Autor Tópico: VIA lança drivers para Ubuntu e SuSE  (Lida 21593 vezes)

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
VIA lança drivers para Ubuntu e SuSE
« Online: 08 de Maio de 2008, 04:46 »
Citar
“A VIA anunciou o lançamento da versão beta do portal Via Linux, com arquivos de drivers para Ubuntu 8.04 LTS e SUSE Linux Enterprise Desktop 10 Service Pack 1. Inicialmente, o portal oferece drivers gráficos para o chipset VIA CN896 para o novo Ubuntu 8.04 LTS. Veja o novo site de Linux da VIA: http://linux.via.com.tw
fonte: BR-Linux http://br-linux.org/2008/via-lanca-portal-de-software-livre/

Citar
A fabricante de chipsets Via Technologies quer aumentar a compatibilidade de seu hardware com sistemas baseados em Linux.


Com o lançamento do Via Linux Portal, a empresa taiwanesa pretende abre espaço para a publicação de drivers, códigos-fonte e documentações que ajudarão os entusiastas do sistema aberto.


Na estréia do site, as atrações são os drivers para as distribuições Ubuntu e SuSE.


O portal também deverá contar com fóruns de discussão e um sistema de controle de bugs ainda neste ano. A versão atual tem apenas versão em inglês.
fonte: INFO Online http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052008/07052008-15.shl

 Já estava na hora, não acham? (Eu acredito que) Quando os fabricantes de hardware começam a investir em suporte oficial ao Software Livre, e especificamente ao Linux, é um grande passo para a popularização do pingüim. Afinal, fica bem mais fácil mudar para um Sistema que não "encrenca" com o Hardware que o usuário já possui.
 Agora só falta a SiS.   :D


Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: VIA lança drivers para Ubuntu e SuSE
« Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2008, 09:05 »
Realmente MUITO BOA a notícia !!!
No meu caso eu sinto muita falta de drivers apropriados para minha MoBo Abit. Tenho meu processador "overcklocado" e a Abit disponibiliza alguns drivers que facilitam muito a vida de quem gosta de "overcklocar" as coisas, principalmente no que diz respeito a checagem de frequências, clocks e voltagens mais finas.
Com certeza, com o sucesso do Ubuntu e outras distros, as empresas de Hardware vão abrir o olho e produzir drivers apropriados ao público que utiliza sistemas GNU/Linux.
Abraço !!!

gricwb

  • Visitante
Re: VIA lança drivers para Ubuntu e SuSE
« Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2008, 09:10 »
Realmente ótima noticia!! Sou freguês antigo da Via  ;D

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: VIA lança drivers para Ubuntu e SuSE
« Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2008, 18:47 »
Também sou "cliente" da VIA (lol), e parabenizo pelo avanço, acompanhando a tendência o software livre tem tudo para "dominar o mundo!" hehe

Grandes empresas investindo em um grande futuro!
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline dop182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu User since Breezy Badger
    • Ver perfil
Re: VIA lança drivers para Ubuntu e SuSE
« Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2008, 20:27 »
Quero a concorrência também ! ATI for Linux !


Ubuntu User Nº:

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: VIA lança drivers para Ubuntu e SuSE
« Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2008, 16:32 »
Quero a concorrência também ! ATI for Linux !

ATI for Linux! x2

Temos drivers mas são muito ruins

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: VIA lança drivers para Ubuntu e SuSE
« Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2008, 00:42 »
Ótima notícia! :D
Alguém que tem esse Hardware já testou? (Eu tenho mas utilizo placa de vídeo OffBoard e driver da ATI™)
Se alguém testar, por favor poste a experiência aqui :)

Offline jonata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Jonatã Bolzan
    • Ver perfil
Re: VIA lança drivers para Ubuntu e SuSE
« Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2008, 10:00 »
Eu não tenho, mas instalei o Ubuntu no computador de dois amigos meus que tem essas placas, e funciona bem...

