Autor Tópico: Terminal em fase terminal?  (Lida 21321 vezes)

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #30 Online: 28 de Maio de 2008, 22:31 »


Eu sei que tem gente que quer o fim do terminal, o que eu quiz dizer é que existe mais gente no outro extremo, que acham que todo tipo de usuário tem que usar o terminal.
É facil perceber, olha quantas perguntas são respondidas com comandos de terminal no forum quando poderiam indicar interface gráfica.
Algumas pessoas ainda falam que você pode baixar ou remover algum programa pelo synaptic quando vai ajudar alguém, mais a maioria já vem com apt-get. Não que o aptget seja dificil(não é isso que quero dizer) mais pra mim o synaptic é mais intuitivo, e, pela interface gráfica, tem muito menos chance de assustar um usuário comum.

Outros casos:
->Mudar senha do usuário? Terminal.
->Quer acrescentar um repositório de .debs? é terminal com edição de arquivos textos(pór que não pelo synaptic?)
->Descompactar um arquivo? Hummmm... Terminal!!!!!!!
->Mudar permissão do arquivo?Adivinha? Terminal!!!!!!!

Entende onde quero chegar? É muito mais comum os users mais experientes enfatizarem como fazer algo no terminal do que em interface gráfica, mesmo quando falam com users inexperientes, e é esse tipo de mentalidade que eu acho que deve começar a mudar entende? Não que eu esteja querendo dizer que as assistências que o pessoal aqui do forum da pros users são ruins, longe disso, esse é o melhor forum de suporte que eu já vi um SO ter, só que podiam dar um pouco de enfoque nas possibilidades em interface gráficas(falo quando se da assistencias pro pessoal que é usuario comum, em especial os iniciantes), pelomenos podia dar-se as duas opções. Afinal não custa dizer para os usuários comuns que quando você quer mudar a permissão de um arquivo qualquer pra ele poder ser executavel pode-se clicar com o botão direito do mouse em cima do arquivo e ir em propriedades na guia permissões.

Bom, é so minha opinião.




Entendi, e realmente do ponto de vista de um usuário ainda sem muita intimidade com GNU/Linux as soluções apresentadas por meio da interface gráfica seriam mais apreciadas.

Mas a questão é um pouco mais complexa, apresentar soluções via interface gráfica podem até ser melhor vistas por estes usuários mas é muito mais "desconfortável" para quem tenta ajudar, que tambem é um usuário normal que não recebe nada por isso além da satisfação de ajudar. Veja bem, descrever o caminho, os clicks, o que "deve ser reparado" pelo usuário em uma solução pela interface gráfica pode ser muito complicado, demandando muito mais texto a ser digitado e dando margem à interpretações erroneas. Enquanto nas soluções apresentadas via terminal se apresenta o comando exato, precisando apenas que se copie e cole o mesmo, é mais rápido, direto e garantido.

Além do mais as vezes para apresentar uma solução são necessárias informações sobre o hardware e o sistema que são obtidas como muito mais facilidade pelo usuário usando o terminal, ou só são possíveis por ele.

Por isso dificilmente o modo de se tirar dúvidas vai mudar, mesmo que a interface gráfica atenda toda e qualquer necessidade no GNU/Linux. O que poderia ser uma boa atitude é a explicação de cada componente do comando por quem sugere, mas isso ficaria cansativo e extremamente repetitivo se fosse regra para qualquer comando, poderia ficar restrito aos mais obscuros/menos populares. A solução ideal é o usuário iniciante ler um pouco, ou procurar (mesmo que seja no Google) quando surgir uma dúvida sobre um comando/função/qualquer coisa.

Tem um excelente tópico na sessão iniciante "como usar o terminal/konsole" ( http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,7950.0.html ), foi esse tópico que me ajudou a entender essa ferramenta.

