Autor Tópico: Squid não gera log?  (Lida 4321 vezes)

Offline bruno contin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Squid não gera log?
« Online: 11 de MAR?O de 2008, 17:19 »
Meus squid simplismente parou de gerar logs, já limpei os logs e o spool, recriei tudo de novo, e mesmo assim ele não gera os logs, e ele continua funcionando normalmente, e não da nenhuma mensagem de erro...
Lembrando que funcionava normal os logs, tem o parametro de log no squid.conf tudo certo.

arlei

  • Visitante
Re: Squid não gera log?
« Resposta #1 Online: 12 de MAR?O de 2008, 11:40 »
Olá bruno contin.

Observando o que vc disse:

... recriei tudo de novo ...

Isso pode levar a crer que vc possa ter por exemplo, recriado o diretório de log do Squid como usuário root. E o Squid roda com seu próprio usuário, então se for o caso o mesmo não terá permissão de gravação no diretório. Então de uma olhadinha no dono e permissões do diretório de log.

T+
Arlei

Offline bruno contin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Squid não gera log?
« Resposta #2 Online: 12 de MAR?O de 2008, 13:20 »
Realmente eu fiz como usuário root, e o dono é ele, eu já tinha feito isso antes e não tinha dado problema, como eu faço para squid ficar como dono?

arlei

  • Visitante
Re: Squid não gera log?
« Resposta #3 Online: 12 de MAR?O de 2008, 13:32 »
Bruno,

No console execute o comando abaixo, observando a correta localização do diretório de LOG do Squid.

Código: [Selecionar]
sudo chown -R squid:squid /var/log/squid/
Nota: Veja que no comando abaixo usei o diretório de LOG como estando em /var/log/squid/, então altere de acordo com sua configuração.

Para maiores detalhes no mesmo terminal consulte o manual do comando chown com man chown. Aproveite e de uma olhadinha também na página abaixo que lhe será de grande utilidade.

http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos

T+
Arlei

Offline bruno contin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Squid não gera log?
« Resposta #4 Online: 12 de MAR?O de 2008, 14:37 »
Quando dou o comando referido por vc, ele fala que não existe o usuário squid, o que será que ta pegando?
eu recriei o arquivo com squid -z, nisso o dono dos arquivos agora está como proxy.
« Última modificação: 12 de MAR?O de 2008, 14:41 por bruno contin »

arlei

  • Visitante
Re: Squid não gera log?
« Resposta #5 Online: 12 de MAR?O de 2008, 14:57 »
Bueno Bruno,

então muito provavelmente seu Squid não esteja rodando sobre o usuário e grupo de mesmo nome. Para confirmar isso basta conferir os usuários e grupos nos arquivos /etc/passwd e /etc/group respectivamente. Se não me falha a memória no squid.conf tem parâmetros que definem o usuário e grupo para gerenciamento do cache e log, então da uma conferida.

T+
Arlei

arlei

  • Visitante
Re: Squid não gera log?
« Resposta #6 Online: 12 de MAR?O de 2008, 15:00 »
Bruno, achei:

Citar
cache_effective_user / cache_effective_group

Quando iniciado como root, o Squid irá procurar esse parâmetro para determinar o usuário e grupo no qual irá rodar. É importante ressaltar que iniciar o Squid com usuário não root fará com que ele não consiga abrir nenhuma porta abaixo de 1024 localmente. Ao configurar esse parâmetro, tenha certeza de que o usuário escolhido terá as permissões necessárias para escrever no diretório de logs, cache e todos os necessários.

Fonte: Aqui

T+
Arlei