Autor Tópico: Fedora 9 lançado! - Muitas novidades!  (Lida 11733 vezes)

Offline HD883

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Fedora 9 lançado! - Muitas novidades!
« Online: 14 de Maio de 2008, 13:48 »
Acaba de ser lançado o Fedora 9, baixe já o seu:
http://fedoraproject.org/en/get-fedora
Novidades:
Citação:
Esta versão traz o GNOME 2.22. O GNOME agora inclui um utilitário para fotos via webcam e criação de vídeo chamado Cheese, melhorias no suporte ao sistema de arquivos de rede, um novo applet de relógio internacional, suporte ao Google Calendar e marcadores (labels) customizados no Evolution, um novo visualizador de Desktop remoto, melhorias nas funcionalidades de acessibilidade e integração com PolicyKit.

O KDE 4.0.3 está disponível na imagem do KDE Live bem como no DVD regular.

O Xfce 4.4.2 está disponível como parte desta versão.

O NetworkManager 0.7 fornece melhorias ao suporte de banda larga móvel, incluindo dispositivos GSM e CDMA e também agora suporta múltiplos dispositivos e redes mútuas (ad-hoc) para compartilhar conexões. Isto está agora habilitado por padrão na instalação a partir do DVD, CD, rede e imagem Live.

O instalador do Fedora, Anaconda, agora suporta redimensionamento de partições ext2/3 e NTFS, cria e instala o Fedora em sistema de arquivos encriptados, foi melhorando o modo de recuperação (Rescue Mode) com o FirstAidFit, uma independente localizações para a segunda fase do instalador e de pacotes de software. Uma reestruturação, imagem netboot.iso maior, que agora dispõe de uma segunda fase do instalador em parte por essa razão.

Imagens Live USB agora com suporte a persistência, ou seja, seus dados e mudanças de configuração serão preservados mesmo depois de reinicializá-lo.

PackageKit, um novo conjunto de ferramentas gráficas e para console, com um framework para gerenciamento de software independentemente de distribuição, substituíu o Pirut nesta versão do Fedora. O atualizador gráfico do PackageKit está disponível ao invés do Pup. Por trás do PackageKit, o desempenho do yum foi significamente melhorado.

O FreeIPA torna o gerenciamento de auditoria, identidade e políticas de processos mais fácil fornecendo um provisionamento via web a através de linha de comando, além de ferramentas de administração para facilitar a administração de sistema. O FreeIPA combina o poder o Fedora Directory Server com o FreeRADIUS, MIT Kerberos, NTP e DNS para prover uma fácil solução que funcione sem requerer configurações (out of the box).

Ext4, a próxima versão do maduro e estável sistema de arquivos ext3 está disponível como uma opção nesta versão. Ext4 dispõe de um desempenho melhor, alta capacidade de armazenamento e várias outras novas funcionalidades.

Esta versão do Fedora usa o Upstart, uma substituição baseada em evento para a aplicação /sbin/init.

O Firefox 3 traz uma série de importantes melhorias, incluindo uma nativa aparência e comportamento (look and feel), integração com o desktop, o novo Places substituindo os favoritos e uma re-estruturada barra de endereços.

O ambiente Java completamente livre e de código aberto OpenJDK 6 é instalado por padrão. O IcedTea 7, derivado do OpenJDK 1.7, já não é mais o padrão. O IcedTea inclui um plugin para navegador baseado no GCJ e está disponível para as arquiteturas x86 e x86_64. O GCJ continua sendo o padrão na arquitetura PPC.

OpenOffice.org 2.4, com muitas novas melhorias está disponivel como parte do Fedora 9.

O Fedora agora inclui o Perl 5.10.0, que dispõe de um menor consumo de memória e outras melhorias.

O Fedora agora inclui o TeXLive em substituição a antiga e não mais mantida distribuição do TeX.

O Fedora 9 apresenta um kernel baseado na versão 2.6.25.

Problemas (crashes) no kernel podem ser mais automaticamente reportados ao http://www.kerneloops.org/ e diagnosticados de uma maneira amigável através do pacote kerneloops instalado por padrão. Assinaturas de Problemas (crashes) são comummente referidos como "oopses" no Linux.

Os trabalhos sobre a iniciação e encerramento do X tem rendido melhorias notáveis.
E a mais importante: a inclusão de um drive para placas wireless baseadas no Realtek Rtl8185

Para instalar codecs proprietários basta instalar o programa easylife.
Já testei, instalei aqui em dual boot com o ubuntu e a minha impressão é que o Ubuntu ficou para trás.
O fedora trás muitas novidades e está berm mais estável. O firefox encrava muitas vezes no ubuntu e aqui no fedora ainda não deu qualquer problema.