Eu sou ainda iniciante no GNU/Linux, mas sou intermediário/avançado no Windows (95>>>Vista), participo de fóruns a quase 10 anos e lhe digo por experiência própria que tirar dúvidas por interface gráfica chega a ser maçante, às vezes tinha que postar imagens (com setas e círculos adicionados com o paint  ;D ) para ser claro.
« Última modificação: 28 de Maio de 2008, 22:33 por Nossile »
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Não tranquem este tópico!
« Resposta #31 Online: 28 de Maio de 2008, 22:40 »
Embora muitos estejam com os ânimos em polvorosa, estou achando excelente esta discussão. Digo mais: é preciso que a comunidade linux tenha coragem para discutir isto abertamente, pois a dependência em relação ao uso do terminal é o maior impeditivo para a popularização dos Sistemas Operativos livres.

Fechar este tópico seria uma atitude típica de uma companhia software proprietário - que não quer escutar o que os usuários tem a dizer. Não façamos isso. Pode ser que daqui saia um consenso, talvez um denominador comum, entre os usuários simpatizantes e "antipatizantes" do teminal.

Parabenizo o virtualhjs por puxar o assunto. Parabenizo também outros amigos pelas colocações muito pertinentes (em especial Nossile, Bud Spencer, kcnp).

Agora, a minha opinião.

Eu sou um dos "antipatizantes". Mas acredito que há espaço para todos.

Quando comecei a usar o Ubuntu, o que mais gostei foi sua interface gráfica bastante intuitiva, em alguns pontos muito melhor do que o Windows e, até mesmo, o Mac. Mas, quando comecei a instalar os programas e ter que fazer algumas configurações nos periféricos, os colegas de comunidade não raro me orientavam a fazer um "sudo..."

A verdade é que ainda não é possível usar o Ubuntu sendo 100% livre de usar o terminal, o que afugenta os usuários que preferem a interface gráfica. E não é preciso ir longe para ver que o linux está restrito aos geeks. Basta ver o comentário do colega dom diniz na página 17 do tópico Ubuntistas (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,10.msg203815.html#msg203815): "caraca, o grosso do pessoal aqui é da área de TI ou afim  :o, conta-se no dedo que não é  :P".

Para a interface do Ubuntu oferecer uma verdadeira "inculsão digital", é preciso que seus desenvolvedores estudem bastante os princípios de usabilidade de Jakob Nielsen (http://www.useit.com/), Rabardel (vide http://www.unb.br/ip/labergo/sitenovo/Julia/Artigos/paraosite/NeID.PDF) e outros, e os ponham em prática.

Eu disse em outro tópico que, em 2 anos, o Ubuntu pode abocanhar uma fatia significativa do mercado ocupada pela MS. Mas isso só acontecerá se a comunidade tiver espírito autocrítico e coragem para superar os limites de usabilidade que o sistema tem hoje.

abçs (falei demais)

Muito obrigado pelo comentário em relação a minha participação  ;D

Quanto a parte de configuração, mesmo reconheçendo as facilidades e praticidade do terminal, sempre fui a favor de um painel de controle mais desenvolvido, um centro de configurações como em outras distribuições. Tem um tópico aqui que rendeu muita discussão sobre o tema.

sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #32 Online: 28 de Maio de 2008, 23:00 »
Ainda acho que podia-se falar mais sobre a interface gráfica. Acho que é possivel pelo menos mesclar. Além do que quando você pede uma informação de hardware geralmente o usuário comum não vai entender essas informações, a unica coisa que vai fazer é copiar um comando e colar no terminal vendo o resultado e copiar e colar o resultado pra você. Isso é uma coisa, não vai mudar em nada pra ele, você é que vai analisar o problema.
Porem, na questão de mudar a permissão de uma arquivo já é algo que ele poderá usar mais vezes, ou seja, já que é uma atividade comum a ele algo mais intuitivo viria bem a calhar.
Entende? Algo como digite tal comando no console e bote a saida aqui é algo que não vai atrapalha-lo, ele só vai fazer uma copia do comandos uma vez na vida.
Ja descompactar um arquivo é algo mais costumeiro pra um usuário, ele vai fazer isso sempre.
kcnp

