Autor Tópico: Países do BRIC votaram contra Open XML  (Lida 5053 vezes)

Offline mvkako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Países do BRIC votaram contra Open XML
« Online: 04 de Abril de 2008, 15:33 »
Rússia foi a exceção no grupo de países emergentes conhecidos por sua proeminência em TI

Pode ser um mau sinal para as perspectivas de crescimento da Microsoft nos países emergentes. O fato é que os países cujos mercados experimentam maior expansão em TI votaram contra o formato Open XML ser aprovado como padrão internacional pela International Organization for Standardization (ISO).

Brasil, Índia e China, que juntos somam mais de um terço da população mundial, votaram não. A Rússia foi o único membro do grupo conhecido como BRIC a votar pela ratificação do Open XML.

“Estas são áreas onde o código aberto tem mais força e mais defensores”, analisa Michael Silver, analista do Gartner.

A lista de países que votaram contra o Open XML também inclui Canadá, Irã, África do Sul e Venezuela. Os Estados Unidos foram favoráveis.

As nações emergentes como China, Índia e Brasil estão previstas para ter um importante papel no crescimento dos gastos em TI nos próximos anos. O fato de que estes países rejeitaram o formato da Microsoft como padrão pode significar dificuldades para a companhia, avalia o analista do Gartner.

“A Microsoft vem tentando descobrir os melhores caminhos para penetrar estes países há anos, mas estas são áreas onde os usuários buscam mais produtos gratuitos e de código aberto”, afirma Silver.

Segundo ele, a participação de mercado do Linux e de aplicações que usam o padrão Open Document Format (ODF – rival do Open XML) é pequena, mas cresce rapidamente nos países emergentes, onde usuários domésticos e corporativos têm orçamento de TI mais apertado. “São muito mais sensíveis a preço e não possuem base instalada pré-existente que os comprometa com produtos comerciais”, diz Silver.

O Gartner estima que a participação de mercado do Linux para desktop esteja em cerca de 2% na região Ásia-Pacífico, 4,5% no Leste Europeu, 4% no Oriente Médio e África. Para se ter uma idéia de comparação, nos Estados Unidos a margem do sistema operacional de código aberto não passa de 1,2%.

A vitória da Microsoft na ISO pode estar sujeita a apelação. A aprovação foi feita em meio a acusações à companhia, de que teria influenciado votos, e a União Européia está investigando o caso.

O presidente do comitê norueguês envolvido na votação formalizou um protesto contra a decisão de seu país ter aprovado o formato. Questionamentos também foram levantados na Alemanha, Croácia e alguns outros países.

No ano passado, a Microsoft reconheceu que um funcionário suíço ofereceu recompensas a executivos de TI locais para entrar no comitê de votação do país, a favor do Open XML.

Como o Open XML é o formato de arquivo padrão do Office 2007, o reconhecimento pela ISO poderia aumentar as chances da Microsoft ganhar mercados nos setores de governo e educação para seus produtos.

Os críticos argumentam que a Microsoft não apresentou documentação suficiente para que o Open XML seja considerado um padrão aberto.

Fonte: InformationWeek EUA

Offline greylica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Países do BRIC votaram contra Open XML
« Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2008, 19:42 »
Pior ainda, o OOXMl é cheio de falhas, e suscetível inclusive á vírus. ( Sem surpresas aqui )
O outro problema, é que a Microsoft tinha a certificação para ECMA, ( que pra mim agora é ACME, ou ACNE ou sei lá o que ), e forçou a barra no último grau com a ISO para ser standard.
Mas a situação está complicada, sabe por que ?
Mesmo estas estatísticas estão fraudadas, já somos 23% do planeta (Linuxers), e crescendo. As estatísticas estão contando somente usuários domésticos e corporativos em vendas de computadores, mas não estão contando quem tem um equipamento anterior e não queria fazer upgrade para o Vista então instalou Linux de qualquer distribuição. Outra coisa, quem tem Windows 98, ou 2000 e migrou também não está sendo contado, e por isso as estatísticas estão do jeito que estão, só contam o que eles querem que seja contado.
Já conheci pelo menos uns 10 colegas que saíram do Windows Vista Starter e migraram para o Linux, mesmo comprando máquinas de baixo custo e incrementando...

Outra, 6% já migraram para ópera, 18% para  Firefox e 4% para Safari, da Apple.

Essas são estatístics não oficiais, mas pelo menos também não são manipuladas...

O ponteiro tá subindo !
« Última modificação: 04 de Abril de 2008, 19:44 por greylica »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Países do BRIC votaram contra Open XML
« Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2008, 21:37 »
Pior ainda, o OOXMl é cheio de falhas, e suscetível inclusive á vírus. ( Sem surpresas aqui )
O outro problema, é que a Microsoft tinha a certificação para ECMA, ( que pra mim agora é ACME, ou ACNE ou sei lá o que ), e forçou a barra no último grau com a ISO para ser standard.
Mas a situação está complicada, sabe por que ?
Mesmo estas estatísticas estão fraudadas, já somos 23% do planeta (Linuxers), e crescendo. As estatísticas estão contando somente usuários domésticos e corporativos em vendas de computadores, mas não estão contando quem tem um equipamento anterior e não queria fazer upgrade para o Vista então instalou Linux de qualquer distribuição. Outra coisa, quem tem Windows 98, ou 2000 e migrou também não está sendo contado, e por isso as estatísticas estão do jeito que estão, só contam o que eles querem que seja contado.
Já conheci pelo menos uns 10 colegas que saíram do Windows Vista Starter e migraram para o Linux, mesmo comprando máquinas de baixo custo e incrementando...

Outra, 6% já migraram para ópera, 18% para  Firefox e 4% para Safari, da Apple.

Essas são estatístics não oficiais, mas pelo menos também não são manipuladas...

O ponteiro tá subindo !

Legal a informação. Onde esta a fonte?

Mesmo não sendo oficial é bom ter para mostrar.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

gricwb

  • Visitante
Re: Países do BRIC votaram contra Open XML
« Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2008, 22:06 »
greylica, coloca as fontes desses dados que vc passou. Difícil encontrar estatísticas bem atuais e realistas.

Oque vocês acham dessa: http://www.w3counter.com/globalstats.php
« Última modificação: 04 de Abril de 2008, 22:09 por gricwb »

Offline greylica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Países do BRIC votaram contra Open XML
« Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2008, 23:41 »
Acho que vou fazer uma só para mostrar...
Mas os dados foram colhidos em um experimento dos alunos da Unicamp. Como disse, não é oficial, mas é melhor que façamos uma oficial, só para efeito de documentação. Devo citar também que aqui em Campinas é uma grande região de faculdades, portanto, temos mais possibilidade de penetração de Linux pelo fato de ser mais fácil estudar Linux sendo ele aberto, e é recomendado pela maior parte dos professores por aqui, a não ser em casos como o da Unip, em que a MIcrosoft distribuiu licenças á revelia quando iam trocar todo o sistema de Suíte de aplicativos para escritório para BRoffice.
Mas eu acredito que devemos fazer uma pesquisa oficial e realmente tatear o mercado para saber a velocidade de penetração do Linux, tanto em empresas quanto em ambientes estudantis e comerciais.
A grande maioria dos computadores realmente está sendo vendida com Windows Vista Starter, mas isso se deve ao fato do Linux da toshiba ser horrível, e ser baseado no Debian 3.0 misturado com Ubuntu 6.06. Os outros poucos, nem dá para contar...
É uma tecnologia completamente ultrapassada a utilizada pela STI.
O pessoal só compra por causa do hardware...

Mas o fato é que realmente precisamos de documentação adequada para verificar esse tipo de coisa.
« Última modificação: 04 de Abril de 2008, 23:53 por greylica »

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Países do BRIC votaram contra Open XML
« Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2008, 01:11 »
greylica, coloca as fontes desses dados que vc passou. Difícil encontrar estatísticas bem atuais e realistas.

Oque vocês acham dessa: http://www.w3counter.com/globalstats.php

Eu acho que esse contador é o mais fiel. Simplesmente conta os visitantes dos sites cadastrados, que são das mais diversas áreas e públicos, o que eu acho imprescindível para uma pesquisa correta. O Linux em um ano subiu quase 1%. Pode não parecer muito, mas esse 1% representa o dobro do que era há um ano atrás. São quase 500 mil pinguins dentre os 22 milhões de usuários únicos, durante março/2008.

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Países do BRIC votaram contra Open XML
« Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2008, 01:54 »
entre essa briga do OpenXML e do ODF eu fico em cima do muro,que vença o melhor,agora eu tenho quase certeza que a microsoft nao vai dar suporte a ODF no MS Office tão cedo e quando der vai ser precário.
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: Países do BRIC votaram contra Open XML
« Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2008, 02:55 »
achei muito bom isso....mostra que esses países não se submetem tão facilmente ao que quer as grandes corporações...

agora eu acho que vai acontecer o que sempre aconteceu... a M$ não vai dar suporte oficial ao padrão ODF e ainda por cima vai tentar enfiar guela a baixo o seu "ótimo" padrão OXML!!!!
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Offline greylica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Países do BRIC votaram contra Open XML
« Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2008, 10:51 »
Oni-Br- e -.-
A Microsoft realmenten não dá suporte ao ODF, mas "liberou" para que o pessoal de código livre fizesse um plugin para conversão de OOXML para ODF, e está colocando isso para o Office 2007.
Aho interessante que ela não está gastando nada com isso, ou seja, ela age da mesma maneira que sempre agiu, e tem mais, ela vai tentar empurrar o padrão OOXML como  se fosse ISO, agora que comprou um monte de delegados para fazer a confusão. OU seja, havia um padrão de documentos abertos e a Microsoft forçou outro, se tem dois padrões, e a Microsoft originalmente não conversa com ODF, para quem vai sobrar o trabalho ?
Para o pessoal de software livre, só que ela não conta com uma coisa...
Somos um verdadeiro batalhão de programadores, tradutores e afins, ela perdeu a bala aí.