Autor Tópico: Driver "Radeon"  (Lida 1630 vezes)

Offline malkosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Driver "Radeon"
« Online: 06 de Maio de 2008, 22:33 »
Bem, não é de hoje que eu estou tendo problemas em instalar o driver para a minha placa Ati Radeon 9200 series.
Já li muito a respeito, e já tentei em algumas distribuicoes. É fato que os drivers da ATI tem um suporte horrivel para o linux, se comparado os da NVIDIA (eu ja tive uma tbm), porém tambem é fato que não é nada impossivel instalar o driver correto e ativar os recursos 3D em uma placa ATI.
É ai onde está o meu problema, pq eu simplismente já segui a risca vários tutoriais, e eu sempre dou de cara com uma tela preta na inicializacao. Me forcando algumas vezes a formatar a particao (qndo eu n fiz o backup do xorg.conf).

Pesquisando eu lí que o driver mais recomendado é o fglrx, e tentei varias vezes sua instalacao, com tutoriais diferentes, e nao consegui. Até um dia que eu obtive uma resposta no forum do DreamLinux de um cara que tinha a minha mesma placa e o meu mesmo problema, e que resolveu simplismente alterando o xorg.conf e colocando pra ele inicializar com um driver chamado "Radeon" exatamente pras placas tipo Radeon da ATI, e que ja vinha no DreamLinux, só precisava mudar uns parametros no xorg.

Porém, eu não gostei tanto do DreamLinux quanto eu gosto do Hardy...e gostaria muito de resolver esse problema da minha placa de video. Já procurei no google, sem sucesso, sobre esse driver "Radeon", simplesmente parece q ninguem tem conhecimento dele, só esse cara do forum do dreamlinux.

Assim sendo, eu gostaria de saber se alguem ai tem o meu mesmo problema, ou se alguem sabe porque q o driver fglrx não pega na minha placa, como deveria, ou se alguem sabe como eu coloco esse driver no ubuntu? Se eh só configurando o xorg, ou eu teria q instalar ele primeiro?

Muito obrigado
Linux is ready. The Future is open.

Offline fpissarra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 246
    • Ver perfil
    • Lost in the e-Jungle
Re: Driver "Radeon"
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2008, 21:29 »
Também tenho uma dessas plaquinhas velhas... A minha é uma Raedeon 9250 e uso o fglrx. Já li em vários lugares que os drivers da ATI são para versões mais "novas" das Raedeon... No "nosso" caso temos que nos contentar com o fglrx mesmo (chipset rx280).