Autor Tópico: Problemas rodando programas instalados manualmente  (Lida 914 vezes)

Offline charlesschaefer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Problemas rodando programas instalados manualmente
« Online: 08 de Maio de 2008, 14:36 »
Olá pessoal,
estou com um problema bastante intrigante.
Instalei no meu note o Ubuntu 8.04. Tudo correu normalmente, instalei algumas coisas, driver wi-fi, testei e estava tudo perfeito.
Daí resolvi testar o hibernar nessa versão (pq na 7.10 não funcionava no meu note). Deu certo também.

Bom, daí comecei a instalar os programas que prefiro fazer manualmente do que pelo aptitude.
O primeiro, o java 1.5, deu um problema estranho. Testei com os outros e todos também estavam com problemas similares (pelo menos todos os binários, pois scripts shell funcionam).

Eu tento rodar, por exemplo o java (/opt/java/bin/java) e fala que não foi encontrado o arquivo/diretório. Se eu dou um ls /opt/java/bin/java ele mostra normalmente o arquivo.

A saída do "strace /opt/java/bin/java" foi a seguinte:
Código: [Selecionar]
$ strace /opt/java/bin/java
execve("/opt/java/bin/java", ["/opt/java/bin/java"], [/* 24 vars */]) = -1 ENOENT (No such file or directory)
dup(2)                                  = 3
fcntl(3, F_GETFL)                       = 0x8002 (flags O_RDWR|O_LARGEFILE)
fstat(3, {st_mode=S_IFCHR|0620, st_rdev=makedev(136, 0), ...}) = 0
mmap(NULL, 4096, PROT_READ|PROT_WRITE, MAP_PRIVATE|MAP_ANONYMOUS, -1, 0) = 0x7f1291cd5000
lseek(3, 0, SEEK_CUR)                   = -1 ESPIPE (Illegal seek)
write(3, "strace: exec: No such file or di"..., 40strace: exec: No such file or directory
) = 40
close(3)                                = 0
munmap(0x7f1291cd5000, 4096)            = 0
exit_group(1)                           = ?
Process 11758 detached

O mesmo acontece com outros programas (exceto scripts textuais).
Estava lendo na web o significado do retorno do execv (ENOENT):
Citar
The file filename or a script or ELF interpreter does not exist, or a shared library needed for file or interpreter cannot be found.
O único problema que pode estar acontecendo é não existir o tal ELF interpreter, já que o arquivo está lá no lugar indicado.

Alguém faz idéia do por que desse problema? Ou uma dica para solucioná-lo?

Desde já agradecido,
Imagine que não exista o paraíso, é fácil se vc tentar, agora imagine que não há um inferno sob nós
J. Lennon