Olá!
Bom... Essa é a primeira vez que posto aqui no fórum, apesar de já frequentá-lo a quase um ano. E em todo esse tempo tenho conseguido um bocado de conhecimento graças a esse espaço e aos usuários que o frequentam. Graças a este fórum tenho me inspirado a usar cada vez mais programas livres e de código aberto principalmente o Ubuntu. Porém, ao contrário do que desejo e planejava, tenho tido muitas dificuldades para largar de vez o Windows por exemplo.
Hoje, o motivo de meu apelo aos caros colegas, é meu dispositiivo usb para redes wireless do modelo
ENUWI-G2 da Encore (
http://www.encore-usa.com/product_item.php?region=us&bid=2&pgid=81_4&pid=293).
O que acontece é que sisplesmente nenhuma das distribuições linux que testei consegue acessar o dispositivo. Já tentei o Debian 4.0, o Fedora 8, o Gentoo Secret Sauce e claro o Ubuntu na última versão lançada, o Gutsy Gibbon (7.10).
Já procurei em diversos sites maneiras de como instalar o driver, seja o desenvolvido para Linux, tanto pela própria empresa ou uma outra versão modificada, seja através do ndiswrapper e o driver proprietário desenvolvido para Windows, e com sucesso consegui de diversas maneiras instalá-los e fazê-los carregar junto ao kernel, mas percebi que de fato o problema consiste na incapacidade de se acessar o dispositivo.
Por exemplo, durante o boot do Ubuntu, caso o dispositivo esteja plugado na porta usb ao chegar no ponto em que o kernel tenta identificar o dispositivo, o carregamento do mesmo trava e não vai em frente enquanto o adaptador não for removido, e algo semelhante acontece ao comando
lsusb, o mesmo não gera saída com informação alguma enquanto o dispositivo estiver plugado.
Depois de mais de uma semana quebrando a cabeça, resolvi então recorrer a vocês, pra se possível me ajudarem.
Para maiores informações minha placa mãe é uma
M2N-MX SE, e o a placa do adaptador usb é uma
Realtek RTL8187b.
Desde já muito grato pela atenção!! Até mais!!