boi

  • Visitante
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #33 Online: 28 de Maio de 2008, 23:01 »
Uma coisa que foi citada e que acho muito importante, é que muitas vezes simplesmente não é possível configurar o Ubuntu sem passar pelo terminal e pela edição manual de arquivos de texto. Sobre a necessidade de um painel de controle, devemos lembrar que muitas outras distros já tem essa ferramenta. Antigamente eu achava que um painel de controle estava fora da política do Ubuntu, mas agora vejo o que acontece de fato, é que o Ubuntu simplesmente não desenvolve nada. Portanto, a menos que o Debian venha a ter um painel de controle que possa ser facilmente copiado, podem esquecer. A empresa por trás do Ubuntu parece que tem outras prioridades. Eles não vão desperdiçar recursos desenvolvendo ou mantendo software, quando esses mesmos recursos podem ser aplicados em áreas que eles consideram mais importantes.
Sobre o que colocam como praticamente obrigatório que se dê soluções no fórum apenas usando a interface gráfica, evitando o terminal, eu não concordo, mas aceito. Eu até praticamente parei de colaborar e responder os tópicos por causa disso. Como as soluções que conheço e uso quase sempre passam pelo uso do terminal e edição de arquivos de texto, vejo que não posso ser muito útil aqui. Por isso tenho evitado ao máximo responder perguntas do fórum. Deixo esse trabalho para pessoas que conheçam melhor a interface gráfica.

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #34 Online: 28 de Maio de 2008, 23:10 »
Em relação ao painel de controle, do que se trata exatamente?
To perguntando isso por que se você for em editar menu(clicando com o botão direito nos menus da area de trabalho) for em sistema, preferencias você pode abilitar um aplicativo chamado de centro de controle.
Seria esse o centro de controle, ou o que se quer é algo mais complexo?

E outra coisa boi, não falei que deveriam da suporte só com interface gráfica, mas que seria interessante se, quando possivel, apresentassem, também, alternativas em interfaces gráficas.
« Última modificação: 28 de Maio de 2008, 23:14 por kcnp »
kcnp

Offline raz0r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #35 Online: 28 de Maio de 2008, 23:13 »
Também acho que já está passando da hora de removerem o terminal. Assim quando o sistema quebrar só vai ser preciso formatar e recomeçar do zero, não é mesmo? Já que no "janelas" quando a coisa ferra vc manda um fotmat c:. E tudo volta a ficar lindo navamente (por pouco tempo claro).

Entendam uma coisa. O poder e a essencia do linux é simplesmente  o shell. Que foi baseado no próprio UNIX (na verdade no minix). Com ele temos controle total do sistema. GUI's e window-managers são somente uma casca que facilita o uso, mas tambám e oculta o real funcionamento do sistema. Portando creio que ambos são necessarios.

O Ubuntu é uma boa distro, que traz consigo muitas facilidades, mas ele afasta demais os usuários do terminal. E quando um problema precisar ser resolvido, ele não conseguirá, pois lhe falta conhecimento. Tando que a maioria esmagadora das dicas nos posts deste e em outros fórums, são explicados através da GUI ou o terminal? " ;D BLIM" BLIM" BIM" ;D > Terminal ganha de lavada". Seja para instalação de algo, configuração, remoção, efim, TUDO!

Quem quiser usar linux, então que esteja disposto a apreder a operar um sistema diferente, a estudar, pesquizar, enfrentar aguns desafios e algumas dificuldades (coisa de poucos meses). Gosta de arrastar mouse? Clica usa? Gosta de next next finish? Então meu amigo, vc e o "janelas" foram feitos um para o outro. Sejam felizes até que o format os separe.
"Pior que a ignorância é a auto-ilusão do conhecimento"

cat /etc/issue Debian GNU/Linux squeeze/sid \n \l

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #36 Online: 28 de Maio de 2008, 23:15 »
Sobre o que colocam como praticamente obrigatório que se dê soluções no fórum apenas usando a interface gráfica, evitando o terminal, eu não concordo, mas aceito. Eu até praticamente parei de colaborar e responder os tópicos por causa disso. Como as soluções que conheço e uso quase sempre passam pelo uso do terminal e edição de arquivos de texto, vejo que não posso ser muito útil aqui. Por isso tenho evitado ao máximo responder perguntas do fórum. Deixo esse trabalho para pessoas que conheçam melhor a interface gráfica.

