Autor Tópico: Problema com Som no 8.04  (Lida 22435 vezes)

Offline RGBguima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Problema com Som no 8.04
« Online: 25 de Abril de 2008, 00:10 »
Opa Galera beleza?

Estou estreando aqui no fórum!  ;) e estou com um problema.

Instalei o Ubuntu 8.04 esta "quase" tudo funcionando perfeitamente, pois o som
parece que não esta instalado. Quando Clico no auto falante, aparece a seguinte mensagem
 
"O controle de volume não localizou nenhum elemento e/ou dispositivos de controle. Isso significa que, ou você não tem o  plug-in correto do GStreamer instalado, ou que você não tem uma placa de som configurada.
Você pode remover o controle de volume do painel clicando com o botão direito no ícone do alto-falante no painel e selecionando "Remover do Painel" no menu."


"Nenhum módulo e/ou dispositivo do GStreamer de controle de volume foi encontrado."


DETALHES:

A Minha Placa Mãe é uma: Asus P5B-Plus
Audio: ADI 1988 8-Channel High Definition Audio CODEC
           - Coaxial/Optical S/PDIF out ports at back I/O
           (SoundMAX HD Audio V1.1)



Agradeço desde já.

« Última modificação: 25 de Abril de 2008, 00:21 por RGBguima »

Offline psicothico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Problema com Som no 8.04
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2008, 21:25 »
Eu também tenho um problema com o som no 8.04.

Embora eu consiga tocar mp3 com o "reprodutor de filmes", não consigo escutar nenhum som do sistema (iniciar ubuntu, clicar, abrir janela, etc.). Já configurei os sons .wav na janela de áudio, mas não adianta.
o que devo fazer?

Também não consigo fazer o Ubuntu reconhecer meu microfone, o que me atrapalha no uso de instant messengers.

Tenho uma placa Genius 5.1, 128 bits, reconhecido pelo Ubuntu como C-media PCI DAC/ADC. 

desde já, agradeço.
« Última modificação: 26 de Abril de 2008, 21:29 por psicothico »

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Problema com Som no 8.04
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2008, 09:33 »
Também estou com problemas de som no 8.04. A minha Creative Live 5.1 não trabalha a 5.1. Antes era só aumentar os volumes Wave Center, Wave Surround e LFE para ter som 5.1. Mas agora isso não funciona mais...
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline RGBguima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Problema com Som no 8.04
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2008, 16:15 »
Eu Fiz alguns teste aqui....

Instalei o 7.04 o som funcionou, ai atualizei para o 7.10 e funcionou também...

Quando atualizei para o 8.04 parou de funcionar...


Será que vou ter que ficar no 7.10 mesmo?  :'(

Offline psicothico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Problema com Som no 8.04
« Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2008, 20:21 »
É, galera, tá parecendo que o problema está na versão 8.04... achei muito estranho o sistema não emitir som nenhum... Aliás, alguém está usando o novo ubuntu com os sons?

Vejo que também não dá para escutar sons no youtube. Contudo, vídeos e músicas em arquivos locais rodam com o som a 100%. Alguém tem a chave para este mistério?

abçs

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema com Som no 8.04
« Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2008, 20:52 »
Ouço todos os sons, inclusive os sons de fechamento que muitos reclamam não ouvir.

As alterações que fiz no meu Ubuntu relacionadas a som foram só as sugeridas no texto: Ubuntu paradise, deixe seu ubuntu completo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline psicothico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Problema com Som no 8.04
« Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2008, 21:05 »
Descobri! Descobri! Uhu!!!  ;D ;D ;D

Galera, vá ao repositório de programas do Ubuntu (Aplicações > Adicionar/Remover... ) e instalem o Pulse Audio Device Chooser.

Depois de instalado, vai aparecer um ícone novo ao lado do relógio (canto superior direito da tela). Abram o Volume Control. Entrem nas abas de output e input.

Vejam que no rodapé da aba tem uma inscrição em itálico - clique com o botão direito no dispositivo padrão. É só seguir a instrução. Botem o mouse em cima do controle de volume do periférico que vocês desejam usar, cliquem com o botão direito e a única opção que aparece é "default". Cliquem nela, reiniciem o computador e sejam felizes!

Se não aparecer seu dispositivo no menu do Volume Control, tente ir às propriedades de som no menu "Sistema" e selecione seu dispositivo em todos os campos. Daí, tentem o Volume Control de novo...
« Última modificação: 27 de Abril de 2008, 21:09 por psicothico »

Offline psicothico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Problema com Som no 8.04
« Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2008, 21:33 »
oops... resolve o problema dos sons de sistema, mas não os sons do youtube...

Offline RGBguima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Problema com Som no 8.04
« Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2008, 21:40 »
oops... resolve o problema dos sons de sistema, mas não os sons do youtube...

Isso é bom..


Mais eu particulamente prefiro os sons do Youtube e dos meus MP3 do que do Sistema..  :-\ :-\

Offline FreeAtMind

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • Software gratuito para Linux e Windows
Re: Problema com Som no 8.04
« Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2008, 05:47 »
Eu Fiz alguns teste aqui....

Instalei o 7.04 o som funcionou, ai atualizei para o 7.10 e funcionou também...
Quando atualizei para o 8.04 parou de funcionar...

Será que vou ter que ficar no 7.10 mesmo?  :'(

Pois a mim também aconteceu o mesmo quando fiz a actualização, ainda só havia a versão Beta do Hardy. Depois fiz o download do .ISO, gravei num CD e instalei de raiz a versão Beta e o som ficou a funcionar bem. Mas de actualização também n tinha som.

