Autor Tópico: Compressão de arquivos, onde obter informações?  (Lida 19645 vezes)

Offline fellipeh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Compressão de arquivos, onde obter informações?
« Online: 16 de Abril de 2008, 16:13 »
Olá amigos, não deve ser o local mais apropriado para falar desse assunto, porém queria criar um sistema de compressão de arquivos, tipo um ZIP, RAR e etc.. porem GPL, alguém poderia me indicar locais onde posso discutir sobre os algorítimos aplicados e tals?

Obrigado desde já.

Fellipe H.

Darcamo

  • Visitante
Re: Compressão de arquivos, onde obter informações?
« Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2008, 22:58 »
Você quer criar uma interface para esses programas? Ou seja fazer um programa que chame os programas zip, rar, etc., já disponíveis de forma semelhante ao que o file-roller faz?

Ou você quer criar o seu próprio algoritmo de compressão?

A primeira opção é factível e pode ser até interessante para quem acha o file-roller limitado, mas se estiver pensando na segunda aconselho você a repensar. :p

Em geral esses programas de compressão usam o algoritmo de Lempel-Ziv-Welch, se não me engano. O que varia de um para o outro é a implementação. E não é só zip e rar que usam, ele também é usado em pdfs gifs, etc.

Novamente digo que eles usam o algoritmo de Lempel-Ziv-Welch, mas com implementações diferentes possivelmente patenteadas. O gif, por exemplo, é patenteado e por isso o programa gnuplot não vem com opção de gravar em gif mesmo os desenvolvedores tendo implementado.

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Compressão de arquivos, onde obter informações?
« Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2008, 12:25 »
é legal estudar o código fonte dos programas já existentes... ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline brunei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
    • Ubuntu Brasil - Wiki
Re: Compressão de arquivos, onde obter informações?
« Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2008, 09:22 »
Olá felipeh!

Esse mundo dos algoritmos de compressão é extremamente fascinante. Existem vários algoritmos de compressão, alguns livres, outros patenteados. Acho que o melhor caminho é começar numa literatura específica. Existem vários livros e materiais sobre o assunto. Aconselho procurar materiais em sites de universidades, pois nessas instituições os professores costumam ter uma área onde ele publica suas aulas. Além disso, se precisar de livros em PDF, eu posso te fornecer alguns. É só mandar seu e-mail em MP.

Aliás, seguindo a excelente dica do nosso amigo felipeborges, realmente é interessante olhar o fonte dos programas já implementados. Aliás, existem muitas implementações de algoritmos de compressão disponíveis na internet (e muitos deles livres de patente). Segue alguns exemplo:

Site do bz2
http://www.bzip.org/

Site do 7-Zip
http://www.7-zip.org/
Bruno Ribeiro

Offline cebola63

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Compressão de arquivos, onde obter informações?
« Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2010, 12:21 »
Olá eu preciso fazer um trabalho na faculdade e eu preciso obter informações sobre os algoritmos de compactação existentes, se alguém puder me ajudar eu agradeço muito.


Offline Camilabits

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
    • Testamos e Separamos tudo. Você só escolhe
Re: Compressão de arquivos, onde obter informações?
« Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2011, 19:32 »
Oi meninos,

Desculpe me intrometer, mas eu tenho alguma experiência nisso quem sabe eu possa falar algo novo.
Posso adiantar que nesse mundo de compactadores só o WinZip mesmo lançou algo, mesmo assim ainda está meio obscuro.
Sem contar que é um assunto muito técnico e difícil. Tem que ser Fera para desenvolver esse tipo de algoritmo.

Até participei de testes que comparam todos eles, e tive várias surpresas!

brigadinha
[]s CamilaBITs

Camila
e-mail / a-msn = camila@tecnocubo.com.br
http://www.tecnocubo.com.br Testamos e Separamos tudo. Você só escolhe