Autor Tópico: Resolução de tela no Ubuntu 8.04  (Lida 33760 vezes)

Offline psicothico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela no Ubuntu 8.04
« Resposta #15 Online: 11 de Maio de 2008, 11:37 »
Pessoal, tenho um novo problema com a resolução

Meu ubuntu deu pau e tive que reinstalar (estou usando o Wubi). Reconfigurei tudo, estou de novo usando 1280x1024, a 60 hz, beleza. Mas quando eu reinicio o computador ele volta para 1024x768. Quando isso acontece, reconfiguro a tela com o nVidia x settings, mas reinicio o computador e ... 1024x768.

Notei que o nVidia x settings não está gravando as informações no xorg, informando: "Unable to create new X config backup file '/etc/X11/xorg.conf.backup'." É como se eu não tivesse permissão para alterar o xorg, eu suponho. O que posso fazer?

abçs

Offline psicothico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela no Ubuntu 8.04
« Resposta #16 Online: 11 de Maio de 2008, 22:32 »
help, plis!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela no Ubuntu 8.04
« Resposta #17 Online: 11 de Maio de 2008, 22:44 »
Já tentou reconfigurar a tela pelo próprio Ubuntu?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline psicothico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela no Ubuntu 8.04
« Resposta #18 Online: 12 de Maio de 2008, 22:54 »
Imagino que vc disse para eu tentar a janela "resolução de tela", no menu sistema > preferências . Sim, tentei - ele não me dá as opções de todas as resoluções possíveis (a maior que ele oferece é 1024x768)

Eu tentei alterar o xorg diretamente, mas ele dá uma mensagem de erro:  "Você não tem as permissões necessárias para salvar este arquivo. Por favor, verifique se você digitou a localização corretamente e tente de novo."

Não entendo. De se ele estiver falando da localização do arquivo, não há erro nenhum... estou editando o etc/x11/xorg.conf

Eu hein.... ???




Offline psicothico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela no Ubuntu 8.04
« Resposta #19 Online: 14 de Maio de 2008, 21:46 »
Alguém mais teve esse problema ao editar o xorg?

Offline Luciano SHAKALL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela no Ubuntu 8.04
« Resposta #20 Online: 25 de Julho de 2008, 04:23 »
Pessoal, estou com um probleminha (pra variar)  ::) . . .

É o seguinte:
Estava fazendo uns testes com a resolução e a taxa de refresh (é assim que se escreve?) e "não consigo voltar atrás"!

Coloquei na menor resolução disponível e as janelas ficaram gigantes (óbvio)!
Aí eu voltei lá nas configurações pra aumentar a resolução, troquei e..... CADÊ O BOTÃO PRA CONFIRMAR AS MODIFICAÇÕES?
Ele não aparece mais! A janela ficou tão grande, que o botão que confirma as modificações fica numa posição abaixo da tela...

Não adianta tentar "subir a janela" para ter acesso ao botão, pois ela só vai até a "barra superior".
Tentei diminuir o tamanho da janela, de forma que ela aparecesse inteira na tela e seu conteúdo pudesse ser totalmente visualizado,
usando uma "barra de rolagem", mas a janela só diminui até um certo ponto, e o botão para confirmar o aumento na resolução fica "escondido"...

Quero acrescentar (como se não desse pra perceber  ;D ) que sou beeeeem iniciante no UBUNTU...
na verdade, em Linux em geral, pois o UBUNTU é minha primeira tentativa de dar um pé na B#%$@ do "Tio Gates"  :P . . .

Como eu saio dessa?

VALEU!

[]'s
- PENTIUM II MMX 266 / 256MB DIMM 133 / ASUS P2E-N / Gabinete & Mobo "NLX" / (de Estimação).
- E5200 / 2x1GB DDR2 800 CORSAIR Xms2 / GA-G31M-ES2C / WD RAPTOR 360 + SAMSUNG HD322HJ.
- ASUS EeePC 701 ("de volta" à 900MHz, e agora com 2GB de RAM): Rodando EEEBUNTU 3 . . .

