Autor Tópico: Instalação do RealPlayer em versão atual pelo Repositório Medibuntu  (Lida 6136 vezes)

Offline jamt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Linux User: 216809
    • Ver perfil
Olá pessoal,

A cada nova versão do Ubuntu, tenho compartilhado tutoriais com aqueles colegas que, como eu, apreciam o Real Player como uma opção para rodar arquivos do seu formato.

Agora, constatei que foi disponibilizada a última versão do Real Player, para todas as versões correntes do Ubuntu, inclusive a "Intrepid Ibex", através do conceituado Repositório Medibuntu, hospedado no endereço "http://www.medibuntu.org", o que, além de uma instalação rápida e fácil, que pode ser feita tanto pelo "apt-get" como pela interface gráfica "Synaptic", proporcionou um excelente resultado.

Infelizmente permaneceu aquele tão bem conhecido "bug", já relatado no site oficial do mantenedor - "https://bugs.helixcommunity.org/" (nº 6988 - BBCnews - cannot watch streams through BBC embedded realplayer), pelo qual a reprodução de vídeo no site "http://www.bbc.co.uk/portuguese", fica prejudicada por falha intermitente na inicialização da reprodução, um desafio a ser vencido em futuras versões do software.

A quem possa interessar, o "bug" pode ser lido em "https://bugs.helixcommunity.org/show_bug.cgi?id=6988&link=0".

Como não há necessidade de um tutorial, limito-me a sugerir aos iniciantes que me concedem a sua atenção nesta leitura, as providências básicas para instalação:

1- Acesse "https://help.ubuntu.com/community/Medibuntu#Playing%20Non-Native%20Media%20Formats"

2- Escolha o Repositório que corresponde à sua versão do Ubuntu:


No caso do Ubuntu 8.10 "Intrepid Ibex", são os seguintes os procedimentos,


No Terminal de Texto, para incluir o Repositório no seu Ubuntu 8.10 "Intrepid Ibex", digite (sem as aspas)

"sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/intrepid.list --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list"

Dê Enter


3- Inclua a chave GPG de autenticação, digitando no Terminal de Texto (novamente sem as aspas)

"sudo apt-get update && sudo apt-get install medibuntu-keyring && sudo apt-get update"

Dê Enter


Atenção: Uma pergunta, pedindo que autorize a instalação da chave, pelo fato do respectivo arquivo não ter sido autenticado, surgirá. A sua confirmação significa confiança no site de onde ela vem. Sabendo que é um site idôneo, eu confiei e não me arrependi. Sugiro que faça o mesmo.

Digitado o "S" de "sim" ou "Y" de "yes", dê Enter.

A chave GPG é instalada.


4- Atualize sua Base de Dados - Dê o comando "sudo apt-get update" ou faça o equivalente na interface Synaptic, para atualizar a sua Base de Dados em relação aos Repositórios.


5- Proceda a Instalação - No Terminal de Texto, digite "sudo apt-get install realplayer" ou faça procedimento equivalente na Interface Synaptic.

Instalação Concluída, o ícone do RealPlayer estará disponível no menu.


Bom Proveito!


« Última modificação: 12 de Dezembro de 2008, 12:07 por jamt »