Autor Tópico: Memory Cache, preocupo-me?  (Lida 2300 vezes)

Offline rrsn

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Memory Cache, preocupo-me?
« Online: 05 de Abril de 2008, 23:31 »
Tenho um note dell vostro 1400 com 2gb Ram, coloquei no swap 2gb tambem, conforme vou usando o ubuntu 64% da memoria chega a ser utilizada como cache mesmo com todos os programas fechados. Isso é algo que devo me preocupar?

Offline Feldsm

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Memory Cache, preocupo-me?
« Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2008, 01:30 »
500MB de swap pra voce estaria otimo, boa parte dessa swap nao sera usada, o cache e simplesmente para reservar memoria para execuçao de programas e blibliotecas dos programas, nao se preocupe com essa memoria sendo reservada

Offline ppfb

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2008, 01:41 »
o cache e simplesmente para reservar memoria para execuçao de programas e blibliotecas dos programas

o Feldsm acertou quanto a você não precisar se preocupar, mas não é beeeem assim "para reservar" não...vou tentar explicar um pouco melhor...

todos os programas que você têm ficam guardados no seu hd. Porém nenhum deles pode ir direto pro processador sem passar pela memória.

Então, porque você usaria apenas 60% da memória que você tem com os programas que você está usando no momento se há vários outros programas que já poderiam estar lá esperando para serem mandados pro processador?

Esses outros 40% então são preenchidos com outros programas que você não está usando no momento para caso você resolva utiliza-los, tornando assim mais rápido seu computador. Esses 40% de memória estão com função de cache.

Então é desejável que toda sua memória esteja ocupada sempre ;) Espero que tenha dado pra entender.

Ah, programas na memória é só um termo pra dar pra entender...não são bem programas que ficam lá...hehehe

Offline Hqxriven

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2008, 02:06 »
Se vc entende de inglês dê uma olhadinha...

http://www.redhat.com/magazine/001nov04/features/vm/

"memory overcommit — a sobre-alocação de memória é uma funcionalidade do núcleo do Linux que permite as aplicações alocarem mais memória do que realmente existe. A idéia por trás desta funcionalidade é que algumas aplicações alocam grandes quantidades de memória "apenas para o caso de precisarem", mas na verdade nunca utilizam esta memória. Portanto, a sobre-alocação de memória permite a execução de mais aplicações do que na verdade cabe na memória, desde de que as aplicações realmente não utilizem a memória alocada. Se o fizerem, o núcleo fecha o aplicativo"

http://www.gnu.org/software/gnusound/Documentation/ar01s05.html

Eu gosto de controlar essa alocação de memória através de comandos limitando essa alocação, pois uso muitos aplicativos no meu desktop e até quando mexo em servidores eu altero algumas coisas.
« Última modificação: 06 de Abril de 2008, 02:30 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois