MaikoID,
Suas críticas não são nada originais, como você mesmo verá mais adiante se perseverar no Linux. Aliás, eu mesmo devo ter dito algo parecido a alguns dos seus reparos nos meus tempos de principiante.
O que eu posso dizer é o seguinte: quando comecei a usar o Linux, há cerca de cinco anos eu já tinha um bom domínio do meu Windows XP. Durante todo esse período, enquanto muitos usuários do Windows continuavam dominando o seu XP, o Linux evoluiu de um modo espetacularmente rápido. E sempre no sentido de facilitar a vida do usuário, especialmente do iniciante como você.
Portanto, posso dizer que o Linux mudou e tem mudado para melhor. Os desenvolvedores têm feito, portanto, a sua parte. Mas não é só o Linux que tem que mudar. O usuário recém-chegado deve ter uma certa boa vontade em relação ao sistema e perceber que certos aspectos, mesmo sendo diferentes, não são necessariamente piores.
É o caso desta reclamação, comum a quase todo iniciante, de que no Linux não basta encontrar a página de um programa e fazer o download. Os repositórios do Ubuntu são riquíssimos. Raríssimos são os programas que não estão ali. E nos raros casos em que não estão nos repositórios pré-configurados, podem ser encontrados em repositórios comunitários ou sites como o GetDeb
http://www.getdeb.net/.
Você certamente perceberá em pouco tempo que esta insistência em fazer o usuário instalar um pacote
deb para tal ou qual versão do Ubuntu não é nenhuma frescura ou purismo por parte dos desenvolvedores. É a única forma de assegurar a plena compatibilidade entre o programa e o sistema, garantindo assim que o programa funcione perfeitamente e que o sistema não sofra nada com a sua instalação.
O Linux exige, portanto, de você alguma mudança de comportamento em relação ao Windows, não só para que ele seja um sistema diferente, mas também, um sistema melhor.