Autor Tópico: 3 pequenas perguntas sobre emacs...  (Lida 1901 vezes)

Offline crixtiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 339
    • Ver perfil
3 pequenas perguntas sobre emacs...
« Online: 25 de MAR?O de 2008, 19:12 »
Tenho 3 pequenas dúvidas sobre o editor de textos emacs:

1) Como desabilito a criação automática de arquivos de backup?

2) Existe alguma forma de limitar meu texto em N colunas? Por exemplo, quero criar uma margem na coluna 40, para que minhas palavras não ultrapassem essa margem. É possível?

3) Aonde posso encontrar um bom grupo de discussão ativo em português sobre emacs na internet? Eu encontrei um no Okrut, mas existem poucas pessoas e é pouco movimentado também.

Obrigado.

Cristiano

Offline goedson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: 3 pequenas perguntas sobre emacs...
« Resposta #1 Online: 26 de MAR?O de 2008, 09:19 »
Tenho 3 pequenas dúvidas sobre o editor de textos emacs:

1) Como desabilito a criação automática de arquivos de backup?

(setq make-backup-file nil)

Citar
2) Existe alguma forma de limitar meu texto em N colunas? Por exemplo, quero criar uma margem na coluna 40, para que minhas palavras não ultrapassem essa margem. É possível?

(setq fill-column 40)
(auto-fill-mode)

Citar
3) Aonde posso encontrar um bom grupo de discussão ativo em português sobre emacs na internet? Eu encontrei um no Okrut, mas existem poucas pessoas e é pouco movimentado também.


Boa pergunta. Se encontrar, avise. Encontrei um emacs-br no Google Groups, mas é menos movimentado do que a comunidade do orkut. Entra lá e movimenta a coisa.

Obrigado.

Cristiano

Offline crixtiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 339
    • Ver perfil
Re: 3 pequenas perguntas sobre emacs...
« Resposta #2 Online: 26 de MAR?O de 2008, 09:45 »
Oi Goedson,

obrigado por responder.

Só uma pergunta: as respostas para as perguntas 1 e 2 valem para somente o tempo de execução do programa ou realmente configura as variáveis para toda e qualquer sessão do emacs aberta depois?

Digo, se eu encerrar o programa e executar o emacs novamente, essas configurações ainda serão válidas ou terei que fazer tudo de novo?

Obrigado!

Cristiano

Offline goedson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: 3 pequenas perguntas sobre emacs...
« Resposta #3 Online: 26 de MAR?O de 2008, 11:26 »
Você pode adicioná-las ao seu ~/.emacs para que sejam executadas sempre que o emacs for iniciado. O auto-fill-mode, no entanto, sõ vale para o buffer em que foi executado.

No meu .emacs, tenho isso:

 (setq text-mode-hook (quote (turn-on-auto-fill text-mode-hook-identify flyspell-mode)))

Para ativar o auto-fill-mode sempre que entrar em text-mode.

Offline crixtiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 339
    • Ver perfil
Re: 3 pequenas perguntas sobre emacs...
« Resposta #4 Online: 26 de MAR?O de 2008, 11:48 »
Goedson,

no meu sistema não tem nenhum ~/.emacs. Você tem certeza que esse arquivo fica realmente na raiz do meu home?

Se sim, imagino que deva ser algum arquivo de configuração. Mas é estranho que em meu home não tenha nada.


Offline crixtiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 339
    • Ver perfil
Re: 3 pequenas perguntas sobre emacs...
« Resposta #5 Online: 26 de MAR?O de 2008, 11:50 »
sobre a duvida ai do ~/.emacs, pode deixar para lá, já achei algo interessante em

http://www.gnu.org/software/emacs/manual/html_node/emacs/Init-File.html

obrigado.

Cristiano

Darcamo

  • Visitante
Re: 3 pequenas perguntas sobre emacs...
« Resposta #6 Online: 26 de MAR?O de 2008, 21:33 »
Realmente um grupo de discursão sobre o emacs em português é difícil de se achar.

Vocês utilizam o Emacs do repositório mesmo?
Uso uma versão que compilei de um branch do emacs faz um tempo com aparência bem mais agradável. Especialmente as fontes. Não lembro mais dos detalhes, mas faz uma busca no google por "pretty emacs" que acha fácil.