Os modelos são diferentes, mas em ambos o compiz-fusion funcionou redondinho. Até em um driver que eles disponibilizaram e deixaram claro no readme que algumas placas (não lembro bem ao certo qual era), e incluía uma delas, não foram testadas. Na hora pensei que não ia dar certo, mas minha surpresa e alegria foi ver o cubo girando, podendo dizer para o novo usuário do Ubuntu: "Viu, aqueles efeitos você pode ter mesmo com essa placa não-tão-poderosa!"

Só um porém, os drivers estão em beta, algumas coisas nao funfam, como jogos 3d + efeitos, ou vídeos em xv + efeitos... mas esses problemas eu também tenho (ATI), é o preço a se pagar...

A meses atrás eu olhava com cara torta para a VIA, mas agora estou mudando meu conceito, se realmente eles continuarem avançando assim no Linux quero mais é sucesso para eles.

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: VIA lança drivers para Ubuntu e SuSE
« Resposta #8 Online: 02 de Setembro de 2008, 01:19 »
Ótima notícia! :D
Alguém que tem esse Hardware já testou? (Eu tenho mas utilizo placa de vídeo OffBoard e driver da ATI™)
Se alguém testar, por favor poste a experiência aqui :)

Também tou na espera, alguém testou?

Instalei o ubuntu em um notebook itautec w7635 de um amigo, e não quero fazer cáca lá.
Nem sei bem qual driver seria daquelas plataformas que tem pra escolher.
Se alguém puder dar uma dica, agradeceria muiiiiiito

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
VIA lança os códigos-fonte dos drivers - por enquanto só 2D
« Resposta #9 Online: 02 de Setembro de 2008, 02:21 »
fonte: Guia do Hardware http://www.guiadohardware.net/noticias/2008-09/48BC1C5A.html

Citar
Depois de firmar um acordo com a comunidade de desenvolvedores de programas em código aberto, a VIA liberou um driver open-source de 113800 linhas para seus chipsets gráficos, com suporte completo para dispositivos CRT, LCD e DVI, com aceleração 2D, X-Video e de cursor.

O representante da área de software livre da VIA, Harald Welte, disse que o próximo passo é ativar a aceleração 3D, saída para TV e suporte a hardware codecs, e por final integrar todo o trabalho em projetos existentes de código aberto.

Há Linux pré-instalado em grande parte dos últimos lançamentos com chipsets gráficos da companhia, incluindo o Everex gPC2, gBook e CloudBook. A VIA também ajudou no port do BIOS de código aberto CoreBoot BIOS (antigamente chamado de LinuxBIOS) para muitas de suas placas-mãe.

fonte: Linux Magazine http://www.linuxmagazine.com.br/noticia/novo_driver_de_codigo_aberto_para_placas_de_video_da_via
Citar
Harald Welte, desenvolvedor do kernel Linux conhecido entre outras coisas por ser fundador do projeto gpl-violations.org e o chefe do desenvolvimento original de arquitetura do sistema do projeto OpenMoko, que há algum tempo foi contratado como consultor de estratégia Open Source da Via Technologies, começa a mostrar os primeiros resultados práticos do seu trabalho junto à fabricante taiwanesa de processadores e chipsets: a empresa acaba de liberar um driver de código aberto para as suas placas de vídeo.

O código fonte do novo driver está disponível no portal Linux da Via Technologies, mas esse driver não dispõe ainda dos recursos mais desejados entre os usuários, contando apenas com suporte a aceleração 2D. O suporte a aceleração 3D, bem como ao hardware do decodificador de vídeo e aos recursos de TV das placas de vídeo da empresa ainda estão faltando nessa versão. No entanto, Harald Welte comentou em seu blog que a empresa deverá incluir novos recursos ao driver no curso do seu desenvolvimento, de modo que há esperanças de que, a médio prazo, a versão de código aberto do driver passe a contar com funções similares às da versão proprietária.

