Autor Tópico: {sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?  (Lida 7387 vezes)

Offline flsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
    • pp.fls.10
Re: {sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?
« Resposta #15 Online: 17 de MAR?O de 2008, 07:31 »
O problema é que quando se ventilou a ideia de o sistema da administração pública migrar para opensource veio o Gates dar uma de "benemérito" cá em Portugal assinar um conjunto de acordos que inviabilizou logo essa migração.
Tanto que o projecto e-escola vem com o windows vista e só muito depois é que um único operador possibilitou a escolha de linux.
Infelizmente ainda estamos muito "presos" a este tipo de iniciativas. Eu tentei montar um sistema de terminais leves baseado no Ubuntu para uma escola que vai abrir brevemente e os entraves e as supostas incompatibilidades têm sido tão grandes que a administração está, neste momento, a tender para a solução mais fácil (windows) em toda a rede.
Saindo do modo offtopic, eu quando comprei o meu portátil (sem SO) demorei imenso tempo até encontrar um sítio que os vendesse sem windows (na altura estávamos na mudança para o XP), mas nos sítios onde quase todos compram pcs (grandes lojas e grandes superfícies) não existe sequer a opção e os supostos técnicos que estão ali para auxiliar ainda nos olham como geeks quando perguntamos se por exemplo um determinado hardware é compatível com linux.



Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: {sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?
« Resposta #16 Online: 17 de MAR?O de 2008, 10:01 »
Acho que a diferença é que aqui no Brasil o Software Livre virou política do governo federal. Não sei se esse estímulo continuará após as próximas eleições presidenciais. Mas talvez exista uma luz no fim do túnel, já que isso está sendo muito bem aceito pelos órgãos do governo.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline alexkurumin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: {sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?
« Resposta #17 Online: 23 de MAR?O de 2008, 17:04 »
Nem com software livre, nem com proprietário.

Essas máquinas vendidas em super magazines são de péssima qualidade.
Vc está comprando uma caixa preta.

Já soube de vários clientes que tiveram inúmeros problemas com esses equipamentos.
Aqui onde moro soube de um super magazine que 90% dos equipamentos têm problema, e quando posso aconselho companheiros de trabalho a não caírem na roubada de adquirí-los.

Digo a eles que seria melhor pouparem mais um pouco, e gastar mais por um equipamento montado peça por peça, sabendo qual a marca e qualidade dessas peças.
Desde o gabinete (espaço para ventilação); MB com chipsets integrados NVidia por exemplo, memória com boa freqüência; HD de renome, rapidz e capacidade; a fonte do gabinete com "Watts" reais; mouse e teclado decentes; monitor LCD do memso modo do HD (com renome); estabilizador vida longa, e por aí vai....
Não seja pirata, seja livre!