mkinitramfs de um linux from scratch

Iniciado por luispt, 07 de Maio de 2008, 10:46

tópico anterior - próximo tópico

luispt

Olá amigos,

Estou a utilizar o Ubuntu Gutsy 7.10 no meu computador como sistema host para desenvolver uma espécie de linux from scratch, ou melhor, estou a tentar criar um sistema operativo linux minimo: somente o kernel e o busybox (e talvez um dia o grub + Xorg + XFCE).

Bem de qualquer forma, o Gutsy está instalado no /dev/sda7 e estou a criar esse sistema operativo minimo na partição /dev/sda5.
Para isso criei o sistema de ficheiros (as pastas do sistema de ficheiro), criei os dev's utilizando o MAKEDEV, compilei o último Kernel estável à presente data (que é o 2.6.25.2).
Também já compilei e instalei o busybox.

Agora o problema é criar o ficheiro de imagem initrd.img para poder adicionar à linha do grub.

Já percebi que tenho de utilizar o comando mkinitramfs, mais ou menos nestes termos:
mkinitramfs -k -o /boot/initrd.img-$(uname -r)

A minha dúvida em especial é que ao utilizar o comando acima indicado como estou a trabalhar no Gutsy ele vai ao /boot do sda7 (onde está instalado o Gutsy) e vai criar o ficheiro initrd.img mas da versão do kernel que o Gutsy está a usar que é mais antiga do que aquela que compilei no sda5 que é 2.6.25.2.

Alguém sabe como utilizar mkinitramfs de forma a ele criar o initrd.img do kernel 2.6.25.2 que está no sda5 em vez do kernel que está em sda7 que é o do sistema operativo Gutsy que está a servir de sistema host de desenvolvimento?

Já me lembrei do chroot no sda5, mas o problema é que para isso tenho que montar o /proc e o /sys e no sistema de ficheiros do sda5 essas duas pastas ainda estão totalmente vazias. Por outro lado também o comando mkinitramfs não existe instalado na pasta /sbin no sda5, por isso suspeito que não irá funcionar em ambiente chroot.

Agradecia muito desde já a vossa ajuda, pois neste momento estou encravado neste ponto.