Autor Tópico: Duvidas  (Lida 3144 vezes)

Offline RicardoF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Duvidas
« Online: 01 de MAR?O de 2008, 11:56 »
Caros Amigos, muito bom dia.

Sou iniciante e gostaria de algumas explicações e ou ajuda.

Tenho um notebook Compac nx9010, instalei o Ubuntu 7.10 Br, uso Velox 1mega (é o que dizem, rsrs) e um router D-link DI-524 com a configuração básica do fabricante. Tenho mais duas maquinas em casa usando o Windows XP.

Bom, optei pelo Ubuntu pela segurança que me indicaram. Esta tudo rodando as 1000 maravilhas, uso o Firefox, Evolution, Amsn com WebCam, Amule e os básicos do próprio Ubuntu.

Há única coisa diferente é que tenho uma maquina virtual no Ubuntu rodando XP para poder executar algumas aplicações para analise, coisa pouca (Contas a pagar, caixa, frota, Estoque), instalo-as analiso, vejo se servem para o cliente e indico a compra.

Minhas grandes duvidas são as seguintes:
 
A) Estou necessitando acessar Bcos (Brasil, Caixa, Itaú) ainda tenho medo de colocar minhas informações (senhas). Eu deveria fazer ou instalar alguma coisa para maior segurança?

B) Liberei algumas portas no router (WebCam Amsn – 4681) / (Amule TCP 4662 e UDP 4672), isso poderá me trazer problemas ?

C) Quanto a anti-virus, será necessário ter algum ?

D) As atualizações automáticas são seguras ? Pois a ultima do Amsn me detonou o mesmo e tive que instalar tudo novamente. Essa atualização esta pendente, não a deixei rodar. E agora ela fica lá toda hora me solicitando que atualize o Amsn, tenho como deleta-la de lá ?

E) A ultima prometo, na inicialização do Ubuntu, a maquina fica uns 3 a 4 minutos com a tela negra apenas acessando o disco, seria possível eu visualizar o que esta acontecendo? No desligamento a mesma coisa e não desliga automaticamente, tenho que depois desligar o computador manualmente. Isso tem jeito?

Um forte abraço.

Ricardo Ferreira

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Duvidas
« Resposta #1 Online: 01 de MAR?O de 2008, 21:20 »
Respostas:

a) pode usar suas senhas sem medo, prestando atenção para colocá-las em uma página "https";

b) uso o mesmo roteador (DI-524) e liberei as mesmas portas para o eMule; não tive problemas;

c) o antivirus serve apenas para escanear seu Windows e seus arquivos que trafegam entre os dois sistemas; tente o AVG ou o AVAST, ambos livres e fáceis de instalar no Ubuntu;

d) as atualizações geralmente são seguras mas, tratando-se de SL, erros aparecem às vezes;

e) nunca tive este problema e fico devendo a resposta.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

arlei

  • Visitante
Re: Duvidas
« Resposta #2 Online: 03 de MAR?O de 2008, 04:23 »
Olá RicardoF.

Complementando as informações do membro pinduvoz em relação as suas dúvidas.

D) Não me recordo de alguma vez ter tido problemas com atualizações de pacotes, fora o upgrade do 7.04 para 7.10 logo após lançamento que foi um desastre. :P Mais de qualquer forma pelo Synaptic existe a opção de vc bloquear a versão do pacote desejado, simplesmente selecionando o mesmo e clicando no ítem de menu Pacote > Prender Versão.

E) Não entendi muito bem esta questão. Ou seja, o que aparece é uma tela toda preta sem nenhuma informação ou a tela preta com as mensagens de boot normais do sistema? Bem, uma coisa que vc deve fazer é consultar o log gerado pelas mensagens do kernel usando o comando dmesg.
No link abaixo tem algumas dicas de como usar o comando filtrando informações. Isso também pode ser feito via interface gráfica pelo Sistema > Administração > Log do Sistema.

http://www.linfo.org/dmesg.html

Analisando os log's poderá identificar alguma mensagem que ajude a entender e então, quem sabe, resolver o problema. De qualquer forma de também uma olhada no link abaixo que trata de alguns argumentos a serem passados junto ao kernel que esta inicializando quando ocorrem certos problemas.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,1236.0.html

T+
Arlei

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Duvidas
« Resposta #3 Online: 03 de MAR?O de 2008, 14:32 »
Ricardo

Por favor use um assunto mais descritivo para o seu tópico. Você pode editá-lo, assim as pessoas podem saber do que seu tópico trata.

Offline RicardoF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Duvidas
« Resposta #4 Online: 05 de MAR?O de 2008, 12:38 »
OK... farei desse modo.... desculpe e obrigado pelo alerta.

Ricardo