Isso é uma pena. Mas não acho que deveria diminuir sua participação por isso. Quem perde são os usuários.
« Última modificação: 28 de Maio de 2008, 23:30 por Nossile »
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #37 Online: 28 de Maio de 2008, 23:25 »
Também acho que já está passando da hora de removerem o terminal. Assim quando o sistema quebrar só vai ser preciso formatar e recomeçar do zero, não é mesmo? Já que no "janelas" quando a coisa ferra vc manda um fotmat c:. E tudo volta a ficar lindo navamente (por pouco tempo claro).

Entendam uma coisa. O poder e a essencia do linux é simplesmente  o shell. Que foi baseado no próprio UNIX (na verdade no minix). Com ele temos controle total do sistema. GUI's e window-managers são somente uma casca que facilita o uso, mas tambám e oculta o real funcionamento do sistema. Portando creio que ambos são necessarios.

O Ubuntu é uma boa distro, que traz consigo muitas facilidades, mas ele afasta demais os usuários do terminal. E quando um problema precisar ser resolvido, ele não conseguirá, pois lhe falta conhecimento. Tando que a maioria esmagadora das dicas nos posts deste e em outros fórums, são explicados através da GUI ou o terminal? " ;D BLIM" BLIM" BIM" ;D > Terminal ganha de lavada". Seja para instalação de algo, configuração, remoção, efim, TUDO!

Quem quiser usar linux, então que esteja disposto a apreder a operar um sistema diferente, a estudar, pesquizar, enfrentar aguns desafios e algumas dificuldades (coisa de poucos meses). Gosta de arrastar mouse? Clica usa? Gosta de next next finish? Então meu amigo, vc e o "janelas" foram feitos um para o outro. Sejam felizes até que o format os separe.

Mas nem todo mundo tem que saber consertar problemas internos do sistema.
Usuários comuns que só querem usar o msn, o orkut e por ai vai, provavelmente não vão nem lembrar nunca mais do comando que alguém passar pra ele resolver um problema no terminal.
Usuário comum é que da dinheiro pra tecnico se esqueceu?  Usuário comum não tem que entender o sistema, só tem que poder usa-lo.
Usuário comum usa a casca e não o miolo do sistema.
Usuário comum nem formata disco, ele chama o técnico ou seu amigo que conhece do assunto pra fazer isso.
Usuário comum ta pouco se lixando pro que se passa internamente num SO.
E até onde eu sei se um SO quer se popularizar é ele que tem se adaptar ao usuário, e não o contrário.
« Última modificação: 28 de Maio de 2008, 23:27 por kcnp »
kcnp

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #38 Online: 28 de Maio de 2008, 23:30 »
..........

E dando uma olhada no fórum percebi que todos estão "chovendo no molhado".

"Que o Terminal seja abolido" ( http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,8015.0.html ) Tópico de 2006

"Usar o terminal - ainda é assim tão obrigatório?" ( http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28515.0.html ) Tópico de 2007


Encerro aqui minha participação neste tópico.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline raz0r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #39 Online: 28 de Maio de 2008, 23:36 »
Também acho que já está passando da hora de removerem o terminal. Assim quando o sistema quebrar só vai ser preciso formatar e recomeçar do zero, não é mesmo? Já que no "janelas" quando a coisa ferra vc manda um fotmat c:. E tudo volta a ficar lindo navamente (por pouco tempo claro).

