Autor Tópico: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo  (Lida 133611 vezes)

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #75 Online: 15 de Junho de 2008, 21:03 »
http://urukrama.wordpress.com/openbox-guide/
Esse ai é o melhor guia Openbox ja feito.

Eu ia traduzir pra BR, mas nem tenho paciência =p


Para o papel de parede kernel, eu prefiro agora esse modelo, junto com o thunar.

Citar
If you use Feh also as an image viewer, open the image, right click on it and go to File > Background and select your preferred option. If you use Thunar, you can also create a custom action (Edit > Configure custom action > ). Create a new action called ‘Set as Background’ and use the following command: feh –bg-scale %f (or tile/center/etc.) and select ‘Image files’ in the ‘Appearance condition’ tab. Now you’ll just have to right click on an image file in Thunar and select the ‘Set as Background’.

To make sure Feh loads the wallpaper again when you start Openbox, add this to your autostart file (see above):

   eval `cat $HOME/.fehbg` &

yari yari...

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #76 Online: 15 de Junho de 2008, 22:24 »
Boa Razien.
É uma ótima opção, ainda que eu prefira o Nitrogen :)
Ha, e esse tutorial eu coloquei o link no meu tutorial desde o primeiro dia xD
« Última modificação: 15 de Junho de 2008, 22:26 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #77 Online: 16 de Junho de 2008, 16:36 »
Ahh ta, nem lembrava mais =p

Eu gostei bastante do nitrogen...  mas quando descubri que podia usar com o Thunar, foi adeus nitrogen =p

A minha coleção de papel de parede tem crescido muito (embora eu nem mude tanto) e com o nitrogen sempre demora a carregar tudo.

yari yari...

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #78 Online: 16 de Junho de 2008, 17:49 »
Ahh ta, nem lembrava mais =p

Eu gostei bastante do nitrogen...  mas quando descubri que podia usar com o Thunar, foi adeus nitrogen =p

A minha coleção de papel de parede tem crescido muito (embora eu nem mude tanto) e com o nitrogen sempre demora a carregar tudo.



Ta ái, por isso é bom a diversidade do Linux, agente acaba achando uma opção que nos satisfaça ;D

Eu prefiro o Nitrogen por que aqui carrega rápido e escolho tudo com quatro cliques do Mouse, com essa ação do Thunar eu tenho que entrar no diretório, procurar o Papel de Paredel, clicar, e ainda escolher usar como Papel de parede =P

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #79 Online: 16 de Junho de 2008, 20:16 »
opá houve atualizações, só vi agora mas já vou dar uma fuçada
3 dúvidas:
1º-As vezes quando inicio a sessão os icons não estão defenidos nem essas frescuras do gnome, qual é o comando no autostart que faz com que isso ligue e porque só dá este erro ás vezes, se há coisa que odeio é erros ocasionais, ou dá sempre erro e aí eu resolve ou nunca dá erro isso de ás vezes dar e outras vezes não me deixa furioso >:( >:( >:(
2º-E outro problema que o wallpaper do openbox aparece durante alguns segundos e depois volta para o do gnome e todas as vezes que ligo o ubuntu tenho de mudar ou então fico com o do gnome, e sim eu tenho a linha do feh no autostart
3º-Este problema eu já tinha relatado mas nunca o consegui resolver, os screenlets continuam aparecendo no pypanel, já tentei de 2 maneiras resolver isto, primeiro nas configurações do pypanel tem lá uma parte que é especificamente para isto mas o comando dos screenlets é um pouco complexo e tentei com varios comandos e nenhum funcionou
A outra tentativa de resolução, testei esta tanto para o 2º como para o 3º problema, enchi o autostart com sleeps  ;D ;D para ele abrir os programas pela ordem que eu quero, e funcionou +/- mas ás vezes não abria tudo

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #80 Online: 16 de Junho de 2008, 20:47 »
kakita, também tenho alguns destes problemas, ou até piores, não encontrei solução efetiva até agora, eu os tolero por serem pequenos, mas gostaria de saber como utilizar estes sleeps, pode dizer como utiliza-los por favor? Quero amenizar ainda mais os pequenos problemas ;D



Adicionei mais um iten à atualização:

Watsup - É um monitor de sistema simples e funcional. Permite também você encerrar processos ou programas que pararam de responder/funcionar.
« Última modificação: 16 de Junho de 2008, 20:51 por kErNeL_sCrIpT »

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #81 Online: 16 de Junho de 2008, 21:00 »
kErNeL_sCrIpT, hoje eu descobri mais 3 painéis, o tint[1], que é bem espartano, mais simples do que o pypanel, mas mais bonito; o bmpanel[2], que parece ser bem configurável, este eu não consegui compilar; e o barpanel[3], parece ser bem completo, mas eu não consegui configurá-lo,  me parece que isto é feito através de temas, ele tem suporte a plugins. Eu queria usar o tint, mas ele não tem tray, e isto pesa, eu tentei coloca-lo junto do trayer mas não gostei.
 