Cya
« Última modificação: 28 de Abril de 2008, 05:51 por FreeAtMind »
Ao pobre não lhe dês o peixe, ensina-o a pescar. | Quem não sabe, é como quem não vê... | Cada cabeça, sua sentença. :arrow: FreeSoft  - Forum de Linux e Windows | Utilizador Linux nº 467817 e Ubuntu nº 21023

Offline André Maraci

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Problema com Som no 8.04
« Resposta #10 Online: 28 de Abril de 2008, 21:51 »
Oi, tenho um problema com áudio no 8.04 também, eu tenho duas placas uma on-board que desabilitei na bios e uma off-board, mas o sistema não reconhece minha off-board, em controle de volume aparece isso (Nenhum módulo e/ou dispositivo do GStreamer de controle de volume foi encontrado.).
Código: [Selecionar]
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82865G/PE/P DRAM Controller/Host-Hub Interface (rev 02)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation 82865G/PE/P PCI to AGP Controller (rev 02)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801EB/ER (ICH5/ICH5R) USB UHCI Controller #1 (rev 02)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801EB/ER (ICH5/ICH5R) USB UHCI Controller #2 (rev 02)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801EB/ER (ICH5/ICH5R) USB UHCI Controller #3 (rev 02)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801EB/ER (ICH5/ICH5R) USB UHCI Controller #4 (rev 02)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801EB/ER (ICH5/ICH5R) USB2 EHCI Controller (rev 02)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev c2)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801EB/ER (ICH5/ICH5R) LPC Interface Bridge (rev 02)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801EB/ER (ICH5/ICH5R) IDE Controller (rev 02)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 82801EB (ICH5) SATA Controller (rev 02)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801EB/ER (ICH5/ICH5R) SMBus Controller (rev 02)
01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV44A [GeForce 6200] (rev a1)
02:01.0 Communication controller: Conexant HSF 56k Data/Fax Modem (rev 01)
02:02.0 Multimedia audio controller: Yamaha Corporation YMF-754 [DS-1E Audio Controller]
02:08.0 Ethernet controller: Intel Corporation 82801EB/ER (ICH5/ICH5R) integrated LAN Controller (rev 02)
André Maraci

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Problema com Som no 8.04
« Resposta #11 Online: 28 de Abril de 2008, 22:21 »
Citar
02:02.0 Multimedia audio controller: Yamaha Corporation YMF-754 [DS-1E Audio Controller]

Certo, sua placa é esta...  não entendi, parece que o problema é com os codecs ( GStreamer) - eles estão instalados?  a placa é reconhecida em "Informações de Hardware"?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline psicothico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Problema com Som no 8.04
« Resposta #12 Online: 28 de Abril de 2008, 23:00 »
VB5 (o cara tá em todas...)

Acredito que os problemas aqui são semelhantes. Todos temos duas placas de som (uma on, outra off-board) e o Ubuntu 8.04 insiste em rodar alguns sons pela placa onboard, que queremos desativada.

Sons de arquivos mp3, avi, etc, rodam bem quando instalamos o codec. Porém, os sons do sistema (clicar, abrir janela, etc) e sons reproduzidos por plug-ins do Firefox não rodam.

A solução que descrevi acima é um quebra-galho para fazer os sons do sistema funcionarem, mas continuamos sem ouvir os sons do Flash. Rodei muitos fóruns pela internet afora, e há vários relatos semelhantes. Não sei mais o que fazer  :'(

abçs

Offline André Maraci

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Problema com Som no 8.04
« Resposta #13 Online: 28 de Abril de 2008, 23:21 »
Olá amigo VB5.
Não, a placa não é reconhecida em "Informações de Hardware", e já tentei instalar o bendito codec GStreamer que é o que falta mas não consigo, já instalei alguns mas nada. Em controle de volume fica um sinal que nenhuma placa de som realmente foi detectada.
Aguardo respostas, obrigado.
André Maraci

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Problema com Som no 8.04
« Resposta #14 Online: 28 de Abril de 2008, 23:34 »
VB5 (o cara tá em todas...)

Eu tento, eu tento...  ;D ;D Só não sei se ajuda ou complica!...  :D
Citar

Acredito que os problemas aqui são semelhantes. Todos temos duas placas de som (uma on, outra off-board) e o Ubuntu 8.04 insiste em rodar alguns sons pela placa onboard, que queremos desativada.

Normalmente, se a on-board está desativada na BIOS, é a outra que será reconhecida e assumirá o trabalho.

Citar
Sons de arquivos mp3, avi, etc, rodam bem quando instalamos o codec. Porém, os sons do sistema (clicar, abrir janela, etc) e sons reproduzidos por plug-ins do Firefox não rodam.

Deve ser uma questão de setar os sons do sistema para a off-board. Provavelmente na instalação a on-board estava ativa, e eles foram designados para esta. Acho que é possível resolver via Sistema>Administração>Som.

[quote}
A solução que descrevi acima é um quebra-galho para fazer os sons do sistema funcionarem, mas continuamos sem ouvir os sons do Flash. Rodei muitos fóruns pela internet afora, e há vários relatos semelhantes. Não sei mais o que fazer  :'(
[/quote]

Acho que o indicado acima pode resolver isso também. Se não, vamos tentar outras coisas...

( ),
VB5
« Última modificação: 28 de Abril de 2008, 23:36 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB