Autor Tópico: Como instalar Ubuntu e Debian sem ambiente gráfico?  (Lida 15590 vezes)

Offline Éderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 203
    • Ver perfil
Como instalar Ubuntu e Debian sem ambiente gráfico?
« Online: 24 de Abril de 2009, 20:14 »
1 - Eu gostaria de instalar o debian ou ubuntu básicos, sem ambientes gráficos e instalar o lxde do zero mas não sei como fazer isso em ambos os sistemas. Alguém pode ajudar?

2 - Gostaria de uma solução: instalei o debian via virtualbox mas a resolução fica maior que a tela e não me permite acessar os menus para mudar. Tentei então usar via virtualbox também o debian live com lxde mas ocorreu o mesmo erro. No knoppix posso digitar no boot fb1024×768 e a tela fica na resolução desejada, mesmo no virtualbox. No Ubuntu a resolução fica boa automaticamente, então, o que devo digitar no boot para que a resolução fique a desejada no debian?

A máquina para instalação será um desktop pouco potente e não um servidor, por isso não instalei versão server do ubuntu (sem ambiente gráfico).

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Como instalar Ubuntu e Debian sem ambiente gráfico?
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2009, 21:18 »
No debian é só desmarcar Ambiente Gráfico durante a seleção de software na instalação, marcando somente Sistema Básico. No Ubuntu tem a versão Lite que é bem reduzida, mas não tenho certeza se é possível fazer uma instalação limpa e "do zero".  ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Éderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 203
    • Ver perfil
Re: Como instalar Ubuntu e Debian sem ambiente gráfico?
« Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2009, 10:41 »
versão lite? onde?

Offline hedbruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Como instalar Ubuntu e Debian sem ambiente gráfico?
« Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2009, 11:08 »
No ubuntu e só instalar a versão server.

Offline Éderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 203
    • Ver perfil
Re: Como instalar Ubuntu e Debian sem ambiente gráfico?
« Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2009, 16:32 »
Mas a versão server vem com diversas coisas voltadas para servidor que não preciso e não sei o que retirar. Já havia pensado nisso antes mas pleos limitantes descritos, não instalei.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Como instalar Ubuntu e Debian sem ambiente gráfico?
« Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2009, 16:43 »
Mas a versão server vem com diversas coisas voltadas para servidor que não preciso e não sei o que retirar. Já havia pensado nisso antes mas pleos limitantes descritos, não instalei.

Pode instalar a versão server sem problemas, o instalador pergunta que servidores você deseja instalar basta não selecionar nenhum, daí tem uma instalação básica.

Offline nene

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Como instalar Ubuntu e Debian sem ambiente gráfico?
« Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2009, 12:57 »
instala pela versao alternate, instalacao expert ( aperte o F6 e selecione o modo expert), ai e so seguir a etapas ate instalar o software basico, ai voce pula para instalacao do grub e finaliza. Tem uma dica la no guia do hardware para instalacao do ubuntu enxuto, instala o basico e depois vai colocando o quiser.  No Debian Lenny, mais facil ainda, ja ta vindo com a opcao LXDE, e so entrar no avancado que tem as opcoes kde, xfce e lxde. eu uso a versao lxde, bonitinha e rapida. ou va na documentacao do debian la tem tudo.

Offline toso51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
  • Vai uma bebida... Tema do Chromium: Tiësto
    • Ver perfil
Re: Como instalar Ubuntu e Debian sem ambiente gráfico?
« Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2009, 12:45 »
1-Resp. Se você quer um um debian com lxde eu abaixaria este direto http://ftp.ie.debian.org/debian-cd/5.0.2-live/i386/iso-cd/debian-live-502-i386-lxde-desktop.iso
2-Resp. Se você abaixo o com arquitetura certa, que eu acho que é i386 para ser para computadores antigos, acho que se o monitor e placa de vídeo ou video onboard comportar a resolução 1024x768 ele consiguira esta resolução, mas acho que as antigas funcionavam mais só até 800x600. Em todo o caso eu acho que é saber qual o drive para a placa de vídeo para que possa dar a resolução 1024x768, se é esta resolução estiver disponível para sua placa de vídeo do computador.
Ubuntu 13.04 - Chromium !

Metaru

  • Visitante
Re: Como instalar Ubuntu e Debian sem ambiente gráfico?
« Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2009, 14:56 »
No ubuntu use a versão server(uso aqui em várias máquinas) e no debian tem opção para instalar ou não o ambiente gráfico e quiser também pode usar um o cd de netinst se não quiser perder muito tempo baixando cd.