Diferença entre os tipos de LINUX

Iniciado por ak47, 17 de Abril de 2008, 17:39

tópico anterior - próximo tópico

ak47

Galera como todo mundo já sabe ! Sou mega noob trash coco em linux mais estou me esforçando uhahua.

O que eu não consigo entender o porque e a plataforma linux tem tantas caras.

Por exemplo: Debia, Madriva, RedHad, SlackWare, Ubuntu, Kubuntu, Xbuntu, Gentoo .....

Eu tenho instalado o UBUNTU aqui, mais gostaria de utilizar a interface visual KDE. Por que eu li que é mais perfeito o gráfico e a riqueza detalhes perto do gnome...

Gostaria de entender a diferenca entre as plafaformas do linux e KDE e gnome..

Atenciosamente,
                          Ak47

flsantos

O linux é todo o mesmo, a sua base é o kernel (que pode estar mais ou menos artilhado).
Como o SO é modular podemos "arranjar" a distro como entendermos, por isso existem milhentas versões e diferentes faces (as mais conhecidas são Gnome e KDE, mas depois existem muitos outras, Fluxbox e derivados, E17, e outros)
Como base existem 3 (corrijam-se se estiver enganado) distribuições bases - Slackware e derivados, Red Hat e derivados e Debian e derivados (na qual se inclui o Ubuntu).

IgorM0L

Eu prefiro pensar o seguinte: Linux em si é somente o núcleo - chamado também de kernel.
  Existem várias definições sobre sistema operacional, incluse que o próprio núcleo seja o sistema operacional. Mas na realidade, um sistema operacional é composto pelo núcleo e pelos aplicativos como utilitários dentre outros.
  Então, quando você quer se referir ao sistema operacional que usa o Linux como kernel - núcleo - o mais correto seria usar o termo GNU/Linux, pois os utilitários usados pelo sistema são baseados no Projeto GNU. Chega a ser inclusive um pouco que injusto não tratar do nome do GNU quando se refere ao Linux, afinal, do mesmo jeito que não adianta utilitários sem kernel, não adianta kernel sem utilitário.

Existem também as Distribuições Linux, que são sistemas operacionais que usam o kernel do Linux e com diversos programas, com diversos objetivos.
  Isso inclusive matem-se bem fiel a velha frase: "Unix, sistemas para vários sabores". Existem Linux para iniciantes, desenvolvedores, hackers dentre várias classes.
  Podemos citar dentre essa diversidade as distros voltadas para iniciantes: Ubuntu, openSUSE, Knoppix, Debian Stable, PCLinuxOS, Kurumin... Já ditros que demandam de um pouco mais de conhecimento como Debian Instable, Gentoo (se bem que ele tem se tornado muito simples nos dias de hoje), Arch dentre várias outras.
  Já para usuários mais avançados, com certeza podemos citar uma de minhas paixões nérdicas: o clássico, tradicional e conservador dos princípios Unix, Slackware. Que pelo menos tem se mantido assim até a sua versão atual.
  Mesmo assim, o Ubuntu e qualquer outra distro possuem características padrões; ou seja, você pode fazer tudo que quizer com seu Ubuntu, Debian, Slackware... seja o que for!

wildner

ak47;

Qual a versão do Ubuntu que tem instalada?

O KDE é legal muitos gostam. Espero que goste também.

Prefiro o Gnome, ainda mais agora com a nova versão que saiu no Ubuntu 8.04.

Mas tudo faz parte do mundo Linux, dicas de quem já ficou confuso, escolha uma distribuição e um gerenciador de janelas. Use por um bom tempo, aprenda configure, instale deixe ele redondo e do seu gosto.  Depois de quiser experiemntar outros sabores, particione seu Hd e faça alguns teste. Procure estudar o que fazer pelas dicas do pessoal aqui do Forum e boa sorte.