Autor Tópico: Qual usar: IBM Thinkpad 365XD  (Lida 2685 vezes)

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Qual usar: IBM Thinkpad 365XD
« Online: 19 de Abril de 2008, 14:45 »
  Bom dia,
Eu tenho um velho laptop IBM Thinkpad 365XD (sem motivo para risos). Trata-se de um Pentium 100MHz, 40MB de memória, 3Gb de HD, vídeo Trident 256 cores (Ack!)... Está desativado há 6 meses, porque o teclado quebrou e eu tenho meu Prescott para me manter conectado, mas como eu gosto do meu dinossauro também, quero resgata-lo das trevas do meu armário - e é aí que entra o Pingüim!
Em primeiro lugar, a coisa mais importante que eu preciso saber é: Tem alguma possibilidade de usar o Kernel 2.6 nele, em qualquer distro que seja? Me mandar usar sem o X não vale!
E outra coisa: o Xfce é pesado demais pra ele? Vai ter que ser de *box ou Mezzo? E falando em Mezzo, esse meu IBM jurássico comporta o symphonyOS? Ou alguém tem outra dica de uma distro baseada em Ubuntu pra ele?
 Muito obrigado pra quem responder, qualquer informação tá valendo.


Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Qual usar: IBM Thinkpad 365XD
« Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2008, 15:14 »
para ele eu recomendo uma distro com kernel24 e com fluxbox ou openbox... dai vc escolhe a que achar melhor. tem uma derivada do MEPIS muito boa.. mas não lembro o nome.. foi mal.. heheh..

t+

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Qual usar: IBM Thinkpad 365XD
« Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2008, 18:22 »
isso mesmo,talvez o DSL

OpenBox é mais customizavel e automatizado que os outros *box
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Qual usar: IBM Thinkpad 365XD
« Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2008, 19:14 »
Para o seu P100 usar o Kernel 2.6, as chances maiores de funcionar bem vão até a versão 2.6.17 ou 2.6.18 no máximo! A série 2.6.20 em diante deve dar pau em cima de pau!  Melhor tentar um kernel série 2.4 mesmo. Mas quem ainda usa o 2.4 nos novos lançamentos?

Até o Puppy Linux já passou para a série 2.6.17, para as máquinas mais antigas e tem outra versão com a série 2.6.20 para as não tão velhas.

Quanto a parte gráfica, até o XFCE vai ficar pesado demais no seu P100. Vai ter que ir de algum "Box" da vida mesmo (Fluxbox, Blackbox, Openbox etc.) ou IceWm.

Mas esse não é o principal problema. Problema vai ser você conseguir navegar bem com o seu P100! As páginas estão lotadas de animações flash, entre outras. No meu Frank aqui de casa, um PIII 550Mhz o pobre coitado chega fácil nos 100% de uso da CPU em páginas como a Globo.com ou IG e Terra. Mais de três abas abertas e ele trava na certa.  Aí vão falar para você usar o Dillo......        Sei não. Missão  difícil essa.

Há sim, acho dificílimo o Ubuntu ou suas variantes rodarem bem  ou sequer chegarem a rodar no seu P100.  Se tentar usar, comece do 6.06 para trás! Tudo com instalação em modo texto, claro!

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Qual usar: IBM Thinkpad 365XD
« Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2008, 23:49 »
Para o seu P100 usar o Kernel 2.6, as chances maiores de funcionar bem vão até a versão 2.6.17 ou 2.6.18 no máximo! A série 2.6.20 em diante deve dar pau em cima de pau!  Melhor tentar um kernel série 2.4 mesmo. Mas quem ainda usa o 2.4 nos novos lançamentos?

Até o Puppy Linux já passou para a série 2.6.17, para as máquinas mais antigas e tem outra versão com a série 2.6.20 para as não tão velhas.

Quanto a parte gráfica, até o XFCE vai ficar pesado demais no seu P100. Vai ter que ir de algum "Box" da vida mesmo (Fluxbox, Blackbox, Openbox etc.) ou IceWm.

Mas esse não é o principal problema. Problema vai ser você conseguir navegar bem com o seu P100! As páginas estão lotadas de animações flash, entre outras. No meu Frank aqui de casa, um PIII 550Mhz o pobre coitado chega fácil nos 100% de uso da CPU em páginas como a Globo.com ou IG e Terra. Mais de três abas abertas e ele trava na certa.  Aí vão falar para você usar o Dillo......        Sei não. Missão  difícil essa.

Há sim, acho dificílimo o Ubuntu ou suas variantes rodarem bem  ou sequer chegarem a rodar no seu P100.  Se tentar usar, comece do 6.06 para trás! Tudo com instalação em modo texto, claro!



Eu ainda considero a escolha entre um Puppy que não seja o último (será que eu encontro?), o DSL, ou o BasicLinux (kernel 2.2!!!). Tem também o ubuntulite, que segundo a Wikipedia, roda em coisa bem pior que meu IBM.
Ubuntu propriamente dito eu nem pretendia tentar mesmo. Eu acho que vou atacar de Damn Small mesmo... Valeu pelas respostas.
« Última modificação: 20 de Abril de 2008, 00:32 por 0tacon »