Autor Tópico: Tutorial: deixe seu ubuntu lindo sem aceleração 3D  (Lida 12371 vezes)

Offline malkosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Tutorial: deixe seu ubuntu lindo sem aceleração 3D
« Online: 10 de Maio de 2008, 20:44 »
Bem amigos,
   Venho por meio deste tutorial tentar solucionar um problema antigo em usuários do Ubuntu. A aparência.
   Depois de algum tempo de trabalho e algumas googladas eu consegui customizar  meu “Hardy Heron” de um jeito bem legal, e o melhor ainda: sem usar nenhuma aceleração    grafica. Quando eu fiz isso, eu ainda n tinha conseguido instalar minha ATI Radeon 9200 se,
e por isso fui forcado a não usar nem temas do Emerald, nem recursos como AWN ou Cairo clock.
                                                    Espero que vcs gostem. =)


Primeiramente vou mostrar como ficou o trabalho final:

   Então maos a obra:
   Comecemos pela edição do painel. Eu particularmente gosto muito do painel do Gnome, mas achei que o painel inferior ia ficar mais legal nesse caso.
   Então o que eu fiz foi criar uma imagem de fundo legal no GIMP. Vcs podem salva-la aqui:
   (não se assustem, a imagem é realmente pequena. Simplismente adicionem ela no panel, e vcs terão um resultado igual ao meu)
   Salve a imagem no seu hd, clique no botao direito sobre uma area em branco do painel e siga proprierades, orientação inferior, tamanho 33 pxls, e deixe marcado somente o expandir. Agora mude para a aba “fundo”, e deixe marcado “imagem de fundo”. Agora selecionem a imagem de fundo que eu fiz e pronto.
   Agora crie um lancador para o firefox, um para a sua pasta home, e em “adicionar ao painel” adicione o “mostrar área de trabalho” e o volume. Organize-os da forma que vc quizer. Eu não gosto de colocar o relogio com data quando eu uso somente um painel, pois ela toma espaço. Quem quizer tira.
   Agora coloquem este papel de parede:
   Eu coloquei ele pois essa cor de certa forma combina com o Ubuntu. Quem n quizer não precisa.
   Aqui vai tbm o link para um pacotes de papeis de parede que eu reuni em tar.gz. Tem muitos papeis de parede belissimos. http://rapidshare.com/files/114015135/Papeis_de_parede.tar.gz.html

   Para adicionar os icones da area de trabalho vá em Preferencia>Aparencia>Desktop
   Os icones da área de trabalho são de um tema chamado Glass que eu peguei no gnome-look.org. Eles não são os mesmos que eu usei no resto do computador, e nem na lixeira, pois esses glass icons não se adequam muito bem ao resto do sistema, entao eu deixei eles só na área de trabalho. Vcs podem baixar esse tema, e depois editarem esses tres icones em particular. Alterem tbm o tamanho deles. Eu achei q ficou legal nesse vizual aumentar bem os tamanhos desses três icones. Mas para isso lembrem-se de colocar os icones da pasta Scalable no pacote de icones: http://www.gnome-look.org/content/show.php/Glass+Icons+Theme?content=32146
   Os icones do resto do sistema eu coloquei do pacote Tango, que é bem bonito e está no repositório do Ubuntu. Para instalado digite:
Citar
$ sudo apt-get install tango-icon-theme


   Agora vamos baixar o tema, que é o mais legal que eu já usei. Achei mais bonito ainda que os do Emerald.
   Baixe os dois arquivos desde endereco, e instale com um duplo clique. Tome cuidado de instalar primeiro o nimbus-icons_0.0.12-1.deb (primeiro link), e depois o nimbus_0.0.12-1_ubuntu.deb(terceiro link): http://www.gnome-look.org/content/show.php/Nimbus+%28+Debian+and+Ubuntu+packages+%29?content=70212

Depois de feito isso tudo vamos agora colocar os screenlets.

Citar
$ sudo apt-get remove --purge screenlets              (remove pacotes antigos)
$ sudo gedit /etc/apt/sources.list
$ echo "deb http://ppa.launchpad.net/gilir/ubuntu gutsy main universe | sudo tee
-a /etc/apt/sources.list
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install screenlets

   Pronto. Agora abra o programa e adicione o relogio o calendário e o monitor de hd. Posicione-os e clique com o botao direito em cima de cada um e escolha a opção “Fixar”. Agora troque a skin do relogio para a skin do Cairo Clock clicando com o botao direito nele e indo em propriedades.

   Pronto, acho que é só isso. Quem quizer mais backgrounds para o painel, baixe esses dois pacotes:
http://www.gnome-look.org/content/show.php/Color+Verona+Panels?content=80020
http://www.gnome-look.org/content/show.php/Gnome+Panels+Package?content=79793

   Depois de feito, se vc tiver uma placa de video com suporte a aceleração 3d, instale o compiz manager com o seguinte comando:
Citar
$ sudo apt-get install compizconfig-settings-manager
   E edite as opcoes em Preferencia>Advanced Desktop Effects Settings.
Para colocar o cubo, primeiramente vá em General Options>Desktop Size, e coloque “Tamanho Virtual Horizontal 4” “Tamanho Virtual Vertical 1” e “Numero de Áreas de Trabalho 1”
   Agora volte e marque as opções: Cube, e Rotate Cube.