« Última modificação: 20 de Maio de 2008, 03:05 por HD883 »

Offline Lucas C.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Fedora 9 lançado! - Muitas novidades!
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2008, 14:00 »
Fiquei bem interessado depois que li, mas pena que batalhei pra consegui o Ubuntu (minha internet é de 400 Kpbs e o Ubuntu foi 697.3 MB  :'()

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Fedora 9 lançado! - Muitas novidades!
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2008, 14:22 »
Já estou providenciando o Fedora 9. Estou muito empolgado com as novidades, principalmente com o Package Kit que parece ser muito melhor que o Pirut. Esse foi o único motivo que não sai do Ubuntu 7.10 para o Fedora 8.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Fedora 9 lançado! - Muitas novidades!
« Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2008, 00:35 »
..................
Sinceramente, acho que desta vez o ubuntu perde claramente para o fedora


Acho interessante sempre as novidades do mundo GNU/Linux aqui também no fórum.
Mas sincera/ caro, achei essa sua última citação deselegante, como ñ concordaria que fosse feito ao contrário no fórum do Fedora.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Fedora 9 lançado! - Muitas novidades!
« Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2008, 01:22 »
Como estão todos com os ânimos muito exaltados ultimamente, já aviso para que tratem o tópico com cuidado e se comportem. Limitem-se ao assunto do tópico.

Offline HD883

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Fedora 9 lançado! - Muitas novidades!
« Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2008, 02:17 »
..................
Sinceramente, acho que desta vez o ubuntu perde claramente para o fedora


Acho interessante sempre as novidades do mundo GNU/Linux aqui também no fórum.
Mas sincera/ caro, achei essa sua última citação deselegante, como ñ concordaria que fosse feito ao contrário no fórum do Fedora.
Amigo eu adoro o Ubuntu e longe de mim trocar o ubuntu por qualquer distro. O meu comentário foi apenas a minha opnião baseada nos testes que efectuei tendo os dois instalados na mesma máquina.
Por gostar muito do Ubuntu não posso ser hipocrita e dizer que o Ubuntu é sempre melhor em todas as versões quando vejo o contrário.

OFF TOPIC: adoro o meu Benfica mas reconhecço que  nos ultimos anos o Porto tem sido bem superior ;)
« Última modificação: 15 de Maio de 2008, 02:19 por HD883 »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Fedora 9 lançado! - Muitas novidades!
« Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2008, 02:24 »
2.6.25??? Infelizmente esse kernel ainda não está 100% como está o 2.6.24 agora (e demorou um bom tempo para isso acontecer) e vários drivers tem problemas.

Velocidade e performance ele ganha mas em patches e drivers o melhor no momento é o 2.6.24, por falar nisso olhem só essa vulnerabilidade.

http://www.guiadohardware.net/comunidade/vulnerabilidade-kernels/866985/

Nesse momento acho que nem o debian lenny nem o sid tenham correção! O omnislash já possui!!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline HD883

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Fedora 9 lançado! - Muitas novidades!
« Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2008, 06:13 »
2.6.25??? Infelizmente esse kernel ainda não está 100% como está o 2.6.24 agora (e demorou um bom tempo para isso acontecer) e vários drivers tem problemas.

Velocidade e performance ele ganha mas em patches e drivers o melhor no momento é o 2.6.24, por falar nisso olhem só essa vulnerabilidade.

http://www.guiadohardware.net/comunidade/vulnerabilidade-kernels/866985/

Nesse momento acho que nem o debian lenny nem o sid tenham correção! O omnislash já possui!!

Hqx
É normal isso! O fedora está sempre à frentes das outras distros pelos menos 6 meses.
Amigo, o que eu mais aprecio no Red Hat e no Fedora é os pacthes que eles utilizam no kernel. Se fores verificar a RedHat é que mais oatches produz para o kernel.É normal o Fedora ter sempre o ultimo kernel. Tenho usado o fedora junto com o ubuntu desde o fedora 6 e  nunca tive qualquer instabilidade com o fedora.
Aliás a unica versão do ubuntu que foi bem superior em termos de estabilidade foi o 7.04.
Tu que tens feito um belo trabalho de personalizar o kernel do ubuntu, deverias experimentar o fedora num dual boot ou no vmware. Em termos de kernel eles são os melhores!
« Última modificação: 15 de Maio de 2008, 06:16 por HD883 »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Fedora 9 lançado! - Muitas novidades!
« Resposta #8 Online: 15 de Maio de 2008, 06:38 »
Citar
Amigo, o que eu mais aprecio no Red Hat e no Fedora é os pacthes que eles utilizam no kernel. Se fores verificar a RedHat é que mais oatches produz para o kernel.É normal o Fedora ter sempre o ultimo kernel

O 2.6.24 é mais antigo que o 2.6.25 e por isso grande parte dos patches está disponível para a série 24!

Daqui há algum tempo, isso acontecerá na série 25.

Usar Nvidia no Fedora 9 está difícil olhe só no fórum da Nvidia

http://www.nvnews.net/vbulletin/showthread.php?t=107725

Isso acontece por causa do novo xorg e agora olhe o que acontece com quem usa kernel 2.6.25

http://www.nvnews.net/vbulletin/showthread.php?t=110088

Vai ter que usar patch para funcionar ou ir para o driver beta...

