simplicidade com o Windows, saber como uma aplicação funciona, como devemos configura-la e altera-la a nosso gosto é muito mais legal!  ;D

 ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: O Terminal Nunca vai morrer!
« Resposta #55 Online: 02 de Junho de 2008, 09:07 »
OBS.: O teclado esta descofigurado. Por isso nao vai ter acento :P

Bem, sei muito bem o ponto de vista dos Geeks, hackers e developers. Mas eu nao sou um. Mas eu quero que as Distros possam fazer tudo que o Terminal faca pela GUI tambem. Mas nao quero que o terminal jamais morra de jeito nenhum. Todo mundo viu o Windows ME e sabe muito bem o motivo pra o Windows ficar pior de vez. Agora a M$ quer  voltar com um terminal identico aos *NIX da vida.

Terminal pra user normal soh em caso de emergencia. Deve ser mesmo gostoso configurar tudo na mao do jeito que eu quero mas eu me dedico mais as aplicacoes do que o sistema.

Pra voces GEEKS eh uma besteira e sem importancia fazer isso:





Isso se chama pixel art. Todas as imagens sao open source. Sao usadas na engine LIVRE que cria games de luta 2d chamada MUGEN. As empresas proprietarias reconhecem isso como fanart, mesmo eu utilizando imagens proprietarias (nesse caso nao existe nenhuma postada) estamos autorizados (soh pedir um e-mail na MGBR pra ver) a usar contanto que nao venda.

Tudo usando nessa engine que tem pra GNU LINUX tambem deve ser livre.

Mais alguma coisa: Algum geek sabe fazer isso? Editar e fazer sprites em resolucao baixissima?
Isso se chama pixel art e de onde eu peguei tem muito mais tem uns ateh que eu fiz:

(esses movimentos nao existem no game de origem. E isso que fiz nao eh ilegal)





E meus projetos:
http://forum.paodemugen.com.br/index.php?showtopic=3478&st=40&p=35496&#entry35496

Usam seno, cosseno e variaveis pra programar. Pode ser um programa pra amador que nao entende nada de programacao, mas se vcs verem os trabalhos dessas pessoas em acao...
« Última modificação: 02 de Junho de 2008, 09:20 por Bud Spencer »
Removido pela Moderação.

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: O Terminal Nunca vai morrer!
« Resposta #56 Online: 02 de Junho de 2008, 11:29 »
OBS.: O teclado esta descofigurado. Por isso nao vai ter acento :P

Bem, sei muito bem o ponto de vista dos Geeks, hackers e developers. Mas eu nao sou um. Mas eu quero que as Distros possam fazer tudo que o Terminal faca pela GUI tambem. Mas nao quero que o terminal jamais morra de jeito nenhum. Todo mundo viu o Windows ME e sabe muito bem o motivo pra o Windows ficar pior de vez. Agora a M$ quer  voltar com um terminal identico aos *NIX da vida.

Terminal pra user normal soh em caso de emergencia. Deve ser mesmo gostoso configurar tudo na mao do jeito que eu quero mas eu me dedico mais as aplicacoes do que o sistema.

Pra voces GEEKS eh uma besteira e sem importancia fazer isso:





Isso se chama pixel art. Todas as imagens sao open source. Sao usadas na engine LIVRE que cria games de luta 2d chamada MUGEN. As empresas proprietarias reconhecem isso como fanart, mesmo eu utilizando imagens proprietarias (nesse caso nao existe nenhuma postada) estamos autorizados (soh pedir um e-mail na MGBR pra ver) a usar contanto que nao venda.

Tudo usando nessa engine que tem pra GNU LINUX tambem deve ser livre.

Mais alguma coisa: Algum geek sabe fazer isso? Editar e fazer sprites em resolucao baixissima?
Isso se chama pixel art e de onde eu peguei tem muito mais tem uns ateh que eu fiz:

(esses movimentos nao existem no game de origem. E isso que fiz nao eh ilegal)





E meus projetos:
http://forum.paodemugen.com.br/index.php?showtopic=3478&st=40&p=35496&#entry35496

Usam seno, cosseno e variaveis pra programar. Pode ser um programa pra amador que nao entende nada de programacao, mas se vcs verem os trabalhos dessas pessoas em acao...

