Parece que tá td ok, mas o som não sai

Iniciado por brazuka, 27 de Janeiro de 2006, 04:42

tópico anterior - próximo tópico

brazuka

Olá!!
Não é a minha primeira expericencia com linux mas ainda assim não sou mtu experiente.
Bom, acontece que meu ubuntu tá sem som, mas parece que ta td ok com os drivers, já fui em Sistema > Preferencias > Som e vi que tem um driver lá (CA0106).
Já tentei reproduzir som e num dá nenhum pau, simplemente parece q toca normalmente, mas nada de som nas caixinhas.

Eu uso uma placa off board: Creative Sound Blaster Live! 24-bit

Bom, não sei oq fazer, já fucei td q eu achei q podia.
Espero ajuda!

Obrigado!

dop182

presisa configurar o som

digite via linha de comando

$alsamixer

e configure

Ubuntu User Nº:

agente100gelo

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

brazuka

tenho placa onboard sim, mas ela tava com problema e eu já desativei na bios

Xterminator

Hmmm isto não me é estranho
vc vai ter que alterar o device default no .asoundrc ou criar um .asoundrc caso não exista
eu tava mexendo justamente nisto no feriado para utilizar minhas 2 placas com o jackd.
faz um testezinho básico para ver se o som sai.
de preferência com um arquivo WAV.

aplay -D hw:1,0 algum_arquivo.wav

se o som sair de boa, você só vai ter que criar um .asoundrc no seu home e reiniciar o alsa

.asoundrc para rodar o som com a segunda placa.

Citarpcm.!default {
   type hw
   card 1
   }

ctl.!default {
   type hw          
   card 1
       }

reinicie o ALSA e teste o som novamente.

sudo /etc/init.d/alsa reload <--pode ser restart no meu Dapper é reload

Referência mais completa sobre o assunto.
http://www.alsa-project.org/alsa-doc/doc-php/asoundrc.php?module=Generic

brazuka

aeeee consegui fazer o som funcionar... valeuuu! =cD

mas agora to com outro prob... instalei xmms pra ouvir meus mp3 mas qdo eu toco os mp3 lah eu não consigo ajudar o volume, eu aumento o som, diminuo e nada acontece =c/

Xterminator

Citação de: "brazuka"aeeee consegui fazer o som funcionar... valeuuu! =cD

mas agora to com outro prob... instalei xmms pra ouvir meus mp3 mas qdo eu toco os mp3 lah eu não consigo ajudar o volume, eu aumento o som, diminuo e nada acontece =c/

:D
Abra as preferências do XMMS e no Plugin de Saída verifique qual driver está utilizando
se for OSS escolha ALSA ou ESD faz um testezinho pra ver se está normal, se não estiver dê uma olhada nas configurações do plugin e procure algo relativo ao mixer, infelizmente não poso dizer precisamente agora pois estou no trampo e só tem windows.

brazuka

bahh desinstalei o xmms e instalei o beep media player q por sinal eh melhor...
bom.. fui lah nas configs de audio e vi q tava OSS ai eu mudei pra ALSA e tbm pra ESD e num adianto nada ainda

e eu tbm tenho 4 caixas conectadas na minha placa de som e percebi q só as frontais tão com som, alguem sabe onde configurar isso?

thx! =c)

Xterminator

O Controle de volume está funcionando normalmente ?
se estiver não esquenta creio que após o reinicio do micro tudo fique OK
vc pode para não ter que reiniciar tentar alterar o dispositivo no Controle de volume do gnome
clica com o botão direito sobre o ícone do alto falante no painel->abrir controle de volume->Preferências->Alterar Dispositivo
veja se a placa correta está sendo usada como padrão.

Quanto as 4 caixas, no controle volume se sua placa for parecida com a minha no controle de volume em propriedades.
marque para mostrar todos controles da placa 3D,surround etc.. etc.. de depois ative-os aminha funciona todas saídas de áudio sem problema só que só tenho 2 caixas xulezinho huiahaaha.

brazuka

po já ativei td mas as caixinhas de traz não tem som, apesar de o volume delas tah no talo...
não tem nenhum lugar q mude o sistema de saidas? exemplo: 2.0,  4.1, 5.1, 7.1 e etc