ATI então é difícil... até o EnvyNG não funciona direito com a série 25.

Vmware dá vários crashs, som deixa de funcionar, modem não compila de jeito nenhum e diversas coisas acontecem nessa série.

Ele é um kernel ruim?? Não!!! (Ruim foi o 24 que precisa de partes do 25 para funcionar legal hehehe)

Ele precisa apenas de tempo para que drivers, programas, etc... se adaptem a ele, pois em performance ele é muito bom e dá uma velocidade muito boa na máquina.

Os problemas que o kernel 2.6.25 está passando foram os mesmos pelo qual passaram a série 22 e a 24 e hoje estão corrigidos. Quando falo é nesse sentido!!

Quando ao Fedora eu testei e como uso bastante o Kubuntu (depois que me acostumei a base debian tá difícil trocar de distro por mais de 1 semana) não me adaptei mas é uma distro boa.

Quanto ao kernel e a árvore de desenvolvimento deles eu sempre estou atento (e a do suse, gentoo, archlinux, etch...)

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline mano cazalet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: Fedora 9 lançado! - Muitas novidades!
« Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2008, 10:54 »
oi a todos,

instalei na minha partição de testes a minha 2a distro favorita.
o que chama a atenção de cara é que a inicialização ficou muito mais rápida em comaração ao fedora 8, que tava bastante lenta.
Achei o packegeKit muito bom, creio que será implementado em breve por outras distros.
Enfim, fico feliz por eles, acho que deram um passo bem grande em relação ao F8, e de forma geral, essa competição só faz bem pro nosso mundo linux.
A única coisa de "negativo" é que o Fedora não é uma distro "out of the box", que nem o nosso querido ubuntu, ou seja, instalar, refinar um pouquinho (java, flash, aparência, etc) e sair usando, ele exige mais trabalho, tempo maior para as configurações, mas uma vez feito deixará muitos usuários felizes.

Piras

  • Visitante
Re: Fedora 9 lançado! - Muitas novidades!
« Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2008, 13:06 »
Instalei o Fedora 9 na minha partição de testes e fiquei um pouco decepcionado. O problema, pelo visto, é o kernel, pois quase todos os problemas que tive com o Hardy reproduziram-se no Sulphur. Aliás, ontem, enquanto o Hardy abriu com a resolução errada, o ambiente gráfico do Fedora simplesmente não foi ativado. Por enquanto, o sistema mais estável no meu computador, por incrível que possa parecer, é mesmo o XP!

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Fedora 9 lançado! - Muitas novidades!
« Resposta #11 Online: 16 de Maio de 2008, 20:49 »
a ultima vez que usei o fedora foi no 7,realmente gostei muito.o gerenciador de pacotes não decepciona.Não tenho animo pra baixar em minha net de 300kbps (6 horas)
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Fedora 9 lançado! - Muitas novidades!
« Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2008, 12:01 »
Baixei ontem o Fedora Gnome Live 9. Cara, tá violento demais. Que isso!! Muito show!! Agora vi que o problema de montagem de Pendrive Kingston realmente não é apenas do Ubuntu 8.04. O Fedora 9 também está com isso e realmente o problema está no Gnome-Mount.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Fedora 9 lançado! - Muitas novidades!
« Resposta #13 Online: 18 de Maio de 2008, 15:40 »
O kernel 2.6.25 esta rodando no Ubuntu 8.04 perfeitamente. Ate fiz uma artigo de como instalar o mesmo.
Nunca gostei muito do Fedora, por ser bem mais pesado que o Ubuntu, pelo menos nos meus testes. Vou testar esse aqui e ver se vai ser diferente dessa vez;

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Fedora 9 lançado! - Muitas novidades!
« Resposta #14 Online: 18 de Maio de 2008, 16:43 »
Rsrsrsrs, gostei de uma maneira geral, os caras do fórum de uma distribuição comentarem sobre outra !!!!!! é claro,q são bons os comentários pelo ponto de vista "meu" . . . sobre o fedora, apenas fiquei animado pra baixar, sobre o Ubuntu, estou tentando me adaptar, instalei esses dias no meu, só o Ubuntu mesmo 8.04, e gostei, tive alguns probleminhas:

- menu do dvd não existia no Totem, já entrava direto no filme e não tinha como avançar a cena
- o tocar de mp3, rithmusic,  não adicionava alguns arquivos meu em wav no play list, quer dizer ele não encontrava a pasta com os arquivos, achei estranho
- do nada o firefox não postava em fórum nenhum,até criei um tópico, depois de um tempo aparecia uma janela para fazer download de um arquivo index.php.

No mais gostei do Ubuntu, vai q me dá na loka de novo e instalo ele aki no pc.

nossa, acho q viajei um pouco no post ....
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits