Autor Tópico: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.  (Lida 78701 vezes)

Offline Fernas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #15 Online: 03 de Maio de 2008, 18:19 »
galera eu instalei o kubuntu 8.04 e to com problema de video tbm
so q o meu nao tem como alterar a resoluçao do monitor
nao consta nada sou iniciante e to perdido
se alguem puder dar uma força agradeço

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
[Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor (Kubuntu)
« Resposta #16 Online: 03 de Maio de 2008, 18:34 »
@fernas

No terminal digite:

Código: [Selecionar]
gksu displayconfig-gtk
e então configure ao teu gosto. :)

Sds,

Danpos.

Offline Fernas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #17 Online: 03 de Maio de 2008, 19:11 »
danpos
nao mudou nada
nao tem nenhuma configuraçao de resoluçao

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #18 Online: 03 de Maio de 2008, 20:24 »
danpos
nao mudou nada
nao tem nenhuma configuraçao de resoluçao

O citado programa corresponde a entrada no menu "Outros" que mencionei. Dessa forma, você segue os passos que orientei no primeiro post deste tópico. Se possível, poste screenshots do programa em funcionamento.

Sds,

Danpos.

Offline Fernas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #19 Online: 03 de Maio de 2008, 20:57 »
desculpa cara to meio perdido
mas no kubuntu nao tem entrada "outros"

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #20 Online: 15 de Maio de 2008, 22:58 »
Caríssimo amigo danpos , infelizmente não consegui ativar a placa de vídeo com sua dica, que pelo visto, foi importante para outros amigos. A que estou usando é a GeForce 7300 GT 256/128. Já estou desde o dia 25 de abril tentando resolver essa pendenga com nosso grande amigo aqui do fórum, que é o Alarcon e nada. Vi sua dica copiada lá no www.vivaolinux.com.br e resolvi tentar. O que acontece é o seguinte:

Ela foi reconhecida na instalação do Hardy e está lá em "Sistema >Administração >Drivers de Hardware" e desabilitada. Quando sigo sua dica toda e confiro lá no GKSU que está nos conformes, ou seja, em "Tela" > Resolução 1024 x 768, em modelo está LCD Panel 1024 x 768. Em "Placa de Vídeo" está como configurei, ou seja,  "NVIDIA - GeForce 7 Series e com o "!Driver"  nv - nVidia Riva 128, RIVA TNT, Ge...". Só que quero trocar para nvidia e não há essa possibilidade no menu de escala setado. Volto lá no "Drivers de Hardware", habilito, reinicio e volta com uma resolução de 800 x 600(horrível) e discrepante ao meu monitor que é um Samsung SyncMaster 540n LCD 15" e não aparece o logo do nvidia como acontecia no Feisty e eu usava o Compiz-Fusion normalmente com o 3D.

Quem puder passar alguma dica mais, agradeço muito.

Gde abraço,

Marcopolo.
« Última modificação: 15 de Maio de 2008, 23:01 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #21 Online: 16 de Maio de 2008, 11:47 »
@Marcopolo

Dê uma olhada neste tópico no Ubuntuforums.

Sorte,

Danpos.

Update: Marcopolo, me parece que esse post no Launchpad pode resolver o teu problema.
« Última modificação: 16 de Maio de 2008, 14:46 por danpos »

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #22 Online: 16 de Maio de 2008, 21:26 »
Obrigado, mas infelizmente ele só atende ATI e Nvidia.
Tenho aqui um S3 Unichrome Pro e isto não tem jeito de resolver com esta dica. Resolução máxima 640x480 e não sai disso nem com o comando displayconfig-gtk. Infelizmente a VIA/S3 não deram solução em drivers.
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline init35

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #23 Online: 17 de Maio de 2008, 22:30 »
Senhores,

Meu monitor é um AOC 5n 15" e no windows consigo configurar ele pra resolução de 1152x864 e já consegui em versões anteriores do ubuntu...
Só alterava o xorg.conf e resolvia o problema!

Tentei esse procedimento porém todos os monitores que aparecem e que tem essa resolução, só tem para a frequência de 75hz com isso meu monitor não aguenta...

Teria que ser 1152x864 @ 60hz... já tentei varias mexidas no xorg.conf mas sem sucesso!

Alguém teria uma outra ideia? pro meu ubuntu ficar completinho só falta isso!  :-\

Obrigado.

