...Cansa porque a cada novo programa que você deseja instalar você precisa procurar um "How to Install X" (HIX) sinceramente isso irrita de mais, e ainda 20% dos programas o tutorial não funciona, ou pior nos outros 80%, não explica o que você esta fazendo então a cada novo programa (mesmo similar) você precisa repetir coisas que você não tem idéia pra que servem, se eu que quero aprender sobre o sistema já acho essa parte massante, imagina um usuário que só quer usar o sistema...
Quem presta ajuda não é obrigado a saber quem quer ou não maiores detalhes sobre o que está fazendo. Você mesmo informa que muitos usuários só querem usar, então, no fórum, o rápido passar de comandos já resolve no caso de quem só quer resolver determinado problema. Agora se você quer detalhes do que está fazendo não custa perguntar, pois como dizia o saudoso chacrinha:
“Quem não se comunica se trumbica.”...Pode-se dizer que tem o apt-get que é fácil que é uma mamata e coisa e tal, sim realmente é muito fácil a instalação com o apt-get mas ele apenas instala, não te mostra onde colocou nada do programa e te deixa exatamente como um usuário windows (não tem idéia do que esta por trás), tirando o fato que nem tudo que você quer está nos repositórios debian...
Isso é bem coisa de iniciantes, não no sentido pejorativo da afirmação ok. Tenha em mente que você está experimentando algo novo e portanto bem diferente do Windows que precisa de estudo inicial para se adaptar as particularidades do sistema e esta é uma das grandes falhas dos iniciantes que pensam que o Linux é similar ao Windows e não é, pois apresenta uma curva de aprendizado maior e como disse, tem suas particularidades. Por exemplo, no caso comentado por você para saber onde foi instalado um programa, no terminal, você usaria o comando
whereis, que em português significa justamente “onde está”. Usando, por exemplo:
whereis firefox. Outra forma seria procurar no pesquisar no menu Locais. Se o programa não está em um dos menus e se você sabe o nome do executável dele basta teclar
Alt+F2 para abrir a janela do executar aplicação e digitar o nome do executável para entrar em execução. Uma forma mais radical ainda, mas que serve como exemplo de que é possível sim saber onde vai ficar determinado programa
.deb é simplesmente descompactar este pacote
.deb, sim ele é apenas um arquivo compactado com umas instruções especiais, e verificar quais as pastas que ele trás, pois serão nas mesmas correspondentes do sistema que ele vai colocar determinados arquivos e subpastas. Por exemplo, se ao descompactar um
.deb de instalação de um tema dos ícones chamado
Nimbus tiver uma pasta assim
/usr/share/icons/Nimbus saberemos que ele vai instalar a pasta
Nimbus com os ícones do tema
Nimbus na pasta do sistema
/usr/share/icons.
É fundamental que você entenda a estrutura de diretórios do sistema para poder saber por exemplo que o
/usr (de user) é de longe o diretório com mais arquivos em qualquer distribuição Linux, pois nele ficam os executáveis e bibliotecas dos principais programas. A pasta
/usr/bin (de binário), por exemplo, armazena muitos programas e atalhos de programas, portanto se você tiver que chutar em que pasta está um executável de um programa qualquer, o melhor chute é exatamente a pasta
/usr/bin. Outro diretório muito usado é o
/usr/lib, no qual ficam armazenadas as bibliotecas dos programas. A função dessas bibliotecas lembra um pouco a dos arquivos
.dll do Windows: as que têm extensão
.a são bibliotecas estáticas, enquanto as terminadas em
.so.versão são compartilhadas, usadas por vários programas e necessárias para instalar vários programas distribuídos em código fonte. O diretório
/etc concentra os arquivos de configuração do sistema, de certa forma substiuindo o registro do windows e por aí vai...
...Quando você tenta instalar algo que você somente faz o down do arquivo (pacote .deb .rpm .tar .tar.gz .bin) é uma desgraça tentar instalar sem recorrer aos HIX Já tentei instalar um jogo de xadrez esses dias e não consegui, dai acabei por largar mão do jogo...
Isso é um problema sim do sistema Linux, para não dizer que tudo são flores, mas que também depende muito de quem cria o pacote, ou seja, a culpa do pacote não funcionar não é exclusivamente do sistema em si, mas também de quem gerou o pacote. Isto tem melhorado muito, já foi pior. Programas em
.tar.gz são programas em código fonte e para a instalação dos mesmos é preciso antes ter instalados os compiladores essenciais para isso. Geralmente estes programas em
.tar.gz trás arquivos de textos, geralmente chamados de
readme, explicando os requerimentos (dependências) e as instruções de uso. Os repositórios do Ubuntu tem uma gama grande de programas e sites como o
getdeb também facilitam o uso de programas que não existem nos repositórios do Ubuntu.
...Em suma isso tem que melhorar e muito, para um usuário que só quer usar o sistema, ou um usuário que não quer ter que aprender sobre o sistema em determinado instante tal qual como a namorada pressionando do lado pra rodar um simples .avi com legenda .srt, um simples Next, Next, Next, Finish seria de grande utilidade e é de longe o que mais faz falta nos sistemas GNU/LINUX...
Já a questão da multimídia tem muito haver sobre a questão da legalidade dos
codecs proprietários e etc, que não podem vir instalados por uma questão legal, mas que permitem sim serem instalados posteriormente e o
apt-get é um lugar para isso seguindo até um tutorial do fórum chamado de
Tutorial Multimídia para o Ubuntu 8.04 Hardy Heron.
...Outro ponto que é a única coisa que gostei do Windows, é que tudo de principal que você precisa está no simples clic direito do mouse, e no GNU/LINUX isso nunca acontece, nunca, mas nunca mesmo.... Agora mesmo eu queria recolocar os ícones: pasta pessoal e meu computador na área de trabalho, e eu não tenho idéia de como fazer (se estivesse um atalho no botão direito do mouse facilitaria e muito), e olha que já o fiz uma vez. Ainda nesse mesmo assunto, criar ícones também é um saco sabe-se deus onde estão as imagens do ícone, com sorte você ainda acha o "executável" (se não foi o apt-get que instalou você estará fadado ao fracasso em sua procura por ícones, aplicativos, ...
Outra questão apenas de ainda se adaptar ao sistema e as particularidades do
Gnome que tende a ter as coisas mais clean na sua interface gráfica. Isso se resolve teclando
Alt+F2 e digitando:
gconf-editor. Quando abrir a janela do
Editor de configurações na esquerda vá em
/ >
apps >
nautilus >
desktop e na direita marque as opções
computer_icon_visible,
home_ico_visible,
network_icon_visible e
trash_icon_visible para se ter os ícones:
Meu computador,
pasta pessoal,
Rede e
Lixeira respectivamente no desktop. Quanto aos locais onde ficariam possíveis arquivos de ícones, veja em
/usr/share/icons (nada mais sugestivo) ou
/usr/share/pixmaps. Se você se refere a criar uma atalho na área de trabalho para chamar um programa, ou seja, um lançador basta clicar com o botão direito na área de trabalho e escolher a opção
Criar Lançador... e na janela que aparece clicar no botão com uma figura qualquer à esquerda para selecionar uma figura que represente o ícone e nos campos à direita, estabelecer um nome para o lançador, o caminho do executável e um comentário descritivo sobre a função daquele lançador para ser mostrado quando colocar o mouse sobre ele sem clicar. Se Você quiser adicionar um atalho nos menus superiores basta usar o menu
Sistema >
Preferências >
Menu Principal ou até mesmo criar um simples arquivo de texto como por exemplo
FretsOnFire.desktop ( a extensão tem sempre que ser
.desktop) na pasta
/usr/share/applications/ com o seguinte conteúdo:
[Desktop Entry]
Name=Frets on Fire
Comment=
Exec=/home/seu_usuário/FretsOnFire/FretsOnFire
Icon=/usr/share/pixmaps/FretsOnFire.pgn
Terminal=false
Type=Application
Categories=Application;Game;
onde a parte em
negrito deve ser o caminho completo do executável, a parte em
vermelho seria o caminho completo do ícone e a parte em
verde é o menu que ele vai ficar, no caso será no Menu
Aplicações >
Jogos >
Frets on Fire.
...O layout do teclado eu tenho que mudar a cada vez que inicio o PC porque sempre está em EN-USA mesmo clicando em Aplicar->OK, OK->Aplicar, Aplicar->X, X ^^, até macumba eu já tentei e nada de salvar meu layout do teclado. tem uma pasta na lixeira que não vai pra descarga nem se passar borracha. Ta virado num bug meu SO (agora estou com a Ubuntu 8.04 antes era a 7.10 mas fiz o update =|)
O jogo FretsOnFire (http://fretsonfire.sourceforge.net/) não funciona, melhor dizendo não funciona de modo jogável (mas no meu antigo windows sim) e ainda quando eu saio do mesmo preciso finalizar o X porque trava em uma resolução de 640 X 480 mesmo sendo um jogo livre pra um SO livre T_T, e a lista não para por ai...
Não recomendo usar ainda esta opção de atualizar o sistema de uma versão para outra, pois acho que para o Ubuntu isso não funciona adequadamente em muitos casos, já no Archlinux isso ocorre de maneira perfeita, pelo menos para mim. A questão do teclado você poderá resolver editando o arquivo xorg.conf na parte referente a ele, mas nesta versão do Ubuntu veio com um novo xorg e portanto ainda pode ter alguns bugs. Jogo sempre foi e acho que ainda será por muito tempo uma questão delicada no Linux e portanto não é a melhor plataforma para isso, agora tudo pode ser questão de tempo, pois há uns anos atrás não era possível nada de jogos 3D no linux e hoje já é possível sim em alguns deles, mais uma vez depende muito de quem fabrica os jogos transportá-los, de maneira eficiente, para a plataforma linux. O que há é falta de interesse para isso, por enquanto...
Esta pasta que está na lixeira e que não consegue remover poder ser por que o dono dela seja o root (superusuário) aí só como root é que se pode removê-la. Para isso abra o terminal e digite
sudo nautilus para abrir o gerenciador de arquivos do Gnome como root, depois tecle
Crtl+H para ver os arquivos ocultos e procure pela pasta
/home/seu_usuario/.local/share/Trash lá deve existir duas subpastas (
files e
info), entre em cada uma delas e remova qualquer arquivo que estejam no interior delas.
O que quero dizer com tudo isso, antes de você me chamar de
fan-boys, é que o Linux está em desenvolvimento crescente e que é claro que existem ainda muitas coisas a serem corrigidas, mas se o próprio Windows Vista é um fisco com tantos anos de mercado do sistema operacional da Microsoft é de se dar um desconto ao Linux que não tem tanto apoio dos grandes fabricantes de
Harwares e
Softwares, nem tempo de vida tão grande assim que o Windows, lembrando também que muitas vezes tem de fazer as coisas na unha mesmo.
Não cometa este erro de quem é iniciante de já querer chegar no linux dominado tudo em uma semana por que já usa o windows de uma forma avançada. Cada um é cada um e o linux tem seu tempo de estudo e conhecimento da sua forma de agir, procure entender mais o sistema para saber como usá-lo da melhor forma possível e só aí fazer uma crítica mais embasada na realidade dos fatos.