Autor Tópico: Configurando Wifi no Dell Vostro 1000  (Lida 28969 vezes)

Offline allankameoka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Configurando Wifi no Dell Vostro 1000
« Online: 06 de Maio de 2008, 15:51 »
Bom pessoal foi uma vida conseguir fazer funcionar wireless nesse notebook que possui placa:
 
Placa: Dell Wireless 1395 WLAN Mini-Card Rev. 2.10
Chipset: BCM4315
 
Depois de muito pesquisar no google e forums internacionais e nacionais consegui fazer funcionar.
 
Antes de tudo já vou adiantando que quando você pressiona simultaneamente as teclas FN+F2 e sua Placa Wireless não ativa, não significa problema na maquina e sim no driver que não foi detectado e instalado.
Vou ensinar a fazer funcionar neste tutorial rapido.
 

--------------------------------------------------------------------------------

 
1 - Baixe e instale a versao mais recente do NDISWRAPPER
 
 ->> No terminal digite ->  sudo apt-get install ndiswrapper-common ndiswrapper-utils-1.9 ndisgtk

ou

 ->> Vá em "Aplicações" - "Adicionar ou remover programas" - "Procurar" - Digite: "NDISWRAPPER"
 

--------------------------------------------------------------------------------

 
2 - Após isto digite os seguintes comandos no terminal
 
sudo depmod -a
sudo modprobe ndiswrapper
 

--------------------------------------------------------------------------------

3 - Baixe o driver do windows referente ao modelo de sua placa de rede
 
 ->> No meu caso: Placa: Dell Wireless 1395 WLAN Mini-Card Rev. 2.10
                               Chipset: BCM4315 / BCM22062000
 
 ->>Site para downloads dos drivers Dell  (http://support.dell.com/support/downloads/)
 

--------------------------------------------------------------------------------

 
4 - Va ao local onde salvou o arquivo e descompacte ele numa pasta qualquer.
 
 ->> Para descompactar clique com o botão direito sobre o arquivo e selcione "Abrir com outra aplicação..."
 ->> Selecione a opção "Compactador de Arquivos" e clique em abrir
 ->> Extraia todos os arquios numa pasta ddesejada.
 ->> Agora vá até o local onde descompactou o arquivo e abra a pasta DRIVER_US dentro dela possui um arquivo que chama "bcmwl5.inf" (No meu caso será este driver pois é referente a placa Dell Wireless 1395, não qual o comportamento deste driver para outras placas)
 

--------------------------------------------------------------------------------


5 - Ok o driver está lá, agora vamos instala-lo na maquina.
 
 ->> Clique em "Sistema" - "Administração" - "Windows Wireless Drivers"
 ->> Após aberto o NDISWRAPPER clique em "Instalar Novo Driver"
 ->> Selecione aquele driver que citei anteriormente (bcmwl5.inf  se encontra na pasta em que você descompactou os arquivos)
 ->> Clique em instalar
 ->>Agora verifique se na janela do ndiswrapper o estado da Placa de Rede, geralmente está escrito assim "Hardware presente:Sim". Caso esteja como não tente desisntalar o driver e reinsta-lo.
 

--------------------------------------------------------------------------------

 
Agora só presionar as teclas FN+F2 e sair usando por aí.
Espero que tenha ajudado. Qualquer problema me mande um e-mail. VLW
« Última modificação: 21 de Outubro de 2011, 02:11 por platao »

Offline jlimeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Configurando Wifi no Dell Vostro 1000 (UBUNTU)
« Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2008, 11:39 »
Fiz tudo isso, aparece no final o Hardware presente:Sim no ndiswrapper, mas não funciona o wireless, nem a luz acende.
Já resetei e refiz a operação e nada.
Tenho dual-boot com Windows Vista, no Vista funciona, usei o mesmo driver, que no meu caso é o bcmwl6.inf.
Tenho um Dell Vostro 1400 com Wireless 1395, mas no Ubuntu ela não funcionou mesmo com estes procedimentos do ndiswrapper.
Alguém tem alguma dica? Será que se eu tivesse pedido a Wireless 3945 eu teria conseguido usar no ubuntu?

Offline allankameoka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Configurando Wifi no Dell Vostro 1000 (UBUNTU)
« Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2008, 08:35 »
Voce tentou pressionar as teclas FN+F2? Caso ja tenho feito isso experimente trocar o driver instalado pelo bcmwl5.inf pode ser que funcione.

Se mesmo assim não funcionar em ultimo caso pode ser a configuração do teclado.

 8) me avise se der certo blz.



Fiz tudo isso, aparece no final o Hardware presente:Sim no ndiswrapper, mas não funciona o wireless, nem a luz acende.
Já resetei e refiz a operação e nada.
Tenho dual-boot com Windows Vista, no Vista funciona, usei o mesmo driver, que no meu caso é o bcmwl6.inf.
Tenho um Dell Vostro 1400 com Wireless 1395, mas no Ubuntu ela não funcionou mesmo com estes procedimentos do ndiswrapper.
Alguém tem alguma dica? Será que se eu tivesse pedido a Wireless 3945 eu teria conseguido usar no ubuntu?

Offline jlimeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Configurando Wifi no Dell Vostro 1000 (UBUNTU)
« Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2008, 17:19 »
Troquei pelo driver bcmwl5.inf e tudo funcionou muito bem.
Se eu tivesse seguido exatamente seu post já teria funcionado, é que achei que no meu caso, já que pelo Windows o driver utilizado era o o bcmwl6.inf e pelo site da Dell o driver recomendado para o Vostro 1400 era o bcmwl6.inf, eu deveria usar este.
Mas era para usar mesmo o bcmwl5.inf.
Obrigado, valeu.

