Eu acho que o nosso amigo aí não precisava largar de vez o Ubuntu, poderia ter na máquina um dual boot com o Windows e Ubuntu e assim usar a máquina com o sistema que lhe convir com a situação. Eu mesmo já tirei o Ubuntu várias vezes da minha máquina mas acabava colocando de volta, pois gosto dele apesar dos pesares. Sabemos que ele não é completo e que algumas coisas tem que ir na base do jeitinho (diga-se aí usar Wine e congêneres), mas vai de cada um a necessidade de se usar um outro sistema operacional sabendo que o Windows é aquele em que tudo funciona, inclusive vírus, wgas e tudo aquilo que o usuário já está acostumado.
Como disse um outro usuário, apareça de vez em qdo no fórum, pra saber as novidades, mas atente à minha sugestão de dual boot, sei que ainda é impossível pra muita só ficar no Linux (já que vai ter que abrir mão de muita coisa pra isso), mas dividir a máquina com os dois sistemas, além de lhe garantir que se "o outro" pifar vc ainda tem o "reserva", vc ainda pode proteger a sua máquina dos bicões que pegam as máquinas emprestadas pra "estudar", hehehe.