Autor Tópico: Yo Frankie! - Jogo Open Source de última geração, projeto do blender.org!  (Lida 8856 vezes)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Ótima notícia! Depois do bem sussedido e excelente Elephant's Dream, e Peach em plana produção[1], o blender.org criou um novo projeto, só que dessa vez é um jogo no intuito de mostrar a capacidade do modelo Open Source de produzir um jogo 3D decente que atenda os padrões de qualidade da indústria de jogos atual! :D
O Jogo vai ser modelado e animado no Blender, e o Motor será o Crystal Space e Blender Game Engine. O Jogo vai ser baseado no curta ainda em produção Peach[1].
Ha, eles tão usando Ubuntu!!!! ;D

Site oficial do projeto
http://apricot.blender.org/

Vídeo de um protótipo do jogo
http://youtube.com/watch?v=xo53po6PddQ

Eles até zoam no vídeo "Aqui você pode ver uns gráficos oldschool... -risos-" BAUHAHAHAHA, durante o vídeo dá pra ver que eles tão se divertindo, acho que esse projeto vai ser um ponto marcante no mundo Open Source e Linux :)


O que me impressionou, foi esse vídeo ter cido feito sem eles nem terem começado o projeto propriamente dito, eles nem tinham se reunido ainda... ;D

Vamos aguardar pra ver ;)
Estou na torcida :)



[1] - Hoje em dia o projeto já foi finalizado e se chama Big Buck Bunny.

  • Alterei o título do tópico, pois o nome do Projeto hoje em dia é Yo Frankie!


Atualização
15-Set-2008

Disponível o primeiro DEMO técnico jogável demonstrando o novo Blender Game Engine do projeto Yo Frankie!
Obs.: Essa DEMO tem como Foco a parte técnica do Blender Game Engine, não o  Gameplay, mas é jogável.
http://www.yofrankie.org/?p=407

Atualização
04-Jul-2008

Já está disponível o primeiro DEMO do jogo!
http://apricot.blender.org/?p=224
« Última modificação: 16 de Setembro de 2008, 11:07 por kernel_script »

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Muito boa notícia. E quem quiser ajudar o projeto para que eles se dediquem 100%, é só fazer uma doação no site.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Apricot - Jogo Open Source de última geração, projeto do blender.org!
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2008, 18:11 »
Atualização
15-Set-2008

Disponível o primeiro DEMO técnico jogável demonstrando o novo Blender Game Engine do projeto Yo Frankie!
Obs.: Essa DEMO tem como Foco a parte técnica do Blender Game Engine, não o  Gameplay, mas é jogável.
http://www.yofrankie.org/?p=407
« Última modificação: 16 de Setembro de 2008, 11:07 por kernel_script »

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Apricot - Jogo Open Source de última geração, projeto do blender.org!
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2008, 20:26 »
Atualização
15-Set-2008

Disponível o primeiro DEMO técnico jogável demonstrando o novo Blender Game Engine do projeto Yo Frankie!
E o melhor! Tem duas versões! Uma para computadores antigos e não muito potentes, e outra para computadores mais robustos ou com mais recursos! (Com ou sem GLSL) Show! Ponto para o projeto Yo Frankie! :) Tomara que o jogo final também tenha estas duas versões :)
http://www.yofrankie.org/?p=407


???????
2 versões? Mas não dava para colocar as opções de gráficos tipo resolução, qualidade, bla bla bla?
Ou é por ser demo(mais provável), ou é noobice dos developers, ou então estamos perante algo extraordinário nuca antes feito (pouco provável).

que tal é o jogo? qualculo que não seja nade de especial(nivel de jogabilidade), mas isso não interessa com um projecto como este, outras pessoas com uma boa ideia de um jogo podem criar um jogo com jogabilidade fantástica mas com o mesmo motor de jogo.

Imaginem isto pessoal, um jogo exclusivo linux que faria os usuários windows se roer de inveja, huahauha, acreditem isto traria muito usuários

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Apricot - Jogo Open Source de última geração, projeto do blender.org!
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2008, 20:33 »
Imaginem isto pessoal, um jogo exclusivo linux que faria os usuários windows se roer de inveja, huahauha, acreditem isto traria muito usuários

Tenha fé irmão! Tenha fé!  :D :D

........................

Belos gráficos! Vou mostrar pra minha irmã mais nova!  ;)

Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Apricot - Jogo Open Source de última geração, projeto do blender.org!
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2008, 20:40 »
Imaginem isto pessoal, um jogo exclusivo linux que faria os usuários windows se roer de inveja, huahauha, acreditem isto traria muito usuários


Isso já existe, no player Amarok, onde o Windows nao tem nada igual.