Offline allankameoka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Configurando Wifi no Dell Vostro 1000 (UBUNTU)
« Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2008, 17:22 »
OK parceiro qualquer problema só me procurar.


Troquei pelo driver bcmwl5.inf e tudo funcionou muito bem.
Se eu tivesse seguido exatamente seu post já teria funcionado, é que achei que no meu caso, já que pelo Windows o driver utilizado era o o bcmwl6.inf e pelo site da Dell o driver recomendado para o Vostro 1400 era o bcmwl6.inf, eu deveria usar este.
Mas era para usar mesmo o bcmwl5.inf.
Obrigado, valeu.


Offline WarleyGR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Configurando Wifi no Dell Vostro 1000 (UBUNTU)
« Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2008, 13:27 »
cara... perfeito seu post, eu tenho um inspirom 1525 com a msm placa wireless e funfo fino d+

parabens flw

Offline allankameoka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Configurando Wifi no Dell Vostro 1000 (UBUNTU)
« Resposta #6 Online: 11 de Setembro de 2008, 13:30 »
Que bom que te ajudei!  ;)


cara... perfeito seu post, eu tenho um inspirom 1525 com a msm placa wireless e funfo fino d+

parabens flw

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Configurando Wifi no Dell Vostro 1000 (UBUNTU)
« Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2008, 13:37 »
Que estranho... eu tenho o note Inspiron 1525 e ele pega o wireless de primeira.
Nada de configuração e olha que já testei as versões 7.10/8.04 e noutro dia o 8.10...

Mesmo assim, parabéns pelo post.

Offline julioanizio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Configurando Wifi no Dell Vostro 1000 (UBUNTU)
« Resposta #8 Online: 15 de Outubro de 2008, 17:02 »
Excelente tópico !!

Depois de muito penar pra instalar o driver da placa wireless do inspiron 1525, seu post foi a salvação, pois foi o unico q encontrei q dizia onde encontrar o arquivo.inf (na pasta drivers_us) pq os outros artigos q li diziam pra baixar o driver mas não onde encontrar o arquivo, E O DRIVER COMPLETO TEM 89mb e varios arquivos, MAS SÓ OQ INTERESSA NESTE CASO É O bcmwl5.inf.

Agora meu o wireless do meu inspiron 1525 esta funcionando perfeitamente, OBRIGADO !!!
Julio Gremista

Offline Maxell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Configurando Wifi no Dell Vostro 1000 (UBUNTU)
« Resposta #9 Online: 30 de Outubro de 2009, 22:14 »
Solicito ajuda pois não estou conseguindo. Inicialmente eu baixei o driver e só encontrei o bcmwl6.inf, fiz os procedimentos e o driver apareceu como instalado, porém a luz do wi não acendeu. Então consegui achar o bcmwl5.inf e tentei fazer os procedimentos mas ele recusa, diz que o driver não pertence e agora também acontece o mesmo com o bcmwl6.inf.

Reparei que agora quando digito os comandos aparece uma mensagem de "Warning" o que não apareceu da primeira vez (será isso?):

$ sudo depmod -a
$ sudo modprobe ndiswrapper
WARNING: All config files need .conf: /etc/modprobe.d/ndiswrapper, it will be ignored in a future release.

Agradeço a ajuda.

Offline elisa_carol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Configurando Wifi no Dell Vostro 1000 (UBUNTU)
« Resposta #10 Online: 16 de MAR?O de 2010, 16:12 »
Eu tenho um Inspiron 1545,  placa Dell wireless 1397 WLAN mini-card, dual boot w7 e ubuntu
E sou completa iniciante em ubuntu.

O problema está quando eu tendo adicionar o driver bcmwl6.inf (que é o do windows), o bcmwl5.inf ele não reconhece.
Quando eu instalo o bcmwl6.inf aparece Impossível Verificar se o hardware está presente. E no ndiswrapper aparece hardwarepresente: sim
Mas eu não consigo habilitar a wireless de jeito nenhum...

Alguém pode me ajudar?

Offline calebe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Configurando Wifi no Dell Vostro 1000 (UBUNTU)
« Resposta #11 Online: 13 de Novembro de 2010, 15:10 »
Pessoal estou com o mesmo problema! tenho um Dell Inspiron 1428 fiz todo o procedimento acima instalou tudo bonitinho, quando eu peço para lista qual a placa instalada ele mostra, mas não funciona mesmo assim. fiz com o "bcmwl6.inf" que veio no cd junto com o PC mas nada até agora! que eu faço!? ???

Offline LeeMao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Configurando Wifi no Dell Vostro 1000 (UBUNTU)
« Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2011, 23:12 »
Fiz tudo que foi indicado no tópico, mas não estava funcionando. Simplesmente não habilitava a rede sem fio.

Encontrei parte da solução nesse endereço: http://www.linuxwireless.org/en/users/Drivers/b43#Supported_devices

O que fiz (como não entendi tudo, então não sei dizer se é seguro):

1 - Executei todos os passos do allankameoka;
2 - Desativei o "Driver sem fio Broadcom STA" em "Configurações do Sistema -> Drives Adicionais" ;
3 - No Terminal executei o seguinte comando:

       sudo apt-get install firmware-b43-installer

Resolveu para o meu caso.