Autor Tópico: perl  (Lida 9427 vezes)

Offline _Joey_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
perl
« Online: 23 de MAR?O de 2008, 11:11 »
Como eu posso executar arquivos .pl ??
No windows era só instalar o active perl, ir no cmd ir até a pasta e dar o comando
Citar
perl arquivo.pl

se eu não me engano, rs

Mais e no ubuntu? Se possivel gostaria que alguém me ensinasse a executar esses arquivos no ubuntu mesmo, e no IRC se possivel x)



Obg ~

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: perl
« Resposta #1 Online: 23 de MAR?O de 2008, 12:00 »
Como eu posso executar arquivos .pl ??
No windows era só instalar o active perl, ir no cmd ir até a pasta e dar o comando
Citar
perl arquivo.pl

se eu não me engano, rs

Mais e no ubuntu? Se possivel gostaria que alguém me ensinasse a executar esses arquivos no ubuntu mesmo, e no IRC se possivel x)



Obg ~

No linux é a mesma coisa somente com um detalhe: arquivos locais precisam serem precedidos de ponto barra (./)

Então seria:

Código: [Selecionar]
perl ./arquivo.pl


Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline _Joey_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: perl
« Resposta #2 Online: 23 de MAR?O de 2008, 12:52 »
Mais eu não presciso instalar o active perl não?
e eu não entendi essa parada de ./ não =/
pode explicar melhor? hehe

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: perl
« Resposta #3 Online: 23 de MAR?O de 2008, 13:36 »
Mais eu não presciso instalar o active perl não?
e eu não entendi essa parada de ./ não =/
pode explicar melhor? hehe

Vejo no meu Ubuntu atual, a versão 8.04 Beta que estou usando neste notebook no momento.  Na janela terminal console o perl está funcionando pois se eu digito somente perl ele fica esperando algo e não dá erro.  Se desse erro eu concluiria que precisaria instalar ou o comando estaria errado.

Arquivos no Windows são chamados localmente somente pelo nome deles e, globalmente, se eles estiverem definidos no path do ambiente.  No linux é parecido, ou seja, os arquivos podem estar definidos de forma global e local.

Global = os comandos podem ser dados com o nome apenas.  Exemplo: perl
Local = os comandos que chamam um arquivo precisam estar informados com o "./"

Exemplo:  se você construir um arquivo script para fazer determinada tarefa e esse arquivo foi transformado em executável (comando chmod +x) ele pode ser chamado globalmente se estiver localizado em pastas que são vistas globalmente, como, por exemplo, /usr/bin ou /usr/sbin, entre outras.  Nesse caso voce pode teclar apenas o nome do arquivo.

Por outro lado, se o mesmo arquivo-script que você criou e que transformou em executável como no exemplo anterior, mas não colocou em lugares globais então você precisa colocar o ./  antes do arquivo.

Por que é assim?  Meu conhecimento e experiência atual foi assim formada com uma espécie de aceitação e funciona de fato.  Só isso.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: perl
« Resposta #4 Online: 23 de MAR?O de 2008, 21:59 »
_Joey_ boa noite!

Favor alterar o título do tópico afim de adequar ele as Regras de Utilização do Fórum:

Citar
...

7 - Devem ser evitadas mensagens dizendo apenas "Legal!", "Valeu" (e suas derivações onomatopaicas atuais), "Comigo funciona..." e similares. Mensagens desse tipo incham os tópicos e atrapalham quem está procurando solução para algum problema. Mensagens com título de "SOCORRO", "URGENTE", "ME AJUDEM" (ou seja, todo em maiúsculas e/ou sem explicitação do conteúdo da mensagem) e similares serão imediatamente apagadas.

...

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: perl
« Resposta #5 Online: 24 de MAR?O de 2008, 13:54 »
_Joey_ boa noite!

Favor alterar o título do tópico afim de adequar ele as Regras de Utilização do Fórum:

Citar
...

7 - Devem ser evitadas mensagens dizendo apenas "Legal!", "Valeu" (e suas derivações onomatopaicas atuais), "Comigo funciona..." e similares. Mensagens desse tipo incham os tópicos e atrapalham quem está procurando solução para algum problema. Mensagens com título de "SOCORRO", "URGENTE", "ME AJUDEM" (ou seja, todo em maiúsculas e/ou sem explicitação do conteúdo da mensagem) e similares serão imediatamente apagadas.

...

[]'s

Cristiano

Olá Cristiano

Nem reparei que havia esse tipo de falha senão nem teria respondido e já teria avisado ao usuário.  Desculpe-me.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: perl
« Resposta #6 Online: 25 de MAR?O de 2008, 22:54 »
Tópico Trancado.

Título desrespeitando as regras do fórum.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!