Offline Luciano SHAKALL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela no Ubuntu 8.04
« Resposta #21 Online: 26 de Julho de 2008, 00:54 »
Oi de novo (insistente, não?  ;D )

Bom, por acaso resolvi o problema da resolução. Instalei o StartUp-Manager pra resolver outro problema
(vide http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36320.msg216367.html#msg216367 ) e acabei "acertando dois coelhos",
pois esse "Gerenciador de Boot" também permite definir a resolução com a qual será iniciado o SO.

Maaaaass (sempre tem um "mas"  ;D ) a resolução ainda não é a que eu queria...
No "Ruindow$", eu usava 1280x1024, que é a máxima suportada pelo monitor (Philips 107 S6, 17", tela plana, "de Tubo").
Mas no UBUNTU, eu só consigo colocar no máximo 1024x768, mas queria muito aumentar isso,
pois não gosto muito dos ícones, fontes, barras e molduras da janelas desse tamanho (grandes)....
Fica parecendo, quebra-cabeça de criança  :D . . . Além de atrapalhar um pouco a navegação,
pois o uso da "barra de rolagem horizontal" passa a ser uma constante,
sem falar que a "barra de endereços" do FireFox fica minúscula na largura, devido ao tamanho dos ícones,
e a altura das barras diminui a área livre para a "exibição das páginas"...
EM TEMPO: Já seleccionei a opção "mostrar ícones pequenos" no menu "personalizar barra de ferramentas" do FireFox, mas não é o suficiente...

Eu também já fui em SISTEMA > PREFERÊNCIA > APARÊNCIA > FONTES  e as diminuí. Melhorou um pouco, mas não é o que eu queria...
Queria diminuir TUDO (ícones, espessura das bordas das janelas, altura das barras de ferramentas e sistema, etc).
Como aumentar a resolução para 1280x1024 (acho que resolveria isso), ou o que fazer então?

VALEU!

[]'s
- PENTIUM II MMX 266 / 256MB DIMM 133 / ASUS P2E-N / Gabinete & Mobo "NLX" / (de Estimação).
- E5200 / 2x1GB DDR2 800 CORSAIR Xms2 / GA-G31M-ES2C / WD RAPTOR 360 + SAMSUNG HD322HJ.
- ASUS EeePC 701 ("de volta" à 900MHz, e agora com 2GB de RAM): Rodando EEEBUNTU 3 . . .

Offline 10aduzia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela no Ubuntu 8.04
« Resposta #22 Online: 04 de Agosto de 2008, 21:25 »
Fala pessoal, meu primeiro post.

Seguinte, eu estava com o mesmo problema seu, no Ubuntu-Studio. Pelo console sudo su + senha, depois chamei por aí o nvidia-settings....
Aí fiz a alteração (no meu caso 1280x1024), e aí sim consegui salvar pelo "Save to X Configuration File"...
Aqui funcionou, espero ter ajudado...

Valeu


« Última modificação: 04 de Agosto de 2008, 21:49 por 10aduzia »

Offline Luciano SHAKALL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela no Ubuntu 8.04
« Resposta #23 Online: 19 de Agosto de 2008, 14:46 »
"... Pelo console sudo su + senha, depois chamei por aí o nvidia-settings....
Aí fiz a alteração (no meu caso 1280x1024), e aí sim consegui salvar pelo "Save to X Configuration File"...
VALEU pela ajuda.
Estou reinstalando o UBUNTU devido a uma besteiras que eu fiz
(é como li na assinatura de alguém: "Quem sabe concerta, quem não sabe formamata", rsrsrs)
e daí vou tentar tua dica....

[]'s
- PENTIUM II MMX 266 / 256MB DIMM 133 / ASUS P2E-N / Gabinete & Mobo "NLX" / (de Estimação).
- E5200 / 2x1GB DDR2 800 CORSAIR Xms2 / GA-G31M-ES2C / WD RAPTOR 360 + SAMSUNG HD322HJ.
- ASUS EeePC 701 ("de volta" à 900MHz, e agora com 2GB de RAM): Rodando EEEBUNTU 3 . . .

