mouse e teclado USB - pc não sai do modo em espera

Iniciado por CYT07, 09 de Maio de 2008, 15:25

tópico anterior - próximo tópico

CYT07

Salve pessoal do Fórum!
Seguinte, abandonei meu teclado ps2 hoje, comprei um USB. Já uso mouse sem fio USB há tempo.
Sempre coloco pc em modo de espera. Depois da troca de teclado o pc não sai do modo de espera.
O que se percebe: mouse e teclado, ambos USB. O modo de espera serve para diminuir o consumo de energia quando o pc não é usado. O Windows então desliga as portas USB para economizar energia (parecido com os notebooks).
Quando tinha mouse ps2 eu conseguia "acordar" o pc com o mouse. Depois com o novo mouse usb isso não era mais possível, então usava o teclado para esse fim.
Agora, já que os dois são USB, como eu vou tirar meu pc do modo de espera se não há energia nas portas para detectar o meu comando "wake up"?

Já tentei indo na BIOS > POWER > SUSPEND MODE > S1 (POS) only, também não funcionou.
ACPI 2.0 está ativo.
Eu quero continuar deixando o pc em espera e que ele grave os dados na memória, e não no HD, para retornar da espera mais rápido e não ficar usando o HD...

Isso acontece tanto em ambiente linux quanto windows (então é menos provável ser alguma opção de gerenciamento de energia?)

Alguém já passou por algo assim?

CYT07

Ninguém tem qualquer idéia de como resolver isso...?

adrboliveira

Olá, amigo!

Por favor, é PC ou notebook, se notebook qual o modelo, e se PC qual é o nome e modelo da placa-mãe.

Na BIOS, além desta opção, tem uma opção Resume from wake-up USB? ou algo parecido?

Acho que isto está mais para a BIOS e pode atpé haver alguma correção no site desenvolvedor do notebook ou da placa-mãe. Já resolvi coisas parecidas assim.
Adriano Oliveira
São Luís-MA

CYT07

Bom dia Adrino, primeiramente obrigado pela sua ajuda!
Tenho um PC, placa mãe Asus P5LD2-SE. Já olhei no manual dela também mas não achei algo relevante sobre as portas USB e o modo de espera. No caso, "Resume from wake-up USB" estaria na aba "Power" da BIOS ou onde?

adrboliveira

Geralmente é na aba Power, na ASUS geralmente não tem esta opção.

O modo Suspend então deve estar habilitado.

O que você tem a fazer é verificar um par de jumpers que tem nela, geralmente são diretamente relacionados a isto, que tratam sobre o acionamento de energia em modos S1 e S4 na BIOS. Geralmente ficam próximos da parte dos periféricos. Geralmente o primeiro par é que trata diretamente disto. Teste e depois poste o resultado.
Adriano Oliveira
São Luís-MA

adrboliveira

Verificando no manual http://dlsvr01.asus.com/pub/ASUS/mb/socket775/P5LD2/e2101_p5ld2.pdf, pude notar que há uma notação na página 2-20 que trata sobre os tais jumpers. Preferível testar. Os jumpers próximos às portas I/O serverm para a configuração nas portas traseiras do gabinete e as que ficam na parte inferior da placa são para as USBs frontais que utilizam-se daquela extensão.
Adriano Oliveira
São Luís-MA

CYT07

O Suspend Mode deixei como padrão no manual [Auto], outras opções [S1 (POS0 Only] [S3 Only].

Sobre os jumpers, eu até sei na teoria como funcionam mas nunca mexi e também não tenho acesso até a mobo pois o pc está na garantia com lacres :)
(Até liguei na loja onde comprei o pc para falar sobre o assunto mas só levando o micro lá, coisa que não vou fazer.)

Voltando ao manual, em 2-22 fala sobre "USB device wake-up jumpers"
Vou escrever umas passagens aqui:
"Set these jumpers to +5V to wake up the computer from S1 sleep mode using the connected USB devices." É isso. Mas como?
"...Set to +5VSB to wake up from S3 and S4 sleep modes."
"The USB device wake-up feature requires a power supply that can provide 500mA on the +5VB lead for each USB port; otherwise, the system would not power up."
"The total current consumed must NOT exceed the power supply capability (5VSB) whether under normal condition or in sleep mode".
Sim, parece até que li a resposta que preciso, mas eu não entendi como fazer isso (o inglês sim, mas a prática não).  ???

CYT07

Eu baixe o manual desse link (que até ia pasasr para você o mesmo mas não conseguia baixar o arquivo pdf pelas 11h, não carregava), e curiosamente o meu manual têm páginas com numeração diferentes. Tá no 2-20 essa parte, o meu manual está com várias coisas diferentes e é do ano passado. Mas é isso aí... só pra explicar...

adrboliveira

Uma pergunta, amigo, seu teclado e mouse estão nas portas traseiras ou frontais de seu gabinete?`Isto pode fazer a diferença, visto que os tais jumpers lá na placa são disponíveis dois pares para cada posição. Teste teclado e mouse invertendo suas posições.

Bom, sobre sua dúvida, como visto no manual os jumpers podem ter duas posições, a que geralmente é a default é a que seleciona +5VSB, e ela atende os modos S3  e S4, que dão a característica de suspensão em que processadores e placa-mãe literalmente congelam - um modo mais drástico de suspensão, o S3 que eu saiba é utilizado para um recurso que joga toda sua informação para a RAM para que no retorno ele seja restaurado completamente. Já testei isto em notebooks e foi uma maravilha ver o recurso, apesar de demorado. O S4 joga tudo pro HD, vi algum funcionar assim num Dell ou HP salvo engano.
O modo S1 que é um padrão mais moderado, por isso menos econômico, mas que não desliga drasticamente os itens de hardware, como por exemplo, a placa-mãe, o que pode levar a entender que o chip USB não dorme no ponto, ficando "na ativa". Se eu estiver escrevendo alguma bobagem, por favor me corrijam. O modo S1 então é o modo que se utiliza trocando as posições dos jumpers default. Se você pudesse testar para verificar, pode resolver sua situação das entradas, mas não será um recurso tão sofisticado na hora da suspensão.

Talvez mesmo na prática sua mobo precise de uma atualização de BIOS.
Adriano Oliveira
São Luís-MA