Autor Tópico: Erro na inicialização  (Lida 1828 vezes)

Offline tato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
    • Mundo & Tecnologia
Erro na inicialização
« Online: 01 de Fevereiro de 2009, 11:56 »
Olá pessoal.  Preciso de ajuda.
Tenho um Assus eee-pc com o XP instalado no SSD e instalei o ubuntueee em um HD externo.  Fiz isso porque minha esposa tem uma relutância incrível em aceitar o Linux, então, ela usa o XP e eu o Ubuntu.  Tudo estava indo muito bem, mas, ontem deu pau!  O Ubuntu não inicia mais, apontando um erro no grub (erro 17).  Por conta disso, também não consigo iniciar o XP. Alguém tem alguma idéia de como posso sair desta?
Forte abraço a todos.
Pentium D 2.8 GHz, NVidia 7600 GT, 2 GB DDR2 667, 3 HD's Seagate Barracuda (2 x 160 GB e 1 x 80 GB), 1 HD Externo WD 320 GB, Ubuntu 8.04 (Hardy).

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: Erro na inicialização
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 12:24 »
 ;D hehehehehe ;D
Que azar em tato!!! Aconteceu alguma coisa parecida comigo quando estava tentando "converter" minha namorada ao mundo GNU/Linux em 2007. Depois de instalar o Ubuntu no seu pc eu perdí o Grub e tive que reinstalá-lo. O pior é que ela ficou me zuando e falando pra eu apagar "aquela coisa lá" do pc dela, pq "aquela coisa lá" ia destruir o seu Windows. huahushuhauhushuahuhsuhau Depois de alguns meses o Windows dela deu um problema maluco (tela azula da morte) e ela perdeu TUDO, aí foi a minha vez de zuar (na verdade eu não o fiz, pq senão ela ia me BATER, só fiquei na vontade mesmo!!!  ::)). Depois da perda total dos seus dados com o Windows, ela resolveu instalar e testar o Kubuntu, e depois de alguns meses ela já tava ADORANDO o sistema juntamente com as firulas do Compiz. No início de 2008 ela migrou para o AchLinux com o KDEMod, ela achou o ArchLinux muito mais simples que o Kubuntu (vai entender as mulheres né!!!  ::) hehehe). Depois eu fiz o mesmo e instalei o ArchLinux em TrialBoot, juntamente com o Kubuntu e WinVista (que eu uso apenas para jogos).
Mas enfim, voltando ao assunto, você vai ter que reinstalar o Grub no seu sistema usando o LiveCD do Ubuntu. É um procedimento muito simples.
Faça boot com um cdlive do Ubuntu, monte a partição linux instalada com o chroot e depois instale o grub:
 
Código: [Selecionar]
# mount /dev/sdaX /mnt
# chroot /mnt
# mount -t proc /proc proc
# grub-install /dev/sda --root-directory=/mnt

obs: onde está X, é o numero da partição que está instalado o linux, utilize o fdisk -l para saber.
obs1: se você não souber montar a partição com o LiveCD, poste aqui que o pessoal te ajuda com um passo-a-passo bem simples.
obs2: existe um belo post, iniciado pelo amigo pintinho, que nos dá 1001 dicas (tá... nem tanto!!! hehehe) para se recuperar o Grub. Com certeza, lendo esse post, seu probleminha vai ser facilmente solucionado:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html
Forte abraço fera!!!
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2009, 12:47 por RodrigoFSS »

Offline tato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
    • Mundo & Tecnologia
Re: Erro na inicialização
« Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 02:44 »
Olá amigo RodrigoFSS.  Muito obrigado. Consegui restaurar o sistema  :D!

Agora a coisa ficou melhor. Depois de muito dialogar, consegui convencer minha esposa de usar somente o Ubuntu.  Detonei o XP e instalei uma nova versão do eeebuntu no SSD.  Agora estamos somente com um SO e com o HD Externo para guardar os documentos, fotos etc.

Agora só falta convenê-la de instalar o Ubuntu no desktop dela. Mas acho que isso vai demorar um pouco! Pelo menos já dei um passo com o netbook!

Forte abraço e obrigado mais uma vez.
Pentium D 2.8 GHz, NVidia 7600 GT, 2 GB DDR2 667, 3 HD's Seagate Barracuda (2 x 160 GB e 1 x 80 GB), 1 HD Externo WD 320 GB, Ubuntu 8.04 (Hardy).