Problema de usuário com ProFTPd

Iniciado por neosoro, 13 de Maio de 2008, 01:14

tópico anterior - próximo tópico

neosoro

boa noite. sempre venho aqui para tirar minhas dúvidas, e na maioria das vezes consigo apenas pesquisando no forum, porém desta vez não achei em lugar algum minha dúvida e isto está me deixando furioso.

1 - Instalei o ProFTPd fazendo o download na internet e digitando o comando : './configure --prefix=/usr/local/proftpd && make && make install '

2 - configurei o proftpd.conf segundo esses parâmetros:
Arquivo de configuração

3 - estou até conseguindo acessar o ftp normalmente, inclusive com um client ftp no rwindow$ na minha rede local, porém estou acessando meu usuário 'principal' com minha senha que uso para acessar qualquer coisa no linux... está certo isso? Como eu faria para configurar um novo usuário, por exemplo? Tipo um usuário ftp, por exemplo, que possui uma pasta dentro de /var/www pra que eu mande os arquivos direto pra lá.

Espero que me entendam, ainda sou iniciante tanto em linux, como em montar servidores linux.

Obrigado,

Rodrigo César

rafasnn

neosoro,

bem vindo ao fórum!

bom vou tentar explicar,

geralmente o ftp é utilizado com um usuário anônimo, ou seja, qualquer um poderia acessar, mas nada impede de você utilizar o ftp com níveis de senha e até permitir aos usuários além de baixar poderem enviar arquivos ao ftp.
Vale lembrar que a pasta ftp não fica originalmente em "/var/www" e sim "/home/ftp"

da uma lida aqui:
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/instalando-servidor-ftp-linux/

espero ter ajudado!
Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB