Autor Tópico: LXDE - Um ambiente leve, baseado em GTK+ 2  (Lida 30733 vezes)

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
LXDE - Um ambiente leve, baseado em GTK+ 2
« Online: 03 de Abril de 2008, 14:22 »
Estava lendo um feed de notícias e vi a notícia falando deste ambiente. Junta o famoso PCManFM, gerenciador de arquivos leve, fácil de usar e parecido com o Nautilus, além de outros programas específicos do ambiente.

Eles criaram também um repositório para Ubuntu. Basta adicionar a linha baixo na sources.list:

Código: [Selecionar]
deb http://people.linux.org.tw/~pcman/ubuntu/ ./

Em seguida, dar o seguitne comando no terminal, e ele estará disponível para escolha no GDM:

Código: [Selecionar]
# apt-get install lxde
Descrição do projeto:

Citar
Introduction

LXDE is a new project aimed to provide a new desktop environment which is lightweight and fast.  It's not designed to be powerful and bloated, but to be usable and slim enough, and keep the resource usage low.  Different from other desktop environments, we don't tightly integrate every component.  Instead, we tried to make all components independent, and each of them can be used independently with few dependencies.

Features

Lightweight, runs with reasonable memory usage
Fast, rund well even on older machines produced in 1999
Good-looking, gtk+ 2 internationalized user interface
Easy-to-use, the user interface is simple, but usable enough
Desktop independent (suprise! Every component can be used without LXDE)
Standard compliant, follows the specs on freedesktop.org
Suitable for old machines


Site do projeto (onde é possível ver algumas screenshots): http://lxde.sourceforge.net/
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: LXDE - Um ambiente leve, baseado em GTK+ 2
« Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2008, 22:40 »
Pelas screens do link achei o LXDE mais bem finalizado do que o Fluxbox e o JWM.

Agora as perguntas: vc testou? o que achou? como está a tradução?
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: LXDE - Um ambiente leve, baseado em GTK+ 2
« Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2008, 23:16 »
nao tenho como testar agora @_@

pelas fotos da pra ver que é simples e objetivo

usa aplicativos leves e usa o obmenu e talvez o pypanel(nao sei)

parece ser bom

ja saiu o final ou está em testes ?
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: LXDE - Um ambiente leve, baseado em GTK+ 2
« Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2008, 10:08 »
Respondendo a dúvidas, ontem chegando em casa testei o LXDE.

Ele é incrivelmente rápido, e isso se deve a usar o openbox como decorador de janelas, além do PCManFM como gerenciador de arquivos (quem já usou sabe como ele é rápido) e as ferramentas específicas da ferramenta (lxpanel, lxsession, etc).

Para instalar, não basta o comando apt-get install lxde, pois pelo menos aqui ele não puxou automaticamente o pacote lxde-commom (fundamental para o funcionamento do ambiente).

Após a correta instalação (instalei no meu Debian, já que no momento não estou com o Ubuntu instalado), fiz logout e loguei novamente na opção LXDE do GDM.

Percebi um sistema extremamente rápido e consumindo pouco mais de 50 MB de RAM. O PCManFM iniciava imediatamente com um simples clicar no botão (e vejam como meu PC é meio que uma velharia).

O ambiente é muito bonito e fácil de usar, ótima opção para usuário novatos e com PC antigo.

Agora os pontos fracos: não está completamente traduzido, alguns botões da barra não estão configurados corretamente, devendo-se editar arquivos dentro da pasta ~/.config/lxde para se ter o ambiente funcionando corretamente (nada que seja difícil de fazer). As vezes um clique na barra de tarefas não funciona de primeira (mas isso pode ser problema só aqui).

Pontos fortes: leveza, beleza, facilidade de uso, boa integração com ferramentas do Gnome (minha instalação padrão do Debian), facilidade de configuração do ambiente (excetuando-se os dois ícones que editei manualmente como falei anteriormente), uso de openbox e pcmanfm, bem conhecidos na comunidade.

Concluindo, acho uma ótima opção para aqueles que possuem PCs velhos. E quem puder, ajude na tradução do sistema para a alegria de todos.
« Última modificação: 04 de Abril de 2008, 10:11 por samuelbh »
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: LXDE - Um ambiente leve, baseado em GTK+ 2
« Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2008, 19:31 »
Valeu pelas respostas e, com certeza, fica a dica para quem quiser um sistema leve sem ser obrigado a usar os WM que eu citei.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: LXDE - Um ambiente leve, baseado em GTK+ 2
« Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2008, 03:09 »
http://distrowatch.com/?newsid=04826

Interessante, pois trata-se de uma distro baseada no Hardy Heron (atualizada, portanto) com o ambiente LXDE por padrão.

Acho que vou baixar e experimentar oportunamente.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: LXDE - Um ambiente leve, baseado em GTK+ 2
« Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2008, 16:03 »
Hmm eu to querendo algo leve e bonito.

Quem testo pode dizer se é mais rapido que o xubuntu? Eu to usando e ele ta bonzinho depois que eu acertei configurar a rede no thunar e uma pasta pro segundo hd. Com certeza se tivesse pelo menos uma geforce MX, o desempenho ia dar um salto enorme. =p

Esse LXde, vai se sair melhor que o XFCE?
yari yari...

