OK, amigo.
vc disse que trabalhe em um laboratório com 25 pcs.
quer dizer que vc tem mais de 25 usuarios, certo?
quer dizer também que o perfil de cada usuario esta no servidor, assim não importa de qual pc eles efetuem login, eles terão acesso aos seus arquivos, correto?
Se não for isso, sua rede esta errada, refaça sua estrutura, mas como deve estar dessa forma, vou responder sua pergunta de acordo com essa estrutura.
vou lhe indicar o caminho
crie um script e salve-o em alguma pasta sua no servidor.
esse script vai colocar o que vc deseja no desktop do usuario.
esse script vai adicionar o caminho no .profile de cada usuario, para ser autoexecutado senpre que um cliente logar.
esse script tera uma cópia dentro de uma pasta de inicialização do servidor linux (pode também usar o rc.local).
vc vai precisar de conhecimentos em: scripts, comandos basicos, conhecimento básico de diretórios e conhecimento do editor "vi"
Isso é tudo, se precisar que eu detalhe, é só responder, não sei qual o seu nivel de conhecimento e nem sua lógica, caso esteja começando a trabalhar com servidores, diga ai que eu "bolo" um resumão, explicando cada passo.
ps: .profile se encontra na pasta de cada usuario, Ex: meu usuario é raidicar, estou local, para editar o .profile digito vi /home/raidicar/.profile - no servidor estaria em /usuarios/*/.profile
OK?
Mais tarde vou preparar uma lógica, um pouco longa, detalhada, se achar q ainda esta complicado, diga e eu posto ela.
abraço.