Autor Tópico: Ajuda pra configurar o openbox.  (Lida 29806 vezes)

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Ajuda pra configurar o openbox.
« Online: 22 de Abril de 2008, 14:20 »
yo \o

Gnome, lxde, xfce, E17, e agora openbox. To vendo tudo que aparece até achar um WM que me agrade e até agora o Gnome é o mais legal, só que não me agrada o desempenho então o Openbox é a escolha da hora.

Ja dei uma boa pesquisada e consegui deixar ele bonitinho com papel de parede iniciando qd liga, um menu super simplório ja que eu uso o gnome-panel com o próprio menu do gnome e algumas coisas básicas iniciando com o sistema, como o update-notifier e montar a pasta de rede.

Bom, o que eu queria a ajuda de vocês é o seguinte:
     - como vcs configuram o openbox?
     - Como eu adiciono um comando pra desligar o computador?? O único comando ja existente no openbox é o de fechar sessão.
     - Como eu mudo o tema do mouse?? Eu gosto do tema preto que ja vem instalado, mas aqui ele usa o branco padrão.

-----------------------------------
Outra coisa, que programas vcs aconselham a usar junto com o openbox? Tipo vale a pena continuar com o gnome-panel e esse menu padrão mesmo levando em conta que nem tudo que ta nele vai ser utilizado?

A aba "locais" é inutil ja que eu não uso o nautilus e sempre abre por ele. Ja a aba "Sistema" tem algumas opções que não funcionam no openbox, como a "sessões" que não abre e etc.  Eu ouvi falar do pypanel e fbpanel, mas não conheço bem nenhum deles.

Pensei em colocar o wbar pra enfeitar um pouco o desktop, não ficar tão vazio, mas não sei como seria o desempenho dele. Meu pc não aguenta nem o xcompz simples.

Conky pra informações do sistema, mas ainda não vi como configura ele.

Ahh não sei, diz ae o que vcs gostam de usar em conjunto com o openbox?? ^^

Ps: Se não deu pra entender algo é só dizer que eu tento me explicar melhor, ok?
« Última modificação: 22 de Abril de 2008, 16:51 por Razien »
yari yari...

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Ajuda pra configurar o openbox.
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2008, 13:25 »
Hmm
Então ta né, eu sou o único usuario do forum que usa o openbox...

Não sei se me orgulho ou fico triste...

bahh, google ai vou eu denovo \o
yari yari...

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Ajuda pra configurar o openbox.
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2008, 15:03 »
Hmm
Então ta né, eu sou o único usuario do forum que usa o openbox...

Não sei se me orgulho ou fico triste...

bahh, google ai vou eu denovo \o

Eu uso Openbox há um tempo já. Por motivos de comodidade, uso Openbox + Gnome (é só escolher essa opção em Sessão no GDM).

Vou te dizer que já testei muita coisa pro Openbox. Algumas barras que eu usei foram o pypanel e o ttm (Tint Task Manager), mas ambos projetos foram descontinuados. Atualmente estou com um PC um pouquinho melhor e tenho usado o Openbox somente como gerenciador de janelas (que ainda assim é mais rápido que o Metacity).

Uma boa fonte de informação sobre Openbox é a wiki do Arch Linux ou o fórum gringo da mesma distribuição. São muuuuuuuuuuuitos os usuários de Openbox.

Você quer algum programa específico para usar com o Openbox? Algum reprodutor de músicas, navegador?

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Ajuda pra configurar o openbox.
« Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2008, 15:16 »
Eu queria saber o que o povo gosta de usar pra deixar o openbox a gosto.  Fora as dúvidas que tenho a respeito de alguns comandos e temas que estão descritas no inicio do tópico

Citar
Bom, o que eu queria a ajuda de vocês é o seguinte:
     - como vcs configuram o openbox?
     - Como eu adiciono um comando pra desligar o computador?? O único comando ja existente no openbox é o de fechar sessão.
     - Como eu mudo o tema do mouse?? Eu gosto do tema preto que ja vem instalado, mas aqui ele usa o branco padrão.

Na janela do firefox e outros programas o mouse fica preto (Tema escolhido) mas fora delas volta a ser o branco normal.

Dei uma pesquisa e achei os comandos
Código: [Selecionar]
shutdown -h now
Código: [Selecionar]
shutdown -r now
Respectivamente para desligar e reiniciar, mas ainda não testei pq ta instalando atualizaçoes e programas novos aqui.

Citar
Vou te dizer que já testei muita coisa pro Openbox. Algumas barras que eu usei foram o pypanel e o ttm (Tint Task Manager), mas ambos projetos foram descontinuados.