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: LXDE - Um ambiente leve, baseado em GTK+ 2
« Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2008, 09:56 »
Hmm eu to querendo algo leve e bonito.

Quem testo pode dizer se é mais rapido que o xubuntu? Eu to usando e ele ta bonzinho depois que eu acertei configurar a rede no thunar e uma pasta pro segundo hd. Com certeza se tivesse pelo menos uma geforce MX, o desempenho ia dar um salto enorme. =p

Esse LXde, vai se sair melhor que o XFCE?

Com certeza é muito mais rápido. Recomendo experimentar, o consumo de RAM é menor e acho o PCManFM melhor que o Thunar.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: LXDE - Um ambiente leve, baseado em GTK+ 2
« Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2008, 13:58 »
Hmm eu to querendo algo leve e bonito.

Quem testo pode dizer se é mais rapido que o xubuntu? Eu to usando e ele ta bonzinho depois que eu acertei configurar a rede no thunar e uma pasta pro segundo hd. Com certeza se tivesse pelo menos uma geforce MX, o desempenho ia dar um salto enorme. =p

Esse LXde, vai se sair melhor que o XFCE?

Com certeza é muito mais rápido. Recomendo experimentar, o consumo de RAM é menor e acho o PCManFM melhor que o Thunar.

Comigo, qdo fui ajustar a resolucao de 1152X864, as fontes ficaram minusculas... e nao achei onde configurar.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: LXDE - Um ambiente leve, baseado em GTK+ 2
« Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2008, 15:38 »
Hmm eu to querendo algo leve e bonito.

Quem testo pode dizer se é mais rapido que o xubuntu? Eu to usando e ele ta bonzinho depois que eu acertei configurar a rede no thunar e uma pasta pro segundo hd. Com certeza se tivesse pelo menos uma geforce MX, o desempenho ia dar um salto enorme. =p

Esse LXde, vai se sair melhor que o XFCE?

Com certeza é muito mais rápido. Recomendo experimentar, o consumo de RAM é menor e acho o PCManFM melhor que o Thunar.

Comigo, qdo fui ajustar a resolucao de 1152X864, as fontes ficaram minusculas... e nao achei onde configurar.

Também estou precisando fuçar um pouco mais nas configurações do LXDE...aqui estou com resolução de 1280x1024 e as fontes estão com um bom tamanho.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: LXDE - Um ambiente leve, baseado em GTK+ 2
« Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2008, 18:24 »
Legal, como ja tenho uma pasta montada pra rede, o pcmanfm também vai visualizar a rede de boa certo?

mais tarde vou adicionar ele no repositório, mas perguntinha antes de tal façanha ^^'
Se algo der errado tem como restaurar sem precisar reinstalar tudo né??

o.o
yari yari...

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: LXDE - Um ambiente leve, baseado em GTK+ 2
« Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2008, 22:17 »
Legal, como ja tenho uma pasta montada pra rede, o pcmanfm também vai visualizar a rede de boa certo?

mais tarde vou adicionar ele no repositório, mas perguntinha antes de tal façanha ^^'
Se algo der errado tem como restaurar sem precisar reinstalar tudo né??

o.o

Instale com o aptitude em vez do apt que a desinstalação remove também as dependências.

Os comando são praticamente os mesmos ("sudo aptitude install pacote"; "sudo aptitude remove pacote").

Aliás, é de boa política usar o aptitude sempre, conforme recomendação dos usuários da distro-mãe (Debian).
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline robson_andre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: LXDE - Um ambiente leve, baseado em GTK+ 2
« Resposta #12 Online: 08 de Abril de 2008, 09:20 »
é um ambiente bem bonito e leve, carregou meu gdesklet que usava no gnome, ainda acho que precisa melhorar algumas coisas, pois travou quando eu executava algumas tarefas mais pesadas, aí só com Ctrl + Alt + BkSpace, mas é um bom começo

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: LXDE - Um ambiente leve, baseado em GTK+ 2
« Resposta #13 Online: 08 de Abril de 2008, 18:24 »
ja ouvi falar do aptitude, pode me dizer qual a diferença entre esse e o apt-get?

To instalando agora o lxde,  se tudo der certo ja venho aqui dizer como foi a primeira impressão.

--------------
Mt rapido, impressionante a diferença...
Mas não gostei muito dele, eu sou fã do gnome e nada muda isso =p tenho que testar o openbox também que dizem melhorar também

Vou passar mais um tempo com ele, só falta diminuir essa fonte do titulo da janela que ta mt grande. mas é uma boa alternativa ao Xfce, ele promete ser mt bom ^^
« Última modificação: 08 de Abril de 2008, 18:48 por Razien »
yari yari...

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: LXDE - Um ambiente leve, baseado em GTK+ 2
« Resposta #14 Online: 09 de Abril de 2008, 00:05 »
O Aptitude é uma versão "mais inteligente" do Apt.

Quando o Aptitude instala as dependências de um determinado pacote, ele as remove caso o pacote que fez com que elas fossem instaladas seja removido. E isso nem sempre é feito pelo Apt.
:: Linux Registered User nº 439378 ::