Offline evaldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
    • http://www.evaldo.eti.br
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #24 Online: 07 de Junho de 2008, 14:50 »
Parabens pela dica!
Após muito tempo distante do forum gostei muito em retornar aqui
e encontrar uma dica que resolvesse o meu problema de primeira.
Valeu!
"In a world without fences, who needs Gates?"
Java / Linux

Offline Master_Coyote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #25 Online: 09 de Junho de 2008, 21:24 »
Obrigado pela dica,ja me utilizei dela várias vezes (:

só me da um aperto no peito de ver a angústia de várias pessoas com problemas.
solucionei o meu último hj,após batalhar durante 1 semana e sei como é a sensação.

desejo sorte a todos e parabéns ao Danpos pelo tópico.

Coy.

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #26 Online: 10 de Junho de 2008, 05:08 »
Aqui o monitor teimava em estar sempre em plug and play mesmo que escolhesse outro,mas descobri uma maneira,escolhem o menitor que querem depois poem a seta do rato por cima do ok mas sem clicar,agora fazer o seguinte,desligar o monitor da corrente eletrica,clicar no ok(com o monitor desligado),agora podem voltar a ligar o monitor e vão ver que o monitor que escolheram ficou setado e nao voltou o plug and play.

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #27 Online: 19 de Junho de 2008, 16:55 »
Detecção de monitor no Ubuntu, pelo menos para mim, é uma coisa absolutamente irritante  >:( >:(!

O meu monitor ou fica meio espaçado ou fica com umas listras brancas correndo na tela. Se eu aumento a resolução para 60, por exemplo fica tudo bem nítido, mas quando há uma tela preta ou escura de fundo eu posso ver essas listras brancas perfeitamente. O que significa que meus olhos não estão "vendo" as listras brancas o tempo todo, mas elas estão lá - e depois ficamos com dor nas vistas.
Se eu aumento para resolução 75, as tais listras desaparecem, mas fica tudo meio espaçado!
Essas modificações eu faço tanto no Aplicações/Outros/Telas e Placas de vídeos, quanto no configurador do nvidia: dá no mesmo. Uma coisa interessante que notei, mas não sei como consertar é que no configurador do nvida aparece Display CRT-0, mas o meu monitor é LCD e assim está configurado no "Telas e Placas de Vídeos". E não consigo modificar no configurador da nvida, só me aparece essa opção.

Não sei se consegui me explicar...

É realmente um quebra-cabeça! Qualquer ajuda é bem-vinda. Eu já havia postado aqui, mas fui notando o problema ao longo do tempo (ardência nos olhos quando utilizo o Linux - um absurdo!)

Abraços,

Jamiro.
« Última modificação: 19 de Junho de 2008, 16:59 por jamiro »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #28 Online: 23 de Junho de 2008, 19:54 »
@All

.................

P.S.: Aparentemente não há entrada no menu "Outras" em instalações outras que não Ubuntu (Kubuntu, Xubuntu, ...). Neste caso, basta pressionar ALT+F2 e então digitar:

Código: [Selecionar]
gksu displayconfig-gtk

Esse tópico do danpos é ótimo, estou enviando p/ um amigo se orientar por ele no problema que está tendo c/ a resolução duma pl. gráfica Nvidia 440MMX.

Dei uma fuçada e achei um modo de ter o displayconfig-gtk no nosso Menu do Hardy Heron:

1) clique c/ o botão direito no icone do Ubuntu ou outro no painel superior
2) vá em Editar Menu
3) na barra menu, vá até em Outras
4) ative Telas e Placas de Vídeo
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline luizlcds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Mudando a resolução da tela do Monitor.
« Resposta #29 Online: 25 de Junho de 2008, 09:34 »
Estava com um problema que consegui resolver seguindo esta dica, que era o seguinte quando instalava alguns jogos tipo galaga ou super tux, dava problema no video de tela preta, seguindo minuciosamente esta dica inclusive com aquela resalva que você tem que configurar novamente a resolução apos ativar o driver nvidia, funcionou corretamente, resolvendo esta problema a unica coisa que persiste e que ele não consegue identificar corretamente o meu monitor um LCD PHILIPS MODELO 190 CW de 19 pol. mas fora isso ta perfeito, valeu pela dica