Offline SantiagoPD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Além do que se vê
Re: Resolução de tela no Ubuntu 8.04
« Resposta #24 Online: 26 de Outubro de 2008, 16:40 »
Alguém mais teve esse problema ao editar o xorg?
Fala pessoal, meu primeiro post.

Seguinte, eu estava com o mesmo problema seu, no Ubuntu-Studio. Pelo console sudo su + senha, depois chamei por aí o nvidia-settings....
Aí fiz a alteração (no meu caso 1280x1024), e aí sim consegui salvar pelo "Save to X Configuration File"...
Aqui funcionou, espero ter ajudado...

Valeu

E aí pessoal!

psicothico, sim eu tenho este mesmissimo problema que você.
10aduzia, a princípio sua dica deu resultado. Ainda não reiniciei a máquina mas já consegui salvar o arquivo de Backup. Vou reiniciar e volta cá para dar um retorno!

A... minha placa é uma Gforce 7300.
"Não tem nada de sadio em adaptar-se a uma sociedade completamente doente"

Offline SantiagoPD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Além do que se vê
Re: Resolução de tela no Ubuntu 8.04
« Resposta #25 Online: 26 de Outubro de 2008, 16:49 »
Não deu certo.
Estou buscando solução.
"Não tem nada de sadio em adaptar-se a uma sociedade completamente doente"

Offline SantiagoPD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Além do que se vê
Re: Resolução de tela no Ubuntu 8.04
« Resposta #26 Online: 26 de Outubro de 2008, 17:16 »
Tchê, funcionou!

Eu é que não havia gravado corretamente o arquivo e também não havia feito um backup.

Agora firmou a resolução e o refresh exatamente como eu quero.

Ao que me parece este tópico esta solucionado, posso confirmar isso?
"Não tem nada de sadio em adaptar-se a uma sociedade completamente doente"

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Resolução de tela no Ubuntu 8.04
« Resposta #27 Online: 26 de Outubro de 2008, 17:32 »
Meu monitor é de tubo, mas acredite, não estava incomodando "nas vistas" :o não.

Pode apostar que sim...   ;)  num monitor CRT, selecione 1280x1024 com refresh de 60 Hz e carregue uma tela toda branca (um editor de texto, por exemplo). Então olhe não para o centro do monitor, mas para um ponto cerca de 20 cm ao lado do monitor; verá que a tela  'treme' constantemente, pois o feixe não consegue varrê-la de cima a baixo com a velocidade necessária. Os músculos do seu globo ocular precisam ficar contraindo-se na mesma taxa, para que você não perceba o tremor quando olha direto para o centro da tela. Dá uma dor de cabeça no fim do dia...  ;D

Até mesmo num monitor CRT 17" com 1024x768 e 60 HZ, o efeito é bem visível.

VB5


Wow... ótima explicação, eu sempre tentava mostrar a melhor taxa de resolução e frequencia para meus clientes, mas não sabia os termos corretos para explicar.. vivendo e aprendendo!

Offline shadowrsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela no Ubuntu 8.04
« Resposta #28 Online: 05 de Novembro de 2008, 11:50 »
Olá amigos, eu peço para que me ajudem no meu problema, ou seja, minha placa de vídeo é uma Mirage 3+ graphic, e a mesma somente deixa eu selecionar no Ubuntu as resoluções de 800x600 e 640x480 e eu gostaria muito de poder utilizar 1024x768 só que em hipótese alguma eu consigo resolver este problema, será que alguém poderia me ajudar em uma forma de resolver isso?

PS: Quem quiser saber o hardware total de meu equipamento é só clicar no link: http://www.cceinfo.com.br/pagina.php?IdPagina=2&Tipo=SPagina&ProdutoId=98&URL=produto-detalhe

Até mais,
Renato.
"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas".

Offline SantiagoPD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Além do que se vê
Re: Resolução de tela no Ubuntu 8.04
« Resposta #29 Online: 07 de Novembro de 2008, 18:56 »
Oi shadowrsm.
Você já tentou todas as dicas que esse tópico apresenta?
"Não tem nada de sadio em adaptar-se a uma sociedade completamente doente"