Entendam uma coisa. O poder e a essencia do linux é simplesmente  o shell. Que foi baseado no próprio UNIX (na verdade no minix). Com ele temos controle total do sistema. GUI's e window-managers são somente uma casca que facilita o uso, mas tambám e oculta o real funcionamento do sistema. Portando creio que ambos são necessarios.

O Ubuntu é uma boa distro, que traz consigo muitas facilidades, mas ele afasta demais os usuários do terminal. E quando um problema precisar ser resolvido, ele não conseguirá, pois lhe falta conhecimento. Tando que a maioria esmagadora das dicas nos posts deste e em outros fórums, são explicados através da GUI ou o terminal? " ;D BLIM" BLIM" BIM" ;D > Terminal ganha de lavada". Seja para instalação de algo, configuração, remoção, efim, TUDO!

Quem quiser usar linux, então que esteja disposto a apreder a operar um sistema diferente, a estudar, pesquizar, enfrentar aguns desafios e algumas dificuldades (coisa de poucos meses). Gosta de arrastar mouse? Clica usa? Gosta de next next finish? Então meu amigo, vc e o "janelas" foram feitos um para o outro. Sejam felizes até que o format os separe.

Mas nem todo mundo tem que saber consertar problemas internos do sistema.
Usuários comuns que só querem usar o msn, o orkut e por ai vai, provavelmente não vão nem lembrar nunca mais do comando que alguém passar pra ele resolver um problema no terminal.
Usuário comum é que da dinheiro pra tecnico se esqueceu?  Usuário comum não tem que entender o sistema, só tem que poder usa-lo.
Usuário comum usa a casca e não o miolo do sistema.
Usuário comum nem formata disco, ele chama o técnico ou seu amigo que conhece do assunto pra fazer isso.
Usuário comum ta pouco se lixando pro que se passa internamente num SO.
E até onde eu sei se um SO quer se popularizar é ele que tem se adaptar ao usuário, e não o contrário.

Rapaz, vc falou tudo. Mas pra esse tipo de user, o melhor que ele faz é ficar no janelas. Até porque em questão de intuitividade o janelas é bem melhor. Arrasta aqui, clica ali, estou errado? Me mostra uma distro do linux em que o cidadão configura tudo só arrastando o mouse. O terminal não é um bicho de 7 cabeças. Pra usar basta ser alfabetizado e não ter preguiça.

E pode ter certeza que linux no desktop = tecnico desempregado.
"Pior que a ignorância é a auto-ilusão do conhecimento"

cat /etc/issue Debian GNU/Linux squeeze/sid \n \l

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #40 Online: 28 de Maio de 2008, 23:40 »
Também vou parar por qui. Acho que o que eu queria dizer já disse e os argumentos de ambos os lados estão um tanto repetitivos. Acho que esse tópico ja deu o que tinha que dá. Com excessão de um atrito mais pesado no inicio o tópico andou em bom nível de respeito.Foi uma boa discurssão.
kcnp

Offline psicothico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #41 Online: 29 de Maio de 2008, 14:20 »
Também faço aqui meu último post.

Vejo que, no final, que convivem na comunidade linux os pró-usabilidade e os que acreditam que todo usuário deve ser também um técnico.

Como já falei antes, a estatística do linux (tópico "ubuntistas") é clara: a maioria de seus usuários tem formação em informática. Eu sou uma exceção (sou piscólogo) mas me considero um geek, pois sou aficcionado por tecnologia e não tenho dificuldades reais em usar o terminal (embora eu não goste dele).

Você vai me desculpar, Raz0r, mas você foi muito infeliz em suas colocações. Você defende, abertamente, que o usuário comum não venha para o linux: "Gosta de arrastar mouse? Clica usa? Gosta de next next finish? Então meu amigo, vc e o "janelas" foram feitos um para o outro. Sejam felizes até que o format os separe."

Isso é frontalmente contra a filosofia do Ubuntu, que não por acaso está se tornando um sistema operacional muito popular. Espero que a Canonical não adote sua filosofia, pois do contrário aquela profecia que fiz de "em 2 anos, morder a fatia de mercado da Microsoft", nunca acontecerá. Basta reler a citação que fiz do que você escreveu.

