Autor Tópico: [RESOLVIDO]Placa de áudio on-board não funciona  (Lida 6863 vezes)

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
[RESOLVIDO]Placa de áudio on-board não funciona
« Online: 29 de Fevereiro de 2008, 17:19 »
Na verdade, eu que desinstalei sem querer e não consigo coloca-la de volta.
Fui tentar instalar essa versão (http://www.realtek.com.tw/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PNid=14&PFid=24&Level=4&Conn=3&DownTypeID=3&GetDown=false) e quando fui instalar, estava tudo fluindo. No final da instalação, ele avisou de um erro e mostrou que eu não possuia o alsaconf. Agora, parece que deletou tudo da placa de áudio que eu tinha.
De acordo com o Windows, eu possua a "Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller", já fiz de tudo imaginável, procurei em vários tópicos aqui na comunidade e não achei nada que me ajudasse.
Vou ter que re-instalar o Ubuntu?
Não sei se adianta, mas tenho o Automatix instalado.
-------------------------------------------------------------
Como resolvi:
Procurando na internet, descobri o seguinte forum:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=584755

Pra quem não fala inglês, vou resumir na parte importante:

Vá em Sistema > Administração > Canais de Software.
Lá, procure pela aba "Atualizações" e ative as "Atualizações sem suporte".
Depois, abra o terminal e digite:
$ sudo apt-get install linux-backports-modules-2.6.22-14-generic linux-backports-modules-generic

Rerinicie o pc e tudo pronto.
Isso funcionou pra mim. Espero que funcione pra vocês.
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2008, 20:37 por bred81 »
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline HMF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO]Placa de áudio on-board não funciona
« Resposta #1 Online: 03 de MAR?O de 2008, 01:57 »
Boa noite a todos,
Tem apenas um mês que estou usando o  Ubuntu 7.10, na minha 2ª instalação (pois caí na besteira de testar outras versões). O problema é que nunca tinha passado perto de um Linux na vida, mas com muito custo e com a ajuda de diversos fóruns consegui até instalar a placa wireless do meu Acer Aspire 4720z, mas a o som não to conseguindo fazer funcionar.
Me parece que a placa é uma intel HDA.
Já tentei algumas soluções postadas em outros fóruns mas sem sucesso. Alguém poderia me ajudar????? Só falta resolver isso para o abandono definitivo do windows.
OBS.: eu realmente não sei nada sobre o Linux, os comandos que executei peguei todos em fóruns e etc.

Alguns detalhes do "lspci":
administrador@administrador-laptop:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile PM965/GM965/GL960 Memory Controller Hub (rev 03)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (rev 03)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (rev 03)
00:1a.0 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Contoller #4 (rev 03)
00:1a.1 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #5 (rev 03)
00:1a.7 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI Controller #2 (rev 03)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller (rev 03)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 1 (rev 03)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 2 (rev 03)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 3 (rev 03)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 03)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 03)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 03)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI Controller #1 (rev 03)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev f3)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801HEM (ICH8M) LPC Interface Controller (rev 03)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801HBM/HEM (ICH8M/ICH8M-E) IDE Controller (rev 03)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 82801HBM/HEM (ICH8M/ICH8M-E) SATA IDE Controller (rev 03)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) SMBus Controller (rev 03)
04:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications, Inc. AR5006EG 802.11 b/g Wireless PCI Express Adapter (rev 01)
05:00.0 Ethernet controller: Broadcom Corporation NetLink BCM5787M Gigabit Ethernet PCI Express (rev 02)
0a:09.0 FireWire (IEEE 1394): Ricoh Co Ltd R5C832 IEEE 1394 Controller (rev 05)
0a:09.1 Generic system peripheral [0805]: Ricoh Co Ltd R5C822 SD/SDIO/MMC/MS/MSPro Host Adapter (rev 22)
0a:09.2 System peripheral: Ricoh Co Ltd R5C843 MMC Host Controller (rev 12)
0a:09.3 System peripheral: Ricoh Co Ltd R5C592 Memory Stick Bus Host Adapter (rev 12)
0a:09.4 System peripheral: Ricoh Co Ltd xD-Picture Card Controller (rev 12)
administrador@administrador-laptop

Offline jaiderazevedo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO]Placa de áudio on-board não funciona
« Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2008, 16:03 »
Caro HMF.