1- http://code.google.com/p/tint2/
2- http://nsf.110mb.com/bmpanel/
3- http://www.ossproject.org/projects/barpanel

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #82 Online: 16 de Junho de 2008, 21:08 »
Boas
Tenho pouco tempo até segunda que vem devido a exames e preciso estar com a cabeça fresca não posso pensar em computadores senão desligo do resto  ;D mas prá semana pretendo passar mais tempo resolvendo os problemas que tenho e se não precisar repetir nenhuma exame instalo o Arch com o Openbox standalone
Quanto aos sleeps, é assim o sleep é um comando muito usado no shell script e ele faz um intervalo do tempo que vc quiser, por exemplo
Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
killall avant-window-navigator  && echo "Fechando AWN"
metacity --replace &
/home/miguel/Savage/Savage ||
sleep 2
compiz --replace &
sleep 2
avant-window-navigator &
esse foi um shell que eu fiz
primeiro ele mata o AWN, de seguida mata o compiz e liga o metacity, depois abre o savage as duas barras || permitem que ele só execute o comando seguinte quando o Savage for desligado, depois vem o sleep 2, isto quer dizer que ele faz um intervalo de 2 segundos antes de executar o proximo comando, o resto é o contrario do anterior
O sleep é muito facil de utilizar é só dar a entrada sleep e o tempo(em segundos) que vc quer dar o intervalo
para mais informações
Código: [Selecionar]
man sleep

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #83 Online: 16 de Junho de 2008, 22:08 »
Citar
kErNeL_sCrIpT, hoje eu descobri mais 3 painéis, o tint[1], que é bem espartano, mais simples do que o pypanel, mas mais bonito; o bmpanel[2], que parece ser bem configurável, este eu não consegui compilar; e o barpanel[3], parece ser bem completo, mas eu não consegui configurá-lo,  me parece que isto é feito através de temas, ele tem suporte a plugins. Eu queria usar o tint, mas ele não tem tray, e isto pesa, eu tentei coloca-lo junto do trayer mas não gostei.
 
1- http://code.google.com/p/tint2/
2- http://nsf.110mb.com/bmpanel/
3- http://www.ossproject.org/projects/barpanel

O bmpanel é um pesadelo para instalar no Hardy... eu ja tentei, tem até um tópico (Acredito que sem respostas) meu aqui no fórum.

Tem que instalar novas bibliotecas, depois outros programas param de funciona, foi um sufoco... e nem gostei tanto dele.

Ele segue a margem do openbox, então como eu uso a janela maximizada com margem de 30px, ele aparecia 30px abaixo, e não no topo... um saco.

Vou ver esse barpanel, parece interessante... pelas screens.


Citar
Adicionei mais um iten à atualização:

Watsup - É um monitor de sistema simples e funcional. Permite também você encerrar processos ou programas que pararam de responder/funcionar.

Estranho, aquilo parecia um gedit com botões diferentes o.o



Dois que eu tenho usado do projeto LXDE

LxPanel - Parecido com o Xfce, possui alguns applets como rede, volume, relógio, pager, menus e locais.  A transparência dele não funciona aqui.
http://www.gnomefiles.org/app.php/LXPanel

Lxtask - Similar ao Xfce, mas sem as dependências desse. Só acho ruim que ele mostra o uso em Kb/s, prefiro Mb/s
http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=180858&package_id=273894



Downloads do LXDE
http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=180858


yari yari...

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #84 Online: 16 de Junho de 2008, 23:06 »
tfmoraes,

Muito obrigado :)
Eu tinha pesquisado sobre o BMPanel, mas não testei e não fiquei muito interessado, também sobre o o barpanel, mas achei horroroso :P
Já o tint eu achei muito show pelas screens, vou testar assim que for possível.

Editado
Caramba! :o
O Tint é muito, MUITO show! Valeu as meia hora que corri atrás de dependência pra compilar ;D
Muito bom mesmo, é praticamente uma extenção-openbox :D
Bonito, elegante, rápido, vários níveis de transparência do "núcleo" do painel, das bordas, das sombras, mudar o tamanho do painel, das bordas, mudar as cores, show! Só faltou ficar por baixo das janelas e um tray :(
Mas tem muitos trays standalone nos repositórios, e também dá pra usar o PyPanel como tray 8)
Bom, mas ta no começo o projeto, ta tranquilo :)

Acabei de testar somente à alguns minutos, mas já mexi nas configs e ta aqui pra quem quiser testar (A config é no estilo da do PyPanel):

Código: [Selecionar]
#---------------------------------------------
# TTM CONFIG FILE
#
# colors: hex format
# booleans: 0 or 1
# alpha: 0 to 100 percent
# font: [FAMILY-LIST] [STYLE-OPTIONS] [SIZE]
# panel_width: 0 == use full width
#---------------------------------------------

#---------------------------------------------
# FONT
#---------------------------------------------
font = sans 7
font_color = #ffffff
font_alpha = 55
font_active_color = #ffffff
font_active_alpha = 85
font_shadow = 0