Espero que prevaleça o equilíbrio: o terminal não deve morrer, pois muitos usuários gostam dele (em especial os diplomados em TI). Mas é preciso que cresça a consciência de que somente melhorando a usabilidade (vide Nielsen e Rabardel, que citei anteriormente), o linux se tornará o sistema operacional preferido da maioria. Amigos da usabilidade, unamo-nos!

abraços.


boi

  • Visitante
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #42 Online: 29 de Maio de 2008, 14:50 »
Gostaria que me explicassem como resolver o problema de um usuário relatado neste tópico:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36118.msg215362
sem apelar para a linha de comando.
Já estou fazendo a minha parte, não vou meter o bico. Então, espero que o pessoal que acha que dá para fazer tudo sem recorrer à linha de comando encontre uma solução. Espero que não seja o velho formatar e instalar de novo à moda do Windows. Do formatar e instalar de novo a cada seis meses, sempre que sai uma nova versão, aquilo que chamam aqui de "instalação limpa", já nem falo mais nada. Mesmo porque parece que resolveram aqui que este é o modo correto de fazer upgrade no Linux. Creio que o próximo passo é resolver que formatar e instalar de novo é a maneira correta de resolver qualquer problema com o sistema.

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #43 Online: 29 de Maio de 2008, 17:47 »
Gostaria que me explicassem como resolver o problema de um usuário relatado neste tópico:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36118.msg215362
sem apelar para a linha de comando.
Já estou fazendo a minha parte, não vou meter o bico. Então, espero que o pessoal que acha que dá para fazer tudo sem recorrer à linha de comando encontre uma solução. Espero que não seja o velho formatar e instalar de novo à moda do Windows. Do formatar e instalar de novo a cada seis meses, sempre que sai uma nova versão, aquilo que chamam aqui de "instalação limpa", já nem falo mais nada. Mesmo porque parece que resolveram aqui que este é o modo correto de fazer upgrade no Linux. Creio que o próximo passo é resolver que formatar e instalar de novo é a maneira correta de resolver qualquer problema com o sistema.

pois é.. a tal "instalação limpa" virou um conceito de como fazer update. É o completo desvirtuamento. Uma das finalidades da modulação do sistema é justamente um componente não compromenter os demais, tornando uma recuperação mais fácil. Se a instalação limpa fosse a maneira correta não haveria motivo de upgrade on line, seria perda de tempo programar algo que nunca funcionaria. O upgrade online não passa de um grande update, desses diários. É um novo mercado se formando: formatação do Ubuntu. Image só, curso de como formatar o Ubuntu.

sobre o tópico: o terminal jamais morrerá... é ele que une TODAS as distros, é um cordão umbelical. Quem mexe com distros mais avançadas sabe do que estou falando. Com raras exceções, a configuração básicas de todas as distribuições pode ser feito totalmente via terminal e pelos mesmos comandos. Já cansei de achar soluções pro Arch no fórum em inglês do Ubuntu, soluções pro Slack no fórum do Gentoo, e assim por diante. O que deve acontecer com ele é aquele ditado: Dai a César o que é de César. Dai ao iniciante o que para iniciante. Se pode evitar o terminal, evite-o (no caso de iniciantes). Uma tela preta enorme (no caso de uma tty vazia) assusta qualquer um.
« Última modificação: 29 de Maio de 2008, 17:50 por Syph0s »

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Terminal em fase terminal?
« Resposta #44 Online: 29 de Maio de 2008, 18:54 »
.Sobre a necessidade de um painel de controle, devemos lembrar que muitas outras distros já tem essa ferramenta. Antigamente eu achava que um painel de controle estava fora da política do Ubuntu, mas agora vejo o que acontece de fato, é que o Ubuntu simplesmente não desenvolve nada.

Vc tem certeza que o ubuntu não tem painel de controlo?? Exprimente dar este comando na consola "gnome-control-center"