   Se vc gostar de um skydome legal, baixem esta imagem, e entrem em
Cube>Appearance>Skydome coloquem esta imagem, e abilitem a opção “Animar Skydome”. Vai produzir um efeito bem legal na hora de girar o cubo.
http://img164.imageshack.us/my.php?image=skydome2fm9.png (cliquem na imagem pra ela aumentar de tamanho).

   Depois disso vcs podem até instalar a Avant-window-navigator, e passar o painel pra cima, daria um efeito legal, mas eu n gosto tanto da AWN, por isso nao fiz no meu..


Com o cubo vcs terão algo parecido com isso:







Alguma dúvida? Sugestão?
Abraços



Edit: quase eu ia esquecendo do pacote de icones que eu uso pro Firefox, eles são bem bonitos: http://www.gnome-look.org/content/show.php/Firefox+Icons?content=47617
« Última modificação: 05 de Junho de 2008, 21:47 por malkosta »
Linux is ready. The Future is open.

Darcamo

  • Visitante
Re: Tutorial: deixe seu ubuntu lindo sem aceleração 3D
« Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2008, 15:15 »
Ficou muito bom, mas não vi o link com a imagem para o painel do gnome que é o que mais me interessou.

Offline malkosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Tutorial: deixe seu ubuntu lindo sem aceleração 3D
« Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2008, 18:57 »
opa...consertei!
Devo lembrar que o botao do menu é colocado pelo tema Nimbus, o qual eu disponibilizei acima as instruções de instalação. O resto do painel é aquela imagem q está acima.
Outros panel backgrounds estão ai tbm, se vc se interessar.

Vlw
« Última modificação: 11 de Maio de 2008, 18:59 por malkosta »
Linux is ready. The Future is open.

Offline Floyd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 106
    • Ver perfil
Re: Tutorial: deixe seu ubuntu lindo sem aceleração 3D
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2008, 19:54 »
Ficou muito bom o tutorial. Parabéns!
Sempre quis saber como alterar o ícone do painel do Gnome, aquele que fica ao lado do menu "Aplicações".
Alguém sabe?

Obrigado.
Sentir-se bem é o que basta.

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: Tutorial: deixe seu ubuntu lindo sem aceleração 3D
« Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2008, 12:26 »
Essa imagem de fundo dos paíneis do gnome, você usou a ferramenta "degrade" pra dar esse efeito?vlw

Offline malkosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Tutorial: deixe seu ubuntu lindo sem aceleração 3D
« Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2008, 18:11 »
pra falar a verdade eu simplismente, após colocar o tema, dei um prinscreen na tela e copiei o botao do menu iniciar que vem quando vc instala o tema NIMBUS. Ai cortei uma areazinha limpa, e deixei em preto e branco.
:D
Tem um jeito de mudar o botao do menu do painel. Eu achei uma vez, mas n lembro onde. Dá uma pesquizada q tu acha....se quizer posta aqui pra gente saber tbm...
abraco!
Linux is ready. The Future is open.

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: Tutorial: deixe seu ubuntu lindo sem aceleração 3D
« Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2008, 11:14 »
Também achei muito bonito, não usei todas as dicas, mas esse tema nimbus é lindo, também agradeço pelos wallpapers. Ah, os pacotes do nimbo para o Hardy e demais debians podem ser encontrados na seguinte pagina (instalem os icones primeiro): http://blackhole.sk/~mvc/nimbus/ .

Valeu.
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline malkosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Tutorial: deixe seu ubuntu lindo sem aceleração 3D
« Resposta #7 Online: 30 de Maio de 2008, 12:22 »
Poxa, eu só queria q tivesse o nimbus pro KDE, eu n to achando...;/
To usando o Slackware agora (isso mesmo, eu sou muito eclético! haha), e to gostando muito. Fazia muito tempo q eu n entrava em contato com o kde. É bom as vezes dar uma mudada.

Abraços
Linux is ready. The Future is open.

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: Tutorial: deixe seu ubuntu lindo sem aceleração 3D
« Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2008, 16:27 »
Gostei do tudo, em principal o do fundo prateado para o painel do gnome.

Fiquei na dúvida no uso do screenlets. Vc consegue minimizar e manter os widgets fixo na área de trabalho?
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline malkosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Tutorial: deixe seu ubuntu lindo sem aceleração 3D
« Resposta #9 Online: 21 de Junho de 2008, 14:33 »
Pô cara...Isso é só quando vc clica no botão "mostrar área de trabalho".
Se vc minimizar as janelas, os screenlets continuam la. Mas isso realmente eh uma coisa q me incomoda, acho q eh um bug, n sei.

Alguem sabe?
Linux is ready. The Future is open.

Offline hco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Tutorial: deixe seu ubuntu lindo sem aceleração 3D
« Resposta #10 Online: 23 de Junho de 2008, 09:28 »
Ficou muito bom o tutorial. Parabéns!
Sempre quis saber como alterar o ícone do painel do Gnome, aquele que fica ao lado do menu "Aplicações".
Alguém sabe?

Obrigado.

Cara da uma olhada nesse tópico, usando as dicas dele consegui alterar.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,30979.msg182368.html#msg182368

Abraços.
* hCo *
Usuário Ubuntu