Uso de software livre em orgão público aqui pelas minhas bandas (Belém-PA)

Iniciado por cristianoquaresma, 28 de Abril de 2008, 11:25

tópico anterior - próximo tópico

cristianoquaresma

"STI implanta BrOffice.org no TRE do Pará
Posted abril 26th, 2008 by gbpacheco

TRE/PA

A Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PA, por meio da Coordenadoria de Infra-estrutura (COINF), Seção de Apoio ao Usuário (SAU) e Seção de Microinformática (SMI), desenvolveram um projeto para a implantação do pacote de aplicativos do BrOffice.org na secretaria do TRE-PA, Zonas Eleitorais, Centrais e Postos de Atendimento. O objetivo é permitir aos usuários executarem suas atividades de forma satisfatória utilizando os recursos do BrOffice.org, através de uma ferramenta de distribuição gratuita, diminuindo os custos na aquisição e atualização de softwares pelo TRE."

Legal saber que a mentalidade está mudando em todo Brasil, iniciativas como está nos dão um pouco de esperança  :)

cristianoquaresma

felipeborges

legal, num país onde necessitamos de tanto investimento em educação, saúde e segurança, é quase ignorante algumas organizações publicas utilizarem de software proprietário. Semana passada instalei 20 micro a uma entidade do governo federal, todos dom Windows XP. Eu o fiz pois é o meu trabalho, mais quanto dinheiro foi investido em micros assim que poderiam ser revertidos ao povo necessitado. 20 Cds do XP custam muiiiito caro!
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

cristianoquaresma

Citação de: felipeborges online 28 de Abril de 2008, 11:47
legal, num país onde necessitamos de tanto investimento em educação, saúde e segurança, é quase ignorante algumas organizações publicas utilizarem de software proprietário. Semana passada instalei 20 micro a uma entidade do governo federal, todos dom Windows XP. Eu o fiz pois é o meu trabalho, mais quanto dinheiro foi investido em micros assim que poderiam ser revertidos ao povo necessitado. 20 Cds do XP custam muiiiito caro!
E exatamente essa mentalidade que necessita ser mudada, temos que trabalhar cada vez mais para que isso não ocorra de novo.
Sempre que posso indico a meus alunos o uso do openoffice, na minha empresa também estamos usando openoffice, só ainda não colocamos linux nos computadores porque o programa que foi criado para a empresa baseia-se em SQL, mas assim que puder vamos mudar  ;D
E realmente num país tão necessitado, não se pode gastar dinheiro dessa maneira, com certeza 20 CD's do XP devem custar uma fortuna.
Se você puder tente inserir aos poucos o software livre nesse local aonde você instalou os XP's, eu li em um post do clcampos (acho que foi na seção depoimentos) como ele conseguiu implantar o sistema  lá na câmara da cidade dele, esse é um exemplo que todos da comunidade devem seguir.  :D

Syph0s

essa conversa de "quantos famintos poderiam comer por X licenças Windows" é conversa fiada... não se pode mexer em quota de orçamento a bel prazer... não tem como tirar X da secretária da justiça para recolocar na secretária da saúde.. se o dinheiro não for usado ele mofa..

cristianoquaresma

Citação de: Syph0s online 28 de Abril de 2008, 13:35
essa conversa de "quantos famintos poderiam comer por X licenças Windows" é conversa fiada... não se pode mexer em quota de orçamento a bel prazer... não tem como tirar X da secretária da justiça para recolocar na secretária da saúde.. se o dinheiro não for usado ele mofa..
Sinto discordar de você, mas não concordo nem um pouco com seu ponto de vista, não precisa recolocar o dinheiro em outra secretaria, basta usar o dinheiro melhor na própria secretaria, no caso específico citado justiça eleitoral.
E convenhamos, se não se economizar em algo, nunca se melhora nada, sua visão está um pouco deturpada. veja no meu caso, o que eu gastaria com licenças do Office, utilizei em outras coisa, como: reagentes para meu laboratório, equipamentos, etc. Isso é ter visão empresarial.  ;)

Syph0s

Citação de: cristianoquaresma online 28 de Abril de 2008, 18:36
Citação de: Syph0s online 28 de Abril de 2008, 13:35
Sinto discordar de você, mas não concordo nem um pouco com seu ponto de vista, não precisa recolocar o dinheiro em outra secretaria, basta usar o dinheiro melhor na própria secretaria, no caso específico citado justiça eleitoral.
E convenhamos, se não se economizar em algo, nunca se melhora nada, sua visão está um pouco deturpada. veja no meu caso, o que eu gastaria com licenças do Office, utilizei em outras coisa, como: reagentes para meu laboratório, equipamentos, etc. Isso é ter visão empresarial.  ;)

o meu ponto de vista vai até ".. conversa fiada..", resto é fato, lei... não se mata a fome, garante segurança, constrói escola, etc, investindo numa secretária que não seja ligada diretamente à secretaria responsável para tal.. quanto a parte de investir na própria secretária eu concordo plenamente, nem disse o contrário... não é nem uma visão empresarial, é uma visão lógica.. se não precisa gastar numa coisa inutil que não se gaste, que gaste em outras prioridades...

cristianoquaresma

Tudo bem Syph0s, pra não ter mais polêmica, eu não lembro de ter escrito que esse dinheiro era pra ser usado para matar a fome de ninguém.
Agora você tem que concordar comigo que devo ficar feliz pelo fato de o "dinheiro público" estar sendo economizado, até porque esse dinheiro é nosso.
Que esse tipo de iniciativa deve ser louvado e seguido.
Antes de qualquer coisa dinheiro público, como próprio nome diz, é dinheiro do povo, isso é fato, não sou eu que estou dizendo.
Então não vejo o uso dos recursos de maneira adeqada como "conversa fiada".
Mas tudo bem esse é só o meu ponto de vista, como eu não sou o dono da verdade...