 Realmente, lá no site http://linux.via.com.tw/ a gente pode notar que estão lá os "Tarballs" dos "Source Code"  dos drivers.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Citar
Instalei o ubuntu em um notebook itautec w7635 de um amigo, e não quero fazer cáca lá.
Nem sei bem qual driver seria daquelas plataformas que tem pra escolher.
Se alguém puder dar uma dica, agradeceria muiiiiiito

Abraço.

 Esse Itautec W7635 é equipado com o chipset VN896.
 Eu não tenho experiência com esse modelo, mas eu posso observar que na página http://linux.via.com.tw/ não há drivers para "VN896" (modelo da ponte norte) e nem para "P4M900 (modelo do vídeo integrado do chipset VN896) + VT8237A (modelo da ponte sul)" - que equipa este modelo itautec. Porém, há uma referência ao vídeo P4M900 na VIA Arena (http://www.viaarena.com/default.aspx?PageID=420&OSID=45&CatID=3220&SubCatID=182), para a instalação do UniChrome, mas como "legacy" (herança, literalmente), pois fala de Debian 4.0, Fedora Core 7, Mandriva 2007.1 and Ubuntu 7.04. Nada animador, não?  :(
 Agora, não sei se "CN896 + VT8237S" dá no mesmo que o modelo que equipa este Itautec. Eu nunca tive um PC com chipset VIA para saber. Mas a julgar por algumas pesquisas rápidas que eu fiz, não, não é a mesma coisa.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2008, 02:45 por 0tacon »


Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: VIA lança drivers para Ubuntu e SuSE
« Resposta #10 Online: 02 de Setembro de 2008, 07:50 »
Eu achei um driver em .DEB, masss, sei la se funciona, a noite pego o nome dele certinho, pra servir de pesquisa no assunto

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: VIA lança drivers para Ubuntu e SuSE
« Resposta #11 Online: 03 de Setembro de 2008, 00:28 »
Achei o driver em deb.

O nome dele é "xserver-xorg-video-openchrome_0.2.901-oubuntu4_i386.deb"

E que será que faz, arruma ou desarruma o video do notebook ;D

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: VIA lança drivers para Ubuntu e SuSE
« Resposta #12 Online: 31 de Dezembro de 2009, 01:49 »
Olá,

Só para ressuscitar o post e manter claro que as intenções da VIA não são as melhores. Uso o Linux desde mais ou menos quando este tópico foi iniciado e nunca conseguir fazer um laptop da Positivo (v146) com o chipset VN896 funcionar como deveria no openSUSE nem no Ubuntu.

Atualmente estou com o Ubuntu 9.10 64-bit instalado na minha máquina. Já pesquisei noites e noites para ver se conseguia a aceleração 3D para usar o meu amado Compiz e nada. Só encontro pessoas cada vez mais decepcionadas com os periféricos da VIA. E vendo este post fico com a grande sensação de que a VIA enganou a todos com seus anúncios e propostas, mas nada de concreto realmente foi feito.

A quem quiser expressar a sua indignação junto a esse fabricante, segue o Link de um baixo assinado online para a solicitação de divers decentes (que eu sinceramente acho que nunca vão existir):
http://www.petitiononline.com/vialinux/petition.html

Lembrando ainda que o ideal mesmo é não comprar computadores baseados nos chipsets da VIA e da SiS devido a falta de drivers.

Abraços.
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: VIA lança drivers para Ubuntu e SuSE
« Resposta #13 Online: 31 de Dezembro de 2009, 02:11 »
Não uso via nem sis, mas assinei lá.

5536 assinaturas até agora.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: VIA lança drivers para Ubuntu e SuSE
« Resposta #14 Online: 31 de Dezembro de 2009, 04:52 »
Não uso via nem sis, mas assinei lá.

5536 assinaturas até agora.

Abraço.
Com a minha assinatura agora são 5338!! ;)



[]'s



Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real