Autor Tópico: Troca de placa de video  (Lida 5544 vezes)

Offline marcelochiquinho

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Troca de placa de video
« Online: 19 de MAR?O de 2008, 17:17 »
.......... Salve salve comunidade, é o seguinte, usava uma placa de video uma AGP GeForce FX 5200 128 MB no Ubuntu Gutsy, ai troquei a placa por uma PCI ATI Radeon 9200 PRO, será q fiz uma boa troca ?!?  qual o procedimento pro Ubuntu rodar na placa q troquei ?

Valeu ;)

Offline kakita

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Troca de placa de video
« Resposta #1 Online: 19 de MAR?O de 2008, 17:57 »
NNNNNAAAAAAAOOOOOOO
Vc fez derma muito grossa 2 razoes:
1- em geral a ati 9200 é inferiror á NV 5200
2- as drives de Ati são chatas e de má qualidade(acredite em mim que eu tenho uma)

Offline marcelochiquinho

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 19 de MAR?O de 2008, 18:02 »
Sim , sim mas ....

..... como eu faço pra rodar o Ubuntu na ATI só por curiosidade

Agradeço a atenção ;)

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
« Resposta #3 Online: 19 de MAR?O de 2008, 18:40 »
é caro marcelo, tenho que concordar c/ kakita sobre sua troc
até nesse tópico que sempre indico - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,27077.msg162082.html#msg162082 ñ vi essa ATI relacionada.

Tente o seguinte: menu: Sistema > Administração > Gerenciador de drives restritos

Mas se prepare p/ dores de cabeça c/ sua ATI, eu mesmo estou p/ trocar a minha ATI, por uma Nvidia.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline marcelochiquinho

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 20 de MAR?O de 2008, 13:18 »
... entaum Srs., o motivo pela troca é:

1 A placa ATI é PCI vo trocar a minha placa mãe uma ASUS K8V-MX soquet 754, já esta passada, por uma de soquet 775 para trabalhar com CORE 2 DUO Quad, a NVIDIA é AGP, o slot AGP da placa de soquet 775 é diferente não vai caber a minha NVIDIA.

2 Essa placa ATI é preparada p/ trabalhar com área estendida (dois monitores) já a NVIDIA p/ trabalhar com área estendida tinha q adquirir uma outra placa de video trabalhar com a duas juntas, essa placa NVIDIA so tem uma saida de video e um outra de S-video ja fiz varias pesquisas so com duas dela mesmo.

Bom não quero com isso dizer q a ATI é melhor que a NVIDIA, já deu pra ver no jogos em windows (somente p/ isso serve o windows pra mim, jogos) que o desenpenho a da GeForce é melhor.
   Mas como vocês ja previram, ja começaram os problemas, não consigo entrar no Ubuntu depois q espetei a placa, inicia a tela splash normal quando é pra entrar no ambiente gráfico não rola. E agora ?

Offline NewbieLinux

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Usuário Ubuntu 8.04 Hardy Heron
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 21 de MAR?O de 2008, 16:49 »
Xii, Cara!!

Parece que você tá com um problema parecido com o meu! Eu sempre fui usuário Windows, aliás uso o Windows Vista Ultimate que roda redondinho na minha máquina, mas sempre ouvi e li sobre o Linux, suas vantagens e tal e ficava pensando se valia a pena mesmo começar tudo de novo (aprender tudo de novo), bem depois de ouvir umas coisas cabeludas da Micro$oft, resolvi testar o Linux. Dei uma pesquisa rápida na net e escolhi começar com Mint 4.0 que é baseado em Ubuntu 7.10. (Acho que agora que começa o que realmente te interessa): Instalei o linux no meu PC que tem placa de vídeo Sapphire ATI HD 2400 PRO PCI-E, ele instalou beleza, reconheceu a placa!!! Só que, claro, não usa nem 1/5 dos recursos dela >:(!!! Isso me deixou muito chateado. Como eu sou bem cabeça dura não deixei por menos, peguei o driver mais recente no site da ATI e custei instalar naquele, digamos, burocrático :-\ Linux, mas foi o mesmo que nada!!! Depois usei um utilitário que vem na distro para instalar os drivers da ATI/Nvidia, mas nada também! Por fim, resolvi forçar a barra, entrei lá num lugar de mexer na resolução e escolher o monitor e coloquei do jeito que tinha que ser, e aí você me pergunta: deu certo? Rá, ficou com o mesmo problema que você, só entra agora no modo texto, Gnome já era! E como eu sou NewBie em Linux nem sei como resolver isso. Acho mesmo é que vou largar essa vida de Linux, vou bater o recorde da menor experiência com Linux de todos os tempos! Umas 6 horas ;D!!!

Bom, para você sugiro, humildimente, que tente a distro que eu usei - Linux Mint 4.0 - quem sabe ela não reconhece a sua ATI?!

Quanto a mim, eu não vou usar o Linux enquanto ele não for capaz de "sugar" minha placa de vídeo ao máximo. Se alguém tiver sugestões estou ansioso para resolver o problema.

Vlw! ;)
"O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: Substituir mulher por Linux faz mal a saúde, podendo provocar fanatismo, dificuldade de relacionamento interpessoal, agressividade e a idiota idéia de que todos têm de pensar igual a você. Recomenda-se o uso do Linux acompanhado de bons momentes de lazer LONGE DO COMPUTADOR, preferencialmente com uma acompanhante." :P

Offline marcelochiquinho

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 23 de MAR?O de 2008, 02:58 »
... so por causa desse probleminha você (Newbie) vai desestir do linux ?!?
    Vamos solucionar esse problema e vc vai curti o muito linux, eu também tinha esse s pensamentos, usava o distro Fedora 6 gostei isso ainda usava numa placa ATI o Fedora é mais problematico ainda, ai descolei uma GeForce e baixei o Ubuntu, ai ja era fi, foi amor a primeira vista, deixei o Ubuntu Gutsy redondinho, só usava o windows para jogos. Agora troquei novamente a placa de video voltei pra ATI quero trabalhar com a area estendida (dois monitores) a placa ATI vai suprimir essa necessidade mas, deu esse probleminha no ubuntu.
     A galera aqui vai a judar e vc vai gostar, você vai ver

.... ;)

Offline k7br

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 23 de MAR?O de 2008, 13:41 »
Salve!
marcelochiquinho ,já tentou um ?↓
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorgColocando o driver em vesa (driver genérico) .
Obs:talvez seu teclado fique em inglês .
Obs2:não se esqueça de desinstalar o driver nvidia depois .
---------------------------------------------------------------------------
NewbieLinux ,infelizmente faz pouco tempo que a ATI se lembrou que; também tem usuários Linux .Eu acho que é uma questão de tempo para eles fazerem um driver decente.
Agora um conselho  :se algum dia for fazer upgrade de placa de vídeo ,vá de Nvidia e seja feliz  :).

Abraços 

Offline dom diniz

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 23 de MAR?O de 2008, 15:26 »
Cara ATI é uma dor de cabeça mas de um tempo para cá (especialmente depois que a AMD a comprou) ela vem melhorando. Eu estou usando ela ( uma ATI radeon X300 PCI-e) e tá tudo ok.
Eu usei o Envy http://www.albertomilone.com/nvidia_scripts1.html, só que antes eu precisei instalar uns headers antes de tentar instalar o driver da ATI.
para se mais específico instalei os seguintes:

linux-headers-386
linux-headers-2.6.22-14-386

pois já tinha esses:

linux-headers-2.6.22-14
linux-headers-2.6.22-14-generic
linux-headers-generic

mas eu uso o ubuntu 7.10 e meu processador é um P4, por isso foi assim.
Espero ter ajudado.
Mais detalhes aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,30477.0.html
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline NewbieLinux

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 25 de MAR?O de 2008, 01:23 »
Olá pessoal, muito obrigado pela atenção de vocês  ;D !!!!
Desistir?! Nada!!!! Como já disse sou cabeça dura! Agora virou questão de honra dominar esse Pingüim.
Só que eu tava pensando: acho que vou esperar sair o novo Ubuntu, isso se ele não demorar muito, pra tentar de novo. Mas vou anotar todas as sugestões de vocês e tentar todas elas.

Valeu mesmo, abração pra todos.  ;)
"O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: Substituir mulher por Linux faz mal a saúde, podendo provocar fanatismo, dificuldade de relacionamento interpessoal, agressividade e a idiota idéia de que todos têm de pensar igual a você. Recomenda-se o uso do Linux acompanhado de bons momentes de lazer LONGE DO COMPUTADOR, preferencialmente com uma acompanhante." :P

Offline NewbieLinux

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 25 de MAR?O de 2008, 01:24 »
... so por causa desse probleminha você (Newbie) vai desestir do linux ?!?
    Vamos solucionar esse problema e vc vai curti o muito linux, eu também tinha esse s pensamentos, usava o distro Fedora 6 gostei isso ainda usava numa placa ATI o Fedora é mais problematico ainda, ai descolei uma GeForce e baixei o Ubuntu, ai ja era fi, foi amor a primeira vista, deixei o Ubuntu Gutsy redondinho, só usava o windows para jogos. Agora troquei novamente a placa de video voltei pra ATI quero trabalhar com a area estendida (dois monitores) a placa ATI vai suprimir essa necessidade mas, deu esse probleminha no ubuntu.
     A galera aqui vai a judar e vc vai gostar, você vai ver

.... ;)

Valeu pelo apoio marcelo!!!

Offline NewbieLinux

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 25 de MAR?O de 2008, 01:27 »
Salve!
marcelochiquinho ,já tentou um ?↓
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorgColocando o driver em vesa (driver genérico) .
Obs:talvez seu teclado fique em inglês .
Obs2:não se esqueça de desinstalar o driver nvidia depois .
---------------------------------------------------------------------------
NewbieLinux ,infelizmente faz pouco tempo que a ATI se lembrou que; também tem usuários Linux .Eu acho que é uma questão de tempo para eles fazerem um driver decente.
Agora um conselho  :se algum dia for fazer upgrade de placa de vídeo ,vá de Nvidia e seja feliz  :).

É fi, já vi que vai ter que ser assim mesmo. Não sei que facinio é esse que eu tenho pela ATI!

Valeu!!
Abraços 
« Última modificação: 25 de MAR?O de 2008, 17:56 por NewbieLinux »

Offline marcelochiquinho

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 25 de MAR?O de 2008, 22:38 »
........ he he he he, bom, o ubuntu não entra nem em modo gnome e nem em modo texto, entaum não consigo entrar no ubuntu com a placa ATI.
         Dexei de lado essa placa voltei para a placa que estava antes GeForce, já que essa ATI é problemática vo ficar com a NVIDIA mesmo  ;)

Valeuw a todos