Autor Tópico: Comecei a instalar o xubuntu, mas a placa d rede ñ funcionou  (Lida 7468 vezes)

Offline vdepizzol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Comecei a instalar o xubuntu, mas a placa d rede ñ funcionou
« Online: 29 de Janeiro de 2006, 17:59 »
Olá,

comecei a instalar o xubuntu... instalei normalmente no modo server e etc... qdo fui dar um apt-get, não conseguiu conexão com a internet... o problema é a placa de rede...

procurei na internet como instalar linux no meu pc e achei essas informações em http://electron.mit.edu/~gsteele/eone/ (tem alguma coisa falando também aqui):

Código: [Selecionar]
To get the card working, first download the source code for the latest version of the driver from the linux tulip driver homepage (you need at least version 0.92: version 0.91g did not work for me). You will need to have the kernel source code header files installed, and have the gcc c compiler installed. (You did install the c compiler, didn't you?)

Instruction for compiling the driver are given in detail on the above webpage: you will need to download the following files into a temporary directory:

    * tulip.c
    * pci-scan.c
    * pci-scan.h
    * kern_compat.h

The command for compiling the source code is included at the end of the c files in comments. If you have trouble (like errors about finding a file modversions.h), you may have to add an "include" line to the compile command, telling your compiler where the linux kernel source code header files are. For example, if you installed the source code for the kernel version you are using are in the directory /usr/local/src/linux, you would add the command line option:

     -I/usr/local/src/linux/include

to the compile command. If you still have errors, cd into the kernel source code directory and do a "make dep". This will remake all of the kernel header files.

Compiling these will produce two kernel modules: pci-scan.o and tulip.o. First insert the pci-scan module into the kernel:

     insmod pci-scan.o

Now insert the tulip driver module, and give it the flag "options=4" to tell the driver to use the 10baseT-FDX transceiver:

     insmod tulip.o options=4

You should now be able to bring up the eth0 interface, and send and recieve packets on your ethernet card. You should copy the tulip.o and pci-scan.o files into your module directory, /lib/modules/$(kernel version)/net, overwriting the old tulip.o driver.

Getting these to load automatically on startup will depend on which linux distribution you are using. In debian, you will add a line "tulip options=4" in the file /etc/modules. This file is simply a list of the modules you want the operation system to load automatically at startup. Check with the documentation of your distribution to find out how they handle modules loading.


Não faço idéia de como fazer isso q ta falando no site... baixei os arquivos em http://www.scyld.com/tulip.html, levei pro computador q eu to instalando, e só... não sei o q fazer agora....

alguém pode me ajudar???
Vinicius Depizzol

Offline vdepizzol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Comecei a instalar o xubuntu, mas a placa d rede ñ funcionou
« Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2006, 20:16 »
Já entendi o q eu tenho q fazer...

mas... seguindo os passos de http://www.scyld.com/driver_updates.html, ele pede para compilar dois arquivos.c com a seguinte linha:

gcc -DMODULE -D__KERNEL__ -O6 -c driver.c

ao executar essa linha ele dá o seguinte erro:

-bash: gcc: command not found

eu só dependo da compilação desses dois arquivos pra minha rede funcionar...

o q eu faço???
Vinicius Depizzol

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Comecei a instalar o xubuntu, mas a placa d rede ñ funcionou
« Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2006, 21:03 »
Tenta instalar o pacote build-essential (sudo apt-get install build-essential) e veja se resolve.
Ainda tente instalar os pacotes gcc-4.0, gcc-3.4 e gcc-3.3.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline vdepizzol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Comecei a instalar o xubuntu, mas a placa d rede ñ funcionou
« Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2006, 21:34 »
Mas como eu vou instalar esses pacotes se eu não consigo acessar a internet (já que o problema é justamente na placa de rede)?
Vinicius Depizzol

Offline vdepizzol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Comecei a instalar o xubuntu, mas a placa d rede ñ funcionou
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2006, 10:29 »
achei esse link... http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-79896.html. vou ver se consigo...
Vinicius Depizzol

Offline vdepizzol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Comecei a instalar o xubuntu, mas a placa d rede ñ funcionou
« Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2006, 11:52 »
Tentei fazer o q tava nesse link acima mas deu no msm... no inicio do tutorial, fala pra fazer isso:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install build-essential

Como eu faço isso se eu não consigo conectar a internet? E depois, se eu baixar o build-essential da internet e levar pro computador com linux, como eu vou criar o Packages.gz se não dá pra executar o dpkg-scanpackages?

Resumindo tudo:
Para a minha placa de rede funcionar, eu preciso do driver tulip (^). Mas, para compilar o driver tulip (^), eu preciso usar o compilador GCC. Para instalar o compilador GCC, eu preciso do pacote build-essential (^). E para instalar o pacote build-essential, eu preciso do dpkg-scanpackages. E como eu faço pra instalar o dpkg-scanpackages se é ele quem cria o Packages.gz???

O que eu façooo?
Vinicius Depizzol

Offline Z1nhow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 201
    • Ver perfil
Comecei a instalar o xubuntu, mas a placa d rede ñ funcionou
« Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2006, 15:55 »
Tenta essa gambiarra ai, não garanto que vai da certo, pega o pacote buils-essential (deve está disponível em algum lugar na internet), depois de pegar coloca o pacote dentro de /var/cache/apt/archives depois disso apt-get install build-essential

Agora deixa eu falar como eu pensei, o diretorio /var/cache/apt/archives é onde fica os arquivos de quando tu baixa alguma coisa pelo apt-get, logo se tu colocar o pacote lá dentro quando for usar o apt-get ele vai pegar de lá, não vai precisar da internet, depois disso tu vai conseguir compilar o arquivo da placa

Volto a falar, eu nunca tentei fazer isso, mais pelo lógica deve funcionar

Offline vdepizzol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Comecei a instalar o xubuntu, mas a placa d rede ñ funcionou
« Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2006, 19:24 »
Não funcionou não... ele só tentou achar o arquivo no diretorio especificado no sources.list... ele nem olhou pro /var/cache/apt/archives...

Como eu faço pra instalar o compilador GCC sem internet????
Vinicius Depizzol

Offline Z1nhow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 201
    • Ver perfil
Comecei a instalar o xubuntu, mas a placa d rede ñ funcionou
« Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2006, 19:48 »
Tenta pegar o pacote .deb e instala dpkg -i nome_pacote.deb

Offline vdepizzol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Comecei a instalar o xubuntu, mas a placa d rede ñ funcionou
« Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2006, 20:10 »
tentei fazer o q vc falou mas deu erro:

Código: [Selecionar]
Pacote libc6-dev não está instalado
Pacote libc-dev não está instalado
Pacote gcc não está instalado
Pacote g++ não está instalado
Pacote make não está instalado
Pacote dpkg-dev não está instalado
Vinicius Depizzol

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Comecei a instalar o xubuntu, mas a placa d rede ñ funcionou
« Resposta #10 Online: 30 de Janeiro de 2006, 20:38 »
Então você terá que baixar todos esses pacotes à mão e colocar numa pasta só pra eles junto com o pacote do gcc e instalá-los todos juntos da seguinte forma:
Código: [Selecionar]
cd PASTA; sudo dpkg -i *.deb
Trocando PASTA pela pasta onde estão os debs ;)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline vdepizzol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Comecei a instalar o xubuntu, mas a placa d rede ñ funcionou
« Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2006, 18:04 »
Fiz o seguinte: instalei td de novo só q no modo padrão... agora ele tá com os pacotes básicos...

Olhei nessa página como instalar os drivers tulip... mas realmente não entendi...

alguma colaboração?
Vinicius Depizzol

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Comecei a instalar o xubuntu, mas a placa d rede ñ funcionou
« Resposta #12 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 12:54 »
Vc está usando tutoriais datados de 2002 e para o kernel 2.4, detalhe o Ubuntu usa kernel 2.6, é claro que não vai funcionar. De lá pra cá, muita coisa mudou, a imensa maioria dos drivers antigos já funciona no Linux nativamente.

Vamos comerçar novamente, qual é o seu computador ? Qual placa de rede ? Poste aqui o resultado do lspci.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline vdepizzol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Comecei a instalar o xubuntu, mas a placa d rede ñ funcionou
« Resposta #13 Online: 13 de Fevereiro de 2006, 21:19 »
A maioria dos drivers antigos funcionam no Linux nativamente... mas o meu não... o meu computador é um eMachines eOne e possui uma placa de rede 10baseT Intel Anypoint Home Network interna...

A placa de rede não funcionou depois que eu instalei o ubuntu... ela não tá sendo reconhecida... ela nem acendeu a luz...
Vinicius Depizzol

Offline 3libras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Comecei a instalar o xubuntu, mas a placa d rede ñ funcionou
« Resposta #14 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 08:38 »
bem vou te dar a solução mais gambiarrada possivel.
arranja uma placa de rede com alguém, que o ubuntu vá reconhecer, conecta a internet, instala a outra e seja feliz +).

como diz o ditado: quem não tem cão caça com gato.