Aproveitando que estamos falando de comparação, e já que minhas declarações causaram polêmica mesmo...
Advogo, sim, meu direito de comparar o Ubuntu e o Windows, pois pretendo migrar para o Linux e, com certeza, a distribuição escolhida é o Ubuntu. Para fazer essa migração, estou vendo se me adapto à nova realidade. Se eu não pudesse comparar, ficaria com o Windows mesmo...
Aliás, o propósito do Wubi é permitir que os usuários do Windows façam essa comparação! Que outra razão haveria?? Aliás, qualquer empresário que se preze mantém os olhos bem abertos sobre a concorrência!
Depois de quase um mês usando o Ubuntu, posso dizer seguramente que ele é um sistema operacional bastante maduro e já tem condições de ameaçar, comercialmente, o Windows. Deve-se colocar uma alternativa, de fato, para que o usuário possa resolver os problemas do sistema sem recorrer às linhas de comando. Esse é o único ponto em que o Linux ainda sai perdendo.
Por que ainda não migrei? Porque ainda dependo de alguns programas que só o windows tem:
- o Nokia PC Suite, único programa que reconhece meu celular, não roda no linux nem com o Wine (já experimentei o Wammu, não adiantou)
- o Jet Audio, programa que oferece todo o suporte para transformar minhas mp3 em som surround e tirar proveito do meu equipamento de som (não achei nada no linux que fizesse o mesmo)
- o MS Office, tenho que reconhecer, está muito à frente das versões open source. Infelizmente não consigo ter, com o Open Office, a mesma produtividade e qualidade.
Sobre este último ponto: acabo de criar, com o Open Office, um arquivo ppt com vários objetos. Abrindo esse mesmo arquivo no Open Office e no MS Office, dá para ver diferenças gritantes em renderização e velocidade das animações. As animações no OpenOffice são travadas e a renderização é falha, com linhas pouco definidas e pixels "estourados". No powerpoint, a imagem é limpa e a animação é fluida. Desse jeito, não dá para adotar o OpenOffice como programa definitivo, se o resultado do trabalho perde tanta qualidade.
O Office é o carro chefe de qualquer sistema operacional pois, na verdade, a principal função do computador ainda é o trabalho. Se tivermos um Office que se equipare, em qualidade, funcionalidade e facilidade de uso ao MS Office 2002, estaremos em condição de assistir a uma migração em massa de usuários do Windows para o Ubuntu.
Como fui prolixo! abçs