Autor Tópico: Ubuntix - Live CD modular baseado no Ubuntu  (Lida 13806 vezes)

Offline fabinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Ubuntix - Live CD modular baseado no Ubuntu
« Online: 14 de Julho de 2005, 01:58 »
Estou desenvolvendo um live CD baseado no Ubuntu e que utiliza os scripts do Slax para transformar uma instalação normal do Ubuntu em um sistema capaz de rodar a partir do CD. Batizei-o de Ubuntix.

Ainda está em uma fase experimental, mas o que tenho até agora me parece bem promissor. O mais importante -- reconhecido de hardware e funcionamento do servidor gráfico -- já foi alcançado.

Em breve colocarei no ar uma imagem ISO para testes da versão alpha 1 do Ubuntix.

Gostaria de saber se alguém deste fórum está tentando algo parecido, pois acho que seria interessante juntarmos esforços e trocar experiências.

Para saber mais visite:

https://codigolivre.org.br/forum/forum.php?forum_id=4314



.

Offline mbanton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Ubuntix - Live CD modular baseado no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2005, 22:27 »
Interessante seu projeto. Além de criar o ubuntix, vi que você está criando alguns scripts para facilitar este processo não é?

Eu gostei do projeto pelo fato de ele permitir criar uma distribuição personalizada do ubuntu, para ser rodada e instalado em vários máquinas.

O live-cd do ubuntu não é dos melhores pelo que testei, pois ele faz perguntas na inicialização, e não permite instalação no hd.

Você pretende fazer o ubuntix instalavel no hd?
+ - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - +
| Marcelo Anton - marcelo@info9.com.br
| ICQ: 75744712 - MSN: marcelo@info9.com.br
| Lajeado - RS - Brasil
| GNU/Linux Usr: 230281
+ - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - +

Offline fabinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Ubuntix - Live CD modular baseado no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2005, 23:40 »
mbanton,

sim, a idéia é disseminar a modularidade.

Também concordo com você: não gosto muito do liveCD atual do Ubuntu, pela aparência e pela baixa velocidade. Embora coisas boas estejam a caminho para o Breezy (instalação  a partir do liveCD e uma nova filosofia em termos de liveCD, vamos esperar para ver)!

O pessoal do Ubuntu tem lá as suas razões para não fazer o liveCD baseado no Knoppix e eu acho isso interessante, pois vão acabar inventando um modo novo de fazer a coisa.

Mas como eu queria um Ubuntu live instalável, resolvi fazer o meu próprio (risos).

Então, o Ubuntix será instalável sim. Até porque ele já é uma versão, digamos "instalada no HD", que engana o sistema de forma quase total (ele acredita piamente que está rodando de um HD...). A instalação será bem simples, como é no Slax (ou no GonlinX, por exemplo). O que fez surgir o Ubuntix, como disse acima, foi justamente o desejo de um liveCD instalável.

Se interessar, os desenvolvedores do Gnome LiveCD e os do Gnoppix (ambos baseados no Ubuntu Live) já têm instaladores bem interessantes para o Ubuntu Live (e que talvez sejam o padrão para o Breezy Live, já que eles também são desenvolvedores do Ubuntu Live). Veja aqui:

Notas sobre o instalador do Gnome LiveCD:
http://www.gnome-ev.de/index.php/GNOME_LiveCD/Documentation/LiveCDInstaller

Notas sobre o instalador do Gnoppix:
http://www.gnoppix.org/wiki/index.php/LiveCDInstaller



.

Offline mbanton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Ubuntix - Live CD modular baseado no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2005, 10:56 »
Interessante o gnoppix, não sabia que já existiam live-cds baseados no live do ubuntu. Estranho o nome dele, visto que acho que ele não usa nada do knoppix.

O sistema de detectação de hardware que o ubuntix irá usar é qual?

Os scripts do linux-live fornecem algo desse tipo?


Você está fazendo o ubuntix baseado no gnome ou no kde?
+ - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - +
| Marcelo Anton - marcelo@info9.com.br
| ICQ: 75744712 - MSN: marcelo@info9.com.br
| Lajeado - RS - Brasil
| GNU/Linux Usr: 230281
+ - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - +

Offline fabinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Ubuntix - Live CD modular baseado no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2005, 13:32 »
Citação de: "mbanton"
Interessante o gnoppix, não sabia que já existiam live-cds baseados no live do ubuntu. Estranho o nome dele, visto que acho que ele não usa nada do knoppix.
O sistema de detectação de hardware que o ubuntix irá usar é qual?
Os scripts do linux-live fornecem algo desse tipo?
Você está fazendo o ubuntix baseado no gnome ou no kde?

Citação de: "Xterminator"
O Gnoppix é muito antigo bem mais velho que o Ubuntu http://gnomesupport.org/forums/viewtopic.php?t=3469&highlight=gnoppix
era pra ser uma resposta ao knoppix com gnome , já o LiveCD do ubuntu pelo menos o do Warty é praticamente o Morphix Heavy Gui com Gnome modificado , o morphix heavy gui pode ser baixado tanto com kde como gnome , já o light gui usa o XFCE
http://www.morphix.org/index.php?option=com_zoom&Itemid=74&catid=1


Então, o Gnoppix tem mesmo uma história antiga. Era um Knoppix puro com Gnome, virou um Morphix (que deu base para o Ubuntu Warty) e agora é baseado no Ubuntu Hoary (sem mais relação alguma com Knoppix ou Morphix). Mas ficou com esse nome.

O Gnome LiveCD é Ubuntu Hoary também.

Além desses dois, conheço mais duas distribuições live baseadas no Ubuntu: o Admelix e o BeatrIX. Ambos são uma mistura de Ubuntu Warty e Knoppix. Há algumas distribuições espanholas que estão migrando para o Ubuntu: Molinux e Guadalinex, por exemplo. Você pode saber sobre todas elas em: http://www.distrowatch.com


Sobre o Ubuntix e respondendo às perguntas:

1) O sistema de reconhecimento de hardware é praticamente o mesmo do Ubuntu. A única adaptação que tive que fazer foi pegar emprestado um programinha de reconhecimento da freqüência de vídeo do Xarnoppix (que também é uma mistura de Debian com Slax);

2) Não, os scripts do Linux Live contam que a distro a ser transformada em liveCD já tenha o seu sistema de reconhecimento de hardware (diferentemente do Metadistro, que já providencia isso). Mas o Ubuntu já faz isso muito bem;

3) O Ubuntu é uma distribuição que privilegia o Gnome (apesar de existir o Kubuntu), por isso o Ubuntix também tem o Gnome (além do Xfce4, que também usa as bibliotecas GTK). Mas não é difícil fazer um Kubuntix, já que ele é gerado do mesmo jeito, a partir de uma instalação já feita no HD. Logo eu colocarei no ar um script que faz esse trabalho.


.

Offline mbanton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Ubuntix - Live CD modular baseado no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2005, 18:19 »
Perguntei sobre o gnome, pois eu particularmente prefiro kde, e portanto uso kubuntu.

Estamos no aguardo do primeiro release do ubuntix.  :D
+ - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - +
| Marcelo Anton - marcelo@info9.com.br
| ICQ: 75744712 - MSN: marcelo@info9.com.br
| Lajeado - RS - Brasil
| GNU/Linux Usr: 230281
+ - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - +