Autor Tópico: Uso de software livre em orgão público aqui pelas minhas bandas (Belém-PA)  (Lida 2623 vezes)

Offline cristianoquaresma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
"STI implanta BrOffice.org no TRE do Pará
Posted abril 26th, 2008 by gbpacheco

TRE/PA

A Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PA, por meio da Coordenadoria de Infra-estrutura (COINF), Seção de Apoio ao Usuário (SAU) e Seção de Microinformática (SMI), desenvolveram um projeto para a implantação do pacote de aplicativos do BrOffice.org na secretaria do TRE-PA, Zonas Eleitorais, Centrais e Postos de Atendimento. O objetivo é permitir aos usuários executarem suas atividades de forma satisfatória utilizando os recursos do BrOffice.org, através de uma ferramenta de distribuição gratuita, diminuindo os custos na aquisição e atualização de softwares pelo TRE."

Legal saber que a mentalidade está mudando em todo Brasil, iniciativas como está nos dão um pouco de esperança  :)

Offline cristianoquaresma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
Re: Uso de software livre em orgão público aqui pelas minhas bandas (Belém-PA)
« Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2008, 11:29 »
Faltou o link para quem quiser ler a matéria completa  ::)
http://www.broffice.org/tre_para

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Uso de software livre em orgão público aqui pelas minhas bandas (Belém-PA)
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2008, 11:47 »
legal, num país onde necessitamos de tanto investimento em educação, saúde e segurança, é quase ignorante algumas organizações publicas utilizarem de software proprietário. Semana passada instalei 20 micro a uma entidade do governo federal, todos dom Windows XP. Eu o fiz pois é o meu trabalho, mais quanto dinheiro foi investido em micros assim que poderiam ser revertidos ao povo necessitado. 20 Cds do XP custam muiiiito caro!
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline cristianoquaresma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
Re: Uso de software livre em orgão público aqui pelas minhas bandas (Belém-PA)
« Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2008, 11:56 »
legal, num país onde necessitamos de tanto investimento em educação, saúde e segurança, é quase ignorante algumas organizações publicas utilizarem de software proprietário. Semana passada instalei 20 micro a uma entidade do governo federal, todos dom Windows XP. Eu o fiz pois é o meu trabalho, mais quanto dinheiro foi investido em micros assim que poderiam ser revertidos ao povo necessitado. 20 Cds do XP custam muiiiito caro!
E exatamente essa mentalidade que necessita ser mudada, temos que trabalhar cada vez mais para que isso não ocorra de novo.
Sempre que posso indico a meus alunos o uso do openoffice, na minha empresa também estamos usando openoffice, só ainda não colocamos linux nos computadores porque o programa que foi criado para a empresa baseia-se em SQL, mas assim que puder vamos mudar  ;D
E realmente num país tão necessitado, não se pode gastar dinheiro dessa maneira, com certeza 20 CD's do XP devem custar uma fortuna.
Se você puder tente inserir aos poucos o software livre nesse local aonde você instalou os XP's, eu li em um post do clcampos (acho que foi na seção depoimentos) como ele conseguiu implantar o sistema  lá na câmara da cidade dele, esse é um exemplo que todos da comunidade devem seguir.  :D

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Uso de software livre em orgão público aqui pelas minhas bandas (Belém-PA)
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2008, 13:35 »
essa conversa de "quantos famintos poderiam comer por X licenças Windows" é conversa fiada... não se pode mexer em quota de orçamento a bel prazer... não tem como tirar X da secretária da justiça para recolocar na secretária da saúde.. se o dinheiro não for usado ele mofa..

Offline cristianoquaresma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
Re: Uso de software livre em orgão público aqui pelas minhas bandas (Belém-PA)
« Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2008, 18:36 »
essa conversa de "quantos famintos poderiam comer por X licenças Windows" é conversa fiada... não se pode mexer em quota de orçamento a bel prazer... não tem como tirar X da secretária da justiça para recolocar na secretária da saúde.. se o dinheiro não for usado ele mofa..
Sinto discordar de você, mas não concordo nem um pouco com seu ponto de vista, não precisa recolocar o dinheiro em outra secretaria, basta usar o dinheiro melhor na própria secretaria, no caso específico citado justiça eleitoral.
E convenhamos, se não se economizar em algo, nunca se melhora nada, sua visão está um pouco deturpada. veja no meu caso, o que eu gastaria com licenças do Office, utilizei em outras coisa, como: reagentes para meu laboratório, equipamentos, etc. Isso é ter visão empresarial.  ;)

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Uso de software livre em orgão público aqui pelas minhas bandas (Belém-PA)
« Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2008, 20:51 »
essa conversa de "quantos famintos poderiam comer por X licenças Windows" é conversa fiada... não se pode mexer em quota de orçamento a bel prazer... não tem como tirar X da secretária da justiça para recolocar na secretária da saúde.. se o dinheiro não for usado ele mofa..
Sinto discordar de você, mas não concordo nem um pouco com seu ponto de vista, não precisa recolocar o dinheiro em outra secretaria, basta usar o dinheiro melhor na própria secretaria, no caso específico citado justiça eleitoral.
E convenhamos, se não se economizar em algo, nunca se melhora nada, sua visão está um pouco deturpada. veja no meu caso, o que eu gastaria com licenças do Office, utilizei em outras coisa, como: reagentes para meu laboratório, equipamentos, etc. Isso é ter visão empresarial.  ;)

o meu ponto de vista vai até ".. conversa fiada..", resto é fato, lei... não se mata a fome, garante segurança, constrói escola, etc, investindo numa secretária que não seja ligada diretamente à secretaria responsável para tal.. quanto a parte de investir na própria secretária eu concordo plenamente, nem disse o contrário... não é nem uma visão empresarial, é uma visão lógica.. se não precisa gastar numa coisa inutil que não se gaste, que gaste em outras prioridades...

Offline cristianoquaresma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
Re: Uso de software livre em orgão público aqui pelas minhas bandas (Belém-PA)
« Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2008, 11:09 »
Tudo bem Syph0s, pra não ter mais polêmica, eu não lembro de ter escrito que esse dinheiro era pra ser usado para matar a fome de ninguém.
Agora você tem que concordar comigo que devo ficar feliz pelo fato de o "dinheiro público" estar sendo economizado, até porque esse dinheiro é nosso.
Que esse tipo de iniciativa deve ser louvado e seguido.
Antes de qualquer coisa dinheiro público, como próprio nome diz, é dinheiro do povo, isso é fato, não sou eu que estou dizendo.
Então não vejo o uso dos recursos de maneira adeqada como "conversa fiada".
Mas tudo bem esse é só o meu ponto de vista, como eu não sou o dono da verdade...