#---------------------------------------------
# PANEL
# panel_position : bottom left, bottom right, bottom center, top left, top right, top center
# panel_show_all_desktop = 0 : tint show one taskbar from current desktop
# panel_show_all_desktop = 1 : tint show all taskbar
#---------------------------------------------
panel_show_all_desktop = 1
panel_width = 900
panel_height = 30
panel_margin = 4
panel_position = bottom center

#---------------------------------------------
# PANEL BACKGROUND AND BORDER
#---------------------------------------------
panel_background = 1
panel_background_color = #000000
panel_background_alpha = 60
panel_border_width = 1
panel_border_color = #ffffff
panel_border_alpha = 30
panel_rounded = 8

#---------------------------------------------
# TASKS
#---------------------------------------------
task_text_centered = 1
task_width = 110
task_margin = 2
task_padding = 2
task_icon = 1
task_icon_size = 12

#---------------------------------------------
# TASK BACKGROUND AND BORDER
#---------------------------------------------
task_background = 1
task_background_color = #ffffff
task_background_alpha = 40
task_active_background_color = #ffffff
task_active_background_alpha = 55

task_border_width = 1
task_border_color = #d2d2d2
task_border_alpha = 35
task_rounded = 12
task_active_border_width = 2
task_active_border_color = #d2d2d2
task_active_border_alpha = 40
task_active_rounded = 12

#---------------------------------------------
# MOUSE ACTION
# configure mouse action with
# (none, close, toggle, iconify, shade, toggle_iconify)
#---------------------------------------------
mouse_middle = none
mouse_right = close
mouse_scroll_up = toggle
mouse_scroll_down = iconify



kakita,

Muito obrigado :)



Razien,

Citar
Estranho, aquilo parecia um gedit com botões diferentes o.o

BUAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHA
« Última modificação: 17 de Junho de 2008, 00:51 por kErNeL_sCrIpT »

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #85 Online: 19 de Junho de 2008, 18:12 »
boas
kernel vi que vc adicionou um sleep 8 no autostart.sh, resolveu o problema ou continua?

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #86 Online: 19 de Junho de 2008, 20:33 »
boas
kernel vi que vc adicionou um sleep 8 no autostart.sh, resolveu o problema ou continua?

Resolveu quase tudo. De uma hora pra outra, começou a entrar o Papel de Parede do GNOME por cima do definido pelo feh, dai entrei no GNOME e coloquei o mesmo que uso no OpenBox, mas acabo definindo manualmente mesmo. e o wbar, tenho que fechar, redefinir o Papel de Parede e iniciar o wbar denovo pra não quebra o Papel de Parede na região do wbar. Tenho que redefinir e alterar mais coisas no autostart pra ver se melhora, e o tint não entra de jeito nenhum, tem que ser manualmente. Mas em suma resolveu boa parte. Mas também, to usando três painéis e uma dock :P Além de um monte de serviços e programas, mas o sleep deixou as coisas mais redondas, obrigado pela dica mais uma vez.
« Última modificação: 19 de Junho de 2008, 20:39 por kErNeL_sCrIpT »

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #87 Online: 19 de Junho de 2008, 21:55 »
Alguém sabe como deixar o conky com cor de fundo e transparente?
KErNel_sCrIpt, na documentação do tint[1] tem como resolver este problema, eu estou tendo este problema também, amanhã eu vou testar no meu trabalho.

1- http://code.google.com/p/tint2/wiki/documentation_01

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #88 Online: 19 de Junho de 2008, 22:58 »
Citar
Alguém sabe como deixar o conky com cor de fundo e transparente?
o Conky se desligar a opção de janela tem a opçao de transparencia, se ele não tiver janela própria deve ficar transparente na boa.

Citar
Resolveu quase tudo. De uma hora pra outra, começou a entrar o Papel de Parede do GNOME por cima do definido pelo feh, dai entrei no GNOME e coloquei o mesmo que uso no OpenBox, mas acabo definindo manualmente mesmo.

Ja que eu to usando com o gnome junto eu prefiro ficar com o papel de parede do gnome, não tenho problemas com isso =p

Citar
e o wbar, tenho que fechar, redefinir o Papel de Parede e iniciar o wbar denovo pra não quebra o Papel de Parede na região do wbar.

Um sleep no wbar pra ele iniciar depois do papel de parede ajuda. Eu uso no meu com sleep 3.
Ja o problema de bagunçar com o fundo, é só usar botão direito na barra =p

Ele atualiza ela e fica com o fundo certo XDD

yari yari...

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Tutorial | OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo
« Resposta #89 Online: 20 de Junho de 2008, 01:10 »
Obrigado tfmoraes e Razien.

O tint continua sem obedecer.

Esqueci que clicar com o botão direito do Mouse atualiza a wbar :P

Agora minhas fontes estão grandes e não querem voltar ao normal, vou rearranjar o autostart, acredito ser uma questão de organização neste arquivo.
« Última modificação: 20 de Junho de 2008, 01:13 por kErNeL_sCrIpT »