Eu cheguei a instalar o ttm mas não soube nem iniciar ele.
Estou agora com pypanel e gnome-panel, o pypanel lista as janelas abertas e o gnome-panel é só pra ter acesso aos menus de programas. Pq configurar um por um no menu do openbox seria muito chato.

Alguem sabe se é seguro usar aquele global menu?? Eu gosto bastante da idéia do menu aparecer la em cima na barra. Eu uso o hardy heron aqui.

Citar
Por motivos de comodidade, uso Openbox + Gnome (é só escolher essa opção em Sessão no GDM).

Hmm eu comecei usando assim, mas depois resolvi mergulhar no openbox, com um pc mais modesto como o meu, ele ta sendo ótimo. Além de ser muito bonito.
yari yari...

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Ajuda pra configurar o openbox.
« Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2008, 19:07 »
Fala Razien, beleza? Cara, já resolveu o problema com o tema do Mouse? Pois também é minha dúvida.
Comecei a um dia atrás com o OpenBox e não quero saber de outro :D
Bom, mas ainda to ajustanto o sistema, abri um tópico perguntando se alguém sabe como automontar CDs/DVDs, Pen Drives e outros dispositivos nele e aparacer na árvore do Thunar, você sabe como fazer?

E esse Global Menu, o que é?

Ha, e o PyPanel é muito irado! É só saber configurar que fica massa ;D

Ta sendo mó aprendizado BAUHAHAA fazer tudo na unha, mas vale o esforço :)

Sobre o Menu, cara, eu recomendo editar um por um, eu to fazendo isso, tipo, é mais cômodo na barra e tals, mas depois que tu se acostuma é muito irado ;D
Mas é questão de gosto também, tem um tal de MMaker que configura esse menu automaticamente com todos os programas que você tem instalado, mas não funfou aqui não  :-\

Mas vamos ae, vo voltar a tunar ;D


Abraço e até mais.
« Última modificação: 09 de Maio de 2008, 19:11 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Ajuda pra configurar o openbox.
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2008, 14:17 »
Citar
Fala Razien, beleza? Cara, já resolveu o problema com o tema do Mouse? Pois também é minha dúvida.

Eu li em algum lugar falando de criar umm arquivo "gtkrc" ou algo do tipo, com os nome do tema, icone, mouse, etc.

Mas eu to simplesmente escolhendo o mouse, tema, e icones, no próprio gnome e ele ja fica a mesma coisa no OPenbox.

Citar
Bom, mas ainda to ajustanto o sistema, abri um tópico perguntando se alguém sabe como automontar CDs/DVDs, Pen Drives e outros dispositivos nele e aparacer na árvore do Thunar, você sabe como fazer?

Eu não gostei do thunar, mas eu instalei o thunar volmanager, e marquei pra ele abrir sempre que tiver midia removivel.

Se não der certo de primeira, talvez tenha que editar  os lançadores "Abrir pasta" e "computador"  (acho que só esses dois ta bom)

Citar
E esse Global Menu, o que é?

É um applet pra ter o menu das aplicações tudo na barra do gnome, igual ao mac. Mas ainda esta em Alfa, e não consegui fazer funcionar no hardy.

Citar
Ha, e o PyPanel é muito irado! É só saber configurar que fica massa

Eu até consegui configurar, mas é muito chato isso =p


Citar
Sobre o Menu, cara, eu recomendo editar um por um, eu to fazendo isso, tipo, é mais cômodo na barra e tals, mas depois que tu se acostuma é muito irado Sem Graça
Mas é questão de gosto também, tem um tal de MMaker que configura esse menu automaticamente com todos os programas que você tem instalado, mas não funfou aqui não

Sim eu acabei optando por isso também.
O MMaker, eu li a respeito mas nem tentei usar, eu percebi que não a necessidade de ter todos os programas no menu.

Alem do mais eu uso o Gnome-Do que ja é um excelente lançador de aplicativos.


--------------------------------
Achei
http://urukrama.wordpress.com/openbox-guide/

É um guia super completo de como configurar o openbox.
Segue abaixo a parte sobre o tema do mouse:

Citar
Mouse cursor themes

What do you do when you want to change the mouse cursor theme? Mouse cursor themes are specified in /home/USERNAME/.Xdefaults, and the theme should be saved in /home/USERNAME/.icons/. To change the mouse cursor theme, add the following to your .Xdefaults:

   Xcursor.theme:NAMEOFTHETHEME

Change the mouse Xcursor.theme to whatever your preferred theme is named, but make sure it matches the folder you store it in in /home/USERNAME/.icons (as always case sensitive).

No meu caso, o tema é o DMZ-Black, então é só colocar o caminho cmpleto da pasta que funciona.
/usr/share/icons/DMZ-Black
« Última modificação: 11 de Maio de 2008, 14:46 por Razien »
yari yari...

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Ajuda pra configurar o openbox.
« Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2008, 20:01 »
Muito obrigado pelas dicas Razien :)

Sobre o tema do Mouse, acababei mudando no GNOME mesmo também. E obrigado pela dica extra.

Sobre o automontar, eu já tinha instalado e nem tinha tentado ainda :P Deu certo ;D Obrigado.
Cara eu também não gostava muito do Thunar não, mas depois de instalar uma série de plugins e fazer várias configurações, descobrei que ele é fantástico, dê uma chance a ele que tu vai ver hehehe.
Aqui vai um dica: Os Plugins que uso atualmente no Thunar - archive, media-tags, thumbnailers e volman.

Sim eu acabei optando por isso também.
O MMaker, eu li a respeito mas nem tentei usar, eu percebi que não a necessidade de ter todos os programas no menu.

Exato! ;D

Quero deixar mais dicas:
gDeskCal - Calendário no estilo OpenBox de ser ;D
Swift2 - Ele pega engines de temas OpenBox - no nosso caso - e integra melhor junto ao GTK, dando uma melhor uniformidade ao Tema.


Abraço e até mais.
« Última modificação: 12 de Maio de 2008, 00:02 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Ajuda pra configurar o openbox.
« Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2008, 21:50 »
Wow' pra que dar um quote gigante no meu post, faz isso não o.o

Citar
Sobre o tema do Mouse, acababei mudando no GNOME mesmo também. E obrigado pela dica extra.

Muito estranho, eu segui a dica la do blog e o mouse entrou com o tema certinho, mas agora a noite fui ligar denovo e o mouse volto a ser branco, e nem no gnome quer mudar o.o

Citar
Cara eu também não gostava muito do Thunar não, mas depois de instalar uma série de plugins e fazer várias conifgurações, descobrei que ele é fantástico, dê uma chance a ele que tu vai ver hehehe.
Aqui vai um dica: Os Plugins que uso atualmente no Thunar - archive, media-tags, thumbnailers e volman.


Hmm, até da pra mim usar ele, eu tenho ele pra quando preciso de algo rapido nos arquivos. Mas não gosto dele não mostrar meu segundo HD, mesmo que ele reconheça as pastas do mesmo nos favoritos. É chatinho, mas da pra viver cm isso.

E pra rede da pra montar com o Fuse, mas também é chato ter que configurar =p

Citar
gDeskCal - Calendário no estilo OpenBox de ser Sem Graça
Swift2 - Ele pega engines de temas OpenBox - no nosso caso - e integra melhor junto ao GTK, dando uma melhor uniformidade ao Tema.

Valeu, vou dar uma olhada neles depois, agora minha irmã que ta usando XD
(Amarok realmente é incrivel, na primeira vez usando e ja se torno o player favorito dela)


Agora estou mesmo intrigado é com o mouse, não quer voltar pro tema escolhido por mim x.x
T.T
yari yari...

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Ajuda pra configurar o openbox.
« Resposta #8 Online: 12 de Maio de 2008, 00:09 »
Já tirei o Quote. Eu também não gosto de Quotes gigantescos, eu tava com pressa e postei quase sem perceber o tamanho do Quot :P

Sobre o Mouse, me enganei, quando eu postei aqui, ele fica preto no Firefox e branco no resto do sistema.
Talvez eu tente a outra dica depois.

Qual gerenciador de arquivos você usa? Eu não quero o Nautilus, pois estou curtindo mais o Thunar, porém se aparecer um que me agrade mais, eu to usando ;D

Ha, sobre o gDeskcal, ele vem com uma skin meio "simples" por padrão, mas tem outras pra usar, muito bonitas e elegantes por sinal, é só olhar o nome delas nas pastas do gDeskcal no sistema (/usr/share/gdeskcal/skins) e trocar o nome em um arquivo xml na pasta ~/.gdeskcal para trocar de skin.
« Última modificação: 12 de Maio de 2008, 00:16 por kErNeL_sCrIpT »

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Ajuda pra configurar o openbox.
« Resposta #9 Online: 12 de Maio de 2008, 10:14 »
Ha, sobre o gDeskcal, ele vem com uma skin meio "simples" por padrão, mas tem outras pra usar, muito bonitas e elegantes por sinal, é só olhar o nome delas nas pastas do gDeskcal no sistema (/usr/share/gdeskcal/skins) e trocar o nome em um arquivo xml na pasta ~/.gdeskcal para trocar de skin.