Estou com problemas iguais. Por favor, como fizeste para fazer funcionar a wirelless no Acer 4720z? Agradeço a sua ajuda.

Offline HMF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO]Placa de áudio on-board não funciona
« Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2008, 22:45 »
jaiderazevedo,
Blz?
Olhe só, a dica que vou postar peguei depois de algum trabalho pesquisando sobre o problema no ubuntu 7.04, mas serve para a versão atual. Porém, continua havendo um problema, o mesmo que ocorria com a versão anterior do SO, é a demora nas tentativas de conexão ou não conexão, sendo que o sistema reconhece as redes disponíveis, mas ou demora a se conectar ou nem consegue se conectar, quanto a esse problema até hoje não consegui solução e se você souber de algo poste aqui.
Segue a dica:

1)   Aqui recomendo que utilize o seguinte comando:
$ sudo su
#  apt-get install ndiswrapper-common ndiswrapper-utils-1.9 ndisgtk

2)   O aplicativo ndisgtk após instalado adiciona ao menu "Sistema -> Administração" o menu "Windows Wireless Drivers". Acesse este menu e Instale o driver de controladora Windows XP 32bits. Se não possuir o driver, basta fazer o download nesta página: http://www.atheros.cz/download.php?atheros=AR5006EG&system=1.

3)   Agora um detalhe importante! Será necessário fazer com que a inicializão do Ubuntu não carregue os módulos do madwifi, para isto inclua as seguintes linhas nos arquivos abaixo:
/etc/modprobe.d/blacklist
blacklist bcm43xx
blacklist ath_pci
blacklist ath_hal

/etc/modules
ndiswrapper

4)   Agora basta reiniciar o sistema e configurar a sua interface wireless!!! Sim! ela funcionará agora!
OBS: Vale lembrar que este procedimento "pode" funcionar para o Mandriva 2008.0. Lembre-se que o arquivo /etc/modules é substituído pelo arquivo /etc/modprobe.conf


     Ao invés de usar o apt-get e o terminal para instalar o ndiswrapper e o drive da placa wireless, procedimentos de nº 1 e 2, nas dicas que postei acima,  você poderá fazer o seguinte:
     Use o gerenciador de pacotes synaptic para instalar o ndsiwrapper e depois, vai aparecer no menu "sistemas-administração" a opção "windows wireless driver". Abra esta última opção e clique em "instalar novo driver" e explore no seu computador o driver que está no CD recovery que vem com o notebook, procurando nele pelo arquivo de extensão ".inf" dentro da  pasta do cd que contiver os drivers para o wireless no XP. OBS.: provavelmente o nome do arquivo do driver é "net5211.inf".
     Depois é só seguir o passos de nº 3 e 4.  Obs.: se você não estiver conseguindo abrir os arquivos desses dois passos pelo terminar vá procurá-los no menu "locais-computador-sistema de arquivos-etc ....".

     Bom, em resumo foi isso que consegui pesquisano na net sobre o problema. Mas ressalvo que não sei nada de Linux, só segui as dicas que o povo mandou, logo não garanto que isso vá ou não funcionar no seu caso. Então, boa sorte.
     OBS.: desculpe a demora.

Offline HMF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO]Placa de áudio on-board não funciona
« Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2008, 22:54 »
     Corrigindo:
     Essa dica eu usei no ubuntu 7.10 e não no 7.04. Mas, fiz também no ubuntu 8.04 e funcionou também, mas com os mesmos prblemas que haviam no 7.10.
     Me parece que os problemas que relatei anteiormente possuem ligação com o sistema de segurança da rede sem fio. Eu sempre usei o WPA pessoal, comecei há pouco minutosa usar o WPA2 pessoal e me parece que o problema ou resolveu ou diminuiu consideravelmente. Vou ver se nesse fim de semana o wireless fica normal.
    Eu tive essa suspeita porque em um outro tópico outro usuário sugeriu que talvez esse fosse o problema.
    Valeu

Offline jaiderazevedo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO]Placa de áudio on-board não funciona
« Resposta #5 Online: 14 de Junho de 2008, 18:20 »
HMF, muito obrigado pela dica. Vou tentar amanha e depois posto aki  o resultado.