  O campo da informatica eh extremamente grande.
  Existem aqueles usarios que se preocupam em desenvolver imagens, sites dentre outras coisas, e outros que se preocupam com o nivel de kernel, compilaçoes dentre outras coisas relacionadas.

Citar
Mais alguma coisa: Algum geek sabe fazer isso? Editar e fazer sprites em resolucao baixissima?
Isso se chama pixel art e de onde eu peguei tem muito mais tem uns ateh que eu fiz:
  Sim, eu sei fazer isso; Tambem sei configurar meu sistema Arch tudo na mao e nao sou GEEK.



Citar
Vida longa ao terminal significa Vida loga ao M$ Windows.

  E essa frase eh so pra começar o dia, kkkkkkkk
  Voce sabia que o MS-Windows tambem possui um Terminal? Mas nao eh muito usado, mesmo tambem sendo bem rapido quando se quer fazer certas tarefas. Ja no Ubuntu, por exemplo, existe tambem um Terminal, que eh rapido para concertar e configurar muitas coisas, mas tambem nao eh necessario.
  Isso ja foi dito em varios posts anteriores...

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #57 Online: 02 de Junho de 2008, 11:50 »
Vida longa ao terminal significa Vida loga ao M$ Windows

É o caso de existirem pessoas que ADORAM café, mas quando querem tomar café
"pedem que alguém faça", ou vai a uma cafeteria e compra o café pronto.
ou seja depende da boa vontade de alguém, ou paga.

Se você acha que o café da M$ Cafeteria é melhor, nada mais justo que pagar $ e usar, já que ele te satisfaz ;-)

No meu caso eu ADORO café, e faço meu próprio café o que não me impede de tomar o café dos outros "quando necessário", é mais uma opção.

é o mesmo caso do terminal, eu uso porque acho prático para algumas coisas, mas as pessoas que acessam o meu micro
nem sabem o que é um terminal, "eu não sou um geek" eu simplesmente optei por não depender de ninguém para configurar ou resolver os problemas no meu computador(seja no windows ou no linux), se não fosse um problema no HD,eu teria uma instalação do ubuntu de 2004(primeira versão, quando abandonei o Conectiva), somente atualizando e resolvendo os problemas no terminal
coisa simples, sempre tenho um navegador de modo texto instalado no sistema ou seja
ao invés de gastar + ou menos 1 hora instalando o sistema, eu faço as atualizações e gasto alguns minutos resolvendo problemas que venham a ocorrer pelo terminal, para mim é mais prático
cada um com seu cada um.

PS: Usuário comum, compra o micro com o sistema instalado e quando dá pau
leva ao técnico ou chama algum amigo que saiba mexer, este usuário realmente não precisa saber que existe o cmd.exe, que pode acessar o sistema em modo de segurança etc... etc...
« Última modificação: 02 de Junho de 2008, 12:03 por Xterminator »

Offline virtualhjs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #58 Online: 17 de Junho de 2008, 14:20 »
Para os interessado em pensar sobre o tema, segue um artigo interessante: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2008/06/13/multi-touch-o-futuro-esta-na-ponta-dos-seus-dedos/

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #59 Online: 17 de Junho de 2008, 17:08 »
Eu realmente prefiro GUI, mas fiz umas besteiras com contas de usuários em uma máquina e fiquei com vários MB travados por falta de permissões e aí foi um tal de "chown" pra lá e pra cá e vários 'rm' pra resolver parte do problema, aí inventaram "root" gráfico e to doido pra usar pra terminar de excluir os arquivos. Agora, show de bola foi quando eu fiz alguns "dpkg configure -a" e vi o terminal dar uma de genio. Quem usa o terminal fica viciado, dai o fanatismo de alguns. Á guisa de popularização é ótimo que a interface gráfica evolua para executar funções que hoje so podem ser feitas em blackboard.
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448