Autor Tópico: o risco do "temporizador" do protetor de tela  (Lida 3176 vezes)

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
o risco do "temporizador" do protetor de tela
« Online: 09 de Maio de 2008, 01:58 »
 Bom, a história é longa, mas lá vai:
 Semana passada, de uma hora pra outra, começou a aparecer um "bug" intermitente na imagem do meu Kubuntu Gutsy: um risco horizontal intermitente, de cor branca, que aparece rapidamente, num intervalo de cerca de 5 segundos. Extremamente irritante! E lá fui eu tentar resolver a parada...
 Comecei reiniciando (uma solução bem Micro$oft para um problema qualquer). Pude notar que quando o X e o KDE iniciavam, o risco não aparecia. Mas o tal risco reaparecia após o login, mais precisamene assim que terminava de carregar a área de trabalho. Imaginei que fosse coisa da freqüencia do mnonitor. Mudei de 70Hz pra 60Hz, o que alem de causar cintilação, não fez o risco desaparecer. Depois tentei 75Hz, 85Hz e 87Hz, e nada adiantou, então voltei pra 70Hz mesmo. Depois, pensando que fosse algum processo que estivesse causando isso, comecei a encerrar tudo que via pela frente, pelo KSysGuard. Notei que a cada ~4 segundos aparecia rapidamente algum processo, que desaparecia em uma fração de segundo. Pela rapidez, seu nome era ilegível. E não era coincidente com o aparecimento do risco. E de tanto encerrar processos, acabei encerrando o KDE, forçando o Xorg a reiniciar. Reloguei, e o risco continuava.
 Aí fui às opções da área de trabalho e desativei todo tipo de efeito, tirei o kooldock e o protetor de tela. E o risco desapareceu! Fiz o processo reverso e descobrí que o culpado era, supostamente, o plugin Eternity. Desativei o protetor de tela, reiniciei o X e desapareceu o risco. Já culpando o eternity, coloquei como protetor de tela "blank screen" - a tela praticamente desligada. E o risco voltou!!!
 Portanto, a dúvida: é o "temporizador" do protetor de tela o culpado? E como resolve-se isso? Eu quero o protetor de tela e sem o risco!!!
 Caso interesse: Pentium 4 Prescott 2,4GHz; 1024MB RAM (-128MB do vídeo compartilhado); Placa mãe Asus P4S800-MX SE, com vídeo SiS integrado.
 E pode ser a placa de vídeo a culpada também, não pode?