Até foi uma quase imposição do magnatune (que apoia o Amarok) portar o Amarok para o Windows, dado o numero de usuários e compradores em potencial das musicas online.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Apricot - Jogo Open Source de última geração, projeto do blender.org!
« Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2008, 21:50 »
Atualização
15-Set-2008

Disponível o primeiro DEMO técnico jogável demonstrando o novo Blender Game Engine do projeto Yo Frankie!
E o melhor! Tem duas versões! Uma para computadores antigos e não muito potentes, e outra para computadores mais robustos ou com mais recursos! (Com ou sem GLSL) Show! Ponto para o projeto Yo Frankie! :) Tomara que o jogo final também tenha estas duas versões :)
http://www.yofrankie.org/?p=407


???????
2 versões? Mas não dava para colocar as opções de gráficos tipo resolução, qualidade, bla bla bla?
Ou é por ser demo(mais provável), ou é noobice dos developers, ou então estamos perante algo extraordinário nuca antes feito (pouco provável).

que tal é o jogo? qualculo que não seja nade de especial(nivel de jogabilidade), mas isso não interessa com um projecto como este, outras pessoas com uma boa ideia de um jogo podem criar um jogo com jogabilidade fantástica mas com o mesmo motor de jogo.

Imaginem isto pessoal, um jogo exclusivo linux que faria os usuários windows se roer de inveja, huahauha, acreditem isto traria muito usuários

Não kakita. Este é um DEMO técnico para mostrar o Blender Game Engine, não o Gameplay, eles deixaram isso bem claro. O Foco em Gameplay vai ser no próximo DEMO técnico do Blender Game Engine. Inclusive Multiplayer e suporte a Joystick! Segundo consta em uma nota do arquivo que baixei. Já editei o texto para não causar mais confusão.

As duas versões, são devido a inclusão ou não do GLSL. Eu apenas pontuei que seria legal ter essa opção de baixar duas versões na versão final do jogo. Mas acredito que talvez não seja funcional fazer isso, é apenas un detelhe do DEMO técnico. Mas mesmo com uma só versão é claro que da pra mudar os gráficos e etc no jogo final. Reintero, este é um DEMO técnico para demonstrar a parte técnica, com ou sem GLSL, não tem foco algum em Gameplay (Fator de jogo, diversão, gráficos, física, história, fator replay etc).

Não vi como são os gráficos (Jogando), só vi por imagens até agora, pois a versão com GLSL não funcionou aqui, vou tentar a outra.

E sim, é um projeto poderoso, e sim inovador no mundo Open Source, eles estão levando o Blender e o Blender Game Engine e também o Crystal Space a um novo nível. E o jogo é um jogo de Plataforma, ou seja, o foco vai ser a diversão e devido a proposta do projeto, belos gráficos também.

Nada de especial? Hehehe, para fazer jogos de Plataforma decentes o time tem que ser muito bom pra fazer, não é a toa que são poucos os nomes que representam esse gênero: Crash Bandicoot, Jack and Dexter, Ratchet & Clank, Banjo & Kazoo, Mario e alguns outros.

Na minha opinião, o Yo Frankie! será um divisor de águas no mundo Open Source, e quem sabe, acender o nome "Jogo" no Mundo GNU/Linux também de uma vez por todas, apesar de o Jogo e as ferramentas serem Multiplataforma, trazendo um pouco de respeito a nossa plataforma nessa área. Já imaginaram? Forks seriam facilmente criados, MMOs facilmente construídos e rodando nativamente em GNU/Linux também.

Espero o melhor desse projeto. E torço pra que tudo dê ótimos frutos.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2008, 11:17 por kernel_script »

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Yo Frankie! - Jogo Open Source de última geração, projeto do blender.org!
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2008, 17:38 »
ia sem muito louco se ele decolasse mesmo....

pelo o que eu vi a história não parece ser da que cativa os gamer "profissionais" ( só vi o que tinha no site não baixei o game), mas parece ter gráficos incríveis mesmo.

mas serve para mostrar que é possível

será que vai usar o opengl 3?
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Yo Frankie! - Jogo Open Source de última geração, projeto do blender.org!
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2008, 20:48 »
dom diniz, não sei sobre o OpenGL, nem sobre a história do jogo, e os gráficos... eu tenho um ATI que não esta me ajudando em nada a jogar esse DEMO >:(

Mas mesmo se a história ou gráficos não forem um "Suikoden" ou um "Crysis" da vida, tendo um Gameplay memorável, inuittivo e acima de tudo divertido, é o que realmente importa. De qualquer modo, penso que esse projeto vai abrir portas.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Yo Frankie! - Jogo Open Source de última geração, projeto do blender.org!
« Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2008, 10:54 »
Já tem a versão final para download.
http://www.yofrankie.org/download/

Vídeo do jogo.
http://br.youtube.com/watch?v=Canbxj0RBTk

Os gráficos são legais, e assim que eu testar falo aqui no post. Você precisa mínimo 1.5 GHz CPU, 512 MB de RAM e uma placa gráfica OpenGL 2.0 para rodar o jogo.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Yo Frankie! - Jogo Open Source de última geração, projeto do blender.org!
« Resposta #10 Online: 13 de Dezembro de 2008, 11:44 »
É incrivel! este jogo foi desenvolvido por uma equipa "mais ou menos Open Source" em menos de um ano.

Acho incrivel como eles conseguiram fazer isso!