Vamos explicar o tópico pro amigo?
Amigo, uma coisa é personalizar visual, que é possível em qualquer uma das interfaces gráficas. Wallpaper, borda de janela, essas coisas, em qualquer I.G. vc pode alterar. A idéia básica é assim: As interfaces gráficas mudam entre si em relação a peso (tamanho e eficiencia), recursos gráficos (efeitos 3d, etc), entre outras coisas. Algumas são mais leves, preparadas para máquinas menos potentes, outras mais pesadas e recheadas de recursos como o Gnome, mas permitem que você tenha mais possibilidades na hora de personalizar o visual.
Parta antes de mais nada do seguinte princípio: "Perfumaria" compromente performance, então é importante que você foque suas vontades tanto de acordo com o resultado que espera, quanto com o hardware que possui.
Sugiro começar analisando seu hardware: PC recente? Tem placa 3d? Parta pro Gnome, ou Kde, ambos permitem efeitos de encher os olhos, com destaque pro Gnome. Quando comecei a mexer com Linux, acho que o Kde era mais popular, hoje acho que o Gnome já tá tomando a dianteira, mas isso é só uma impressão pessoal minha.
Pc antigo, sem placa de vídeo, poucos recursos, pouca memória? Parta pro Xubuntu, Fluxbox, Blackbox, etc. Além disso, há os usuários que simplesmente não ligam pro visual e só querem o pc rendendo o melhor possível - que inclusive era meu caso, até perceber que todo usuário de windows que aparecia aqui em casa é facilmente convertido pro Linux, qdo ve um Gnome recheado de efeitos. Acho que com o tempo, eu mesmo me acostumei com a perfumaria.
Além disso, existem distrôs especialmente desenvolvidas para ter um visual atraente (caso do Sabayon) e outras para pcs mais antigos, com menos recursos, ou para quem quer melhor performance ocupando menos recursos, como o Slax. Geralmente as mais "perfumadas" vem com Kde ou Gnome, e as menos perfumadas com outra interface gráfica, mas tudo varia de distrô pra distrô.
Volto a frisar, distrôs e ambientes gráficos são uma coisa, personalização, outra. Claro que o Gnome oferece mais recursos em termos de 3d que o Fluxbox por exemplo, mas personalizar ícones, menus, wallpaper, e usar acessórios como o AWN ou Cairo Dock (que criam aquele menu do macintosh que todo mundo parece gostar), é possível em praticamente qualquer distrô/interface gráfica. Qual distro/I.G. você usa atualmente?