Ou você pode clicar com o botão direito em cima do calendário e ir em Change Skin.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Ajuda pra configurar o openbox.
« Resposta #10 Online: 12 de Maio de 2008, 14:09 »
Ha, sobre o gDeskcal, ele vem com uma skin meio "simples" por padrão, mas tem outras pra usar, muito bonitas e elegantes por sinal, é só olhar o nome delas nas pastas do gDeskcal no sistema (/usr/share/gdeskcal/skins) e trocar o nome em um arquivo xml na pasta ~/.gdeskcal para trocar de skin.

Ou você pode clicar com o botão direito em cima do calendário e ir em Change Skin.

BUAHAHAHAHAHAHAHA

É verdade... essa minha mania de configurar tudo na unha ::)
Nem tinha percebido isso :P

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Ajuda pra configurar o openbox.
« Resposta #11 Online: 12 de Maio de 2008, 14:40 »
Citar
Sobre o Mouse, me enganei, quando eu postei aqui, ele fica preto no Firefox e branco no resto do sistema.

Aqui também, e agora fica assim até no gnome norrmal. o.o
Pelo que eu pude notar, quando o Openbox esta abrindo o mouse aparece preto, mas logo depois ele volta ser branco.

Ja desativei tudo que inicia com o openbox mas não deu certo x.x

Citar
Qual gerenciador de arquivos você usa? Eu não quero o Nautilus, pois estou curtindo mais o Thunar, porém se aparecer um que me agrade mais, eu to usando

Eu uso o Nautilus mesmo, e as vezes uso o Thunar ou o PCmanfm, o pcmanfm não gostei por não ter lixeira =p


-----------------------
Bahh continuo sem entender essa história do mouse.
Instalei um tema novo para o mouse, e coloquei o nome dele la no .Xdefaults, entrei no openbox, enquanto ele carrega o mouse aparece do jeito que eu mandei.

Mas depois que abre tudo o mouse volta a ser branco, eu clico no menu "Restart" e o mouse volta pro tema que eu escolhi.

Embora esteja funcionando, eu tenho que mandar "Restart" toda hora que abre o Openbox. CHATO!
E o tema DMZ-Black que eu quero usar, funciona mas fica com tamanho gigante =\ .  CHATO!!

-----------------------
Prometo que é o ultimo edit =p

Apaguei o .Xdefaults, e escolhi o mouse que eu queria pelo "Aparência" mesmo. Fechei e abri o Openbox denovo, e dessa vez o mouse se manteve o padrão enquanto carregava.

Mas quando eu cliquei em "Restart" só para ver o que acontecia, o tema que eu escolhi para o mouse foi aplicado. Bah que coisa doida....
« Última modificação: 12 de Maio de 2008, 16:32 por Razien »
yari yari...

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Ajuda pra configurar o openbox.
« Resposta #12 Online: 12 de Maio de 2008, 16:31 »
Hmm, eu tenho que alterar o Papel de Parede toda vez que entro no OpeBox, pois mesmo seguindo a dica de vários tutos, não fuciona iniciar o feh automaticamente com o Papel de Parede da sessão anterior :-\

Já usei o PCMan File Manager, é muito rápido, mas não gostei, simplista até demais pro meu gosto :P

Ha cara, usar OpenBox é assim mesmo, sofrimento! Hehehe, precisa de muita coisa na unha, pelo menos pra mim é divertido mexer nele no tempo livre, e to usando ele quase que em tempo integral agora.

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Ajuda pra configurar o openbox.
« Resposta #13 Online: 13 de Maio de 2008, 17:03 »
Eu gosto mais do Nitrogen, alem de ser bonitão pra escolher um papel de parede.


MEU OPENBOX TA DOIDO!!!!!!!

Eu ja falei que quando clico no menu "Restart",  o tema escolhido pro mouse é aplicado certo?
Agora o Openbox foi adiante, quando ligo o computador ele aplica o papel de parede do gnome por cima do Nitrogen o.o

Se eu mando aplicar um papel de parede, seja pelo menu "Aparencia" seja pelo visualizador de imagens, ele aplica como se eu estivesse no gnome.

E o nautilus não está aberto, o menu do openbox continua funcionando em cima do papel de parede.

O que pode ta acontecendo?
yari yari...

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Ajuda pra configurar o openbox.
« Resposta #14 Online: 13 de Maio de 2008, 19:14 »
Não sei, mas isso também acontece comigo. Eu só ignoro e recoloco o Wallpaper :P
Não conheço esse Nitrogen, vou dar uma olhada.
Cara, fazer altas doses de configurações e ainda misturar dois Ambientes Gráficos não PODE resultar em completa estabilidade hehehehe
« Última modificação: 13 de Maio de 2008, 19:16 por kErNeL_sCrIpT »