Autor Tópico: Microsoft irá licenciar código-fonte do Windows  (Lida 2653 vezes)

Offline fabiodsp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
    • http://www.flickr.com/photos/fabio_dsp
Microsoft irá licenciar código-fonte do Windows
« Online: 25 de Janeiro de 2006, 21:04 »
5/01/2006  - 12h06
Microsoft irá licenciar código-fonte do Windows para atender regra da UE

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A gigante americana do setor de software Microsoft anunciou nesta quarta-feira que irá licenciar o código-fonte do sistema Windows para atender a uma regra antitruste da União Européia (UE).

O conselheiro-chefe da empresa, Brad Smith, disse que se trata de um "movimento ousado". O código-fonte (conjunto de instruções executadas pelo computador) fornece as informações sobre o sistema operacional necessárias para tornar possível a outras empresas desenvolver aplicativos compatíveis com o Windows.

Em março de 2004, a Comissão Européia (o braço executivo da UE) multou a Microsoft em cerca de US$ 600 milhões, determinou que a empresa deveria abrir seu código-fonte para empresas rivais e que colocasse no mercado uma versão do Windows sem o aplicativo Media Player -- disponibilizar apenas a versão que já inclui o aplicativo foi visto pela comissão como abuso, por parte da Microsoft, de sua posição dominante no mercado.

Ontem (24), a comissão havia prorrogado para o dia 15 de fevereiro o prazo para que a Microsoft apresente sua defesa no caso antitruste. O porta-voz da Microsoft, Dirk Delmartino, disse que a empresa queria mais tempo para estudar o caso e responder de modo apropriado.

Em dezembro a UE havia ainda ameaçado a Microsoft com multas diárias de até 2 milhões de euros se não se enquadrasse nas regras antitruste do bloco europeu.

Com